A Renault apresentou o Kardian Authentic, versão inédita da linha 2025 voltada às vendas diretas e ao público geral por R$ 119.990. Disponível exclusivamente com câmbio automático, a configuração foi incluída no programa de descontos para o cliente PCD (Pessoa com Deficiência). Curioso é o fato de a Renault ter lançado o modelo enquanto a versão 2026 está praticamente pronta.
Sem novidades na parte mecânica e no visual, o Kardian Authentic apenas estreou calotas com desenho inédito. A versão tem motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de desenvolver 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, sempre com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Segundo o Inmetro, o Kardian automático pode marcar 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o SUV compacto pode anotar 12,2 km/l em circuito urbano e 13,8 km/l em trajeto rodoviário.
O pacote de equipamentos de segurança do Kardian Authentic inclui seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de velocidade, limitador de velocidade e sensor de estacionamento traseiro.
Já a parte de conectividade e conveniência inclui central multimídia de 8’’ (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e display digital de 7’’ para o painel de instrumentos. Nas demais versões do Kardian 2026, ambas as telas serão substituídas por componentes maiores. A central multimídia, por exemplo, será de 10 polegadas, como Autoesporte antecipou. O pacote ainda inclui as barras longitudinais de teto, que podem ser posicionadas na transversal.
A chegada do Volkswagen Tera e a renovação do Fiat Pulse vão obrigar a Renault a promover importantes atualizações no Kardian 2026. As mudanças serão concentradas principalmente na cabine e vão alcançar tanto o acabamento quanto o pacote tecnológico disponível. Como falamos, o renovado Kardian terá sistema multimídia maior e mais avançado que o atual.
A peça continuará com posicionamento “flutuante” no alto do painel, mas finalmente dispensará as enormes bordas arredondadas herdadas do Duster. Além disso, terá maior nível de resolução e seguirá compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O quadro de instrumentos digital com novo layout é outro equipamento inédito. As imagens indicam que haverá novos grafismos, cores e mais opções de personalização. Por fim, o Kardian ganhará revestimento marrom nos bancos e na parte central do painel.
Sobre as versões, está confirmado que a configuração comemorativa de lançamento Premiere Edition será substituída pela Iconic na linha 2026, seguindo a nomenclatura dos demais carros da marca. Outra novidade será a insígnia “Turbo 220” gravada na carroceria, fazendo referência ao torque — exatamente como já fazem Stellantis e Volkswagen fazem para identificar seus conjuntos. Não há qualquer mudança na parte mecânica.
Levando em conta as constantes aparições, o lançamento do Kardian 2026 não deve demorar para acontecer. A expectativa é de que o modelo chegue às lojas dentro de poucas semanas. A atualização servirá para posicionar o SUV de forma mais competitiva diante dos rivais, que têm vendido bem mais nos últimos meses.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews