Renault Boreal. Esse é o nome escolhido para o novo SUV médio nacional da marca, conforme Autoesporte antecipou no fim de janeiro. O modelo, produzido em São José dos Pinhais (PR), será revelado nos próximos meses e chega ao mercado ainda neste ano para rivalizar com os líderes da categoria: Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
O utilitário esportivo está sendo testado no Brasil há um tempo. No início utilizava as “mulas” disfarçadas de Dacia Duster — o modelo europeu —, porém, em fevereiro o modelo já foi flagrado com sua carroceria definitiva. De acordo com a Renault, o Boreal será lançado inicialmente no Brasil e em outros países da América Latina. Posteriormente, chegará em mais de 70 países.
O motor do Boreal será o 1.3 TCe turbo flex, que teve a potência reduzida de 170 cv para 163 cv com metanol e manteve o mesmo torque de 27,5 kgfm. Já com gasolina, a potência foi de 162 cv para 156 cv, enquanto o torque diminuiu para 25,5 kgfm. Já o câmbio será sempre o automatizado de dupla embreagem DCT do Kardian, conforme noticiou o site Autos Segredos.
No entanto, bom frisar que o modelo também terá configuração com sistema híbrido leve. A tecnologia, contudo, deve chegar ao SUV médio apenas entre 2026 e 2027.
Não só a Renault, mas várias fabricantes foram obrigadas a diminuir potência de seus motores por conta da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8), que impôs um regime mais rigoroso para as emissões no país.
O SUV usará a plataforma RGMP, uma derivação da matriz CMF-B existente na Europa. Que também é a mesma arquitetura do Kardian, lançado no ano passado e vencedor da última edição do prêmio Carro do Ano.
O futuro SUV médio nacional também apresenta elementos similares Dacia Bigster, o modelo europeu. As rodas, por exemplo, e as portas (com maçanetas embutidas na traseira) são heradas do “irmão”. O Boreal terá a estrutura monobloco do SUV comercializado pela subsidiária romena, portanto suas dimensões deverão ser mais ou menos as seguintes: 4,60 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Em relação aos equipamentos, em junho do ano passado o vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, Antônio Fleischman, declarou ao programa CBN Autoesporte que o Boreal terá um pacote Adas de segurança ativa mais completo que o do Kardian.
Além de frenagem de autônoma emergencial a alerta de evasão de faixa, o SUV médio deve trazer itens que vão além do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial.
“Com relação aos dispositivos ADAS, temos uma gama de [outros] dispositivos, como o lane keeping assist [assistente de permanência em faixa], que com certeza teremos em nosso novo produto do segmento C, onde teremos um consumidor mais exigente e com mais disposição de recursos para poder pagar isso”, afirmou Fleischma.
Os preços, caso nada mude até o lançamento, devem ficar numa faixa entre R$ 180 mil e R$ 200 mil, justamente para competir com os rivais citados.
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Fonte: direitonews