Renault Boreal é maior e mais refinado que Compass e Corolla Cross; conheça


O Renault Boreal finalmente foi apresentando globalmente em um evento realizado nesta quinta-feira (10) em São Paulo (SP). O primeiro SUV médio da fabricante francesa a ser vendido e produzido no Brasil virá equipado com motor de Duster e câmbio de Kardian para brigar diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

A chegada às lojas, no entanto, será apenas no final de 2025. E será só nesse momento que o Boreal terá a lista de versões, equipamentos e preços revelada. Por enquanto, Autoesporte já conheceu a versão topo de linha do SUV de cinco lugares, ainda sem nome revelado, e mostra no vídeo abaixo todos os detalhes. Aperte o play e confira!

Com uma proposta visual bem diferente dos outros modelos feitos pela marca francesa no Brasil, o Renault Boreal traz uma grade composta por divisórias independentes que imitam diamantes. Junto disso, a dianteira também tem o novo logotipo da fabricante francesa ao centro e uma nova assinatura luminosa de LED com faróis que se estendem até o para-lamas e ocupam parte dos nichos da grade.

Na lateral, as rodas são de 19 polegadas (205/55 R19) e diamantadas com um design de cinco raios em formato que lembra bielas, ao menos na opção mais cara. O teto é preto, formando pintura bicolor, e há uma linha prateada que parte da coluna A, contorna os vidros laterais e termina na coluna C, para dar um charme extra.

Outro detalhe interessante é que as maçanetas das portas laterais traseiras são embutidas, o que é uma herança do Dacia Bigster, um SUV vendido na Europa pela subsidiária romena da Renault e que serviu, de certa forma, de inspiração para o Boreal.

Já a traseira é bem mais discreta. Além do vidro ligeiramente inclinado, as lanternas são mais finas e bipartidas, formando um desenho bem horizontal. A escrita Boreal e o logo da Renault surgem na tampa do porta-malas, junto de diversas linhas e vincos que sempre remetem a um losango, o logotipo da marca francesa.

As dimensões do Renault Boreal são: 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o mesmo de um Toyota Corolla. Portanto, o SUV da Renault é 10 cm mais comprido do que o Corolla Cross e tem 16 cm de diferença para o Compass nessa medida. Em entre-eixos, as diferenças são de 6 cm e 7 cm a favor do novato da Renault, respectivamente.

Isso se reflete em um ótimo espaço interno para pernas e cabeça, algo que já se tornou referência em qualquer Renault, mesmo para pessoas mais altas que viajem na segunda fileira. Até na posição do meio há um espaço razoável para os pés, apesar do túnel central ligeiramente elevado.

O porta-malas tem capacidade para excelentes 522 litros no padrão VDA. Com os bancos rebatidos, o número aumenta para 1.279 litros. Portanto, o compartimento também é bem maior do que os 440 litros e 410 litros dos concorrentes, respectivamente.

Na prática, o Boreal tem praticamente o mesmo porte de um Chevrolet Equinox ou Ford Territory, embora seu objetivo seja brigar contra Compass e Corolla Cross em faixa de preços.

O que mais chama a atenção na cabine do Renault Boreal são as telas digitais integradas, um conceito de cockpit baseado nos elétricos Renault 4 E-Tech e Renault 5 E-Tech. O painel de instrumentos tem 10 polegadas, assim como a central multimídia, que traz conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Uma boa notícia é que o sistema de entretenimento do SUV médio será uma evolução grande em relação ao do Kardian. A resolução da tela e das câmeras será muito melhor e o funcionamento, pelo menos neste primeiro contato, pareceu muito mais rápido e fácil. Algo essencial para um produto que deve ocupar a faixa dos R$ 200 mil.

O acabamento traz plástico rígido apenas nas portas traseiras e na saída de ar-condicionado para os passageiros da segunda fileira de assentos. No restante da cabine, há diversos materiais macios ao toque e detalhes gravados a laser no painel.

Além disso, os bancos são revestidos de couro em dois tons: preto e azul. Há também duas entradas USB do tipo C dianteiras e duas traseiras, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital de duas zonas. O teto solar panorâmico ajuda a aumentar a sensação de amplitude da cabine.

No geral, o Renault Boreal surpreende ao passar uma ótima sensação de refinamento a bordo, acima do que seus rivais oferecem e em um padrão que chega a lembrar o Rafale. De longe, estamos diante do melhor e mais bem acabado Renault já produzido no Brasil.

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O Renault Boreal é feito sobre a mesma plataforma RGMP do Kardian. Isso faz com que eles compartilhem o mesmo câmbio automatizado de dupla embreagem EDC, com seis marchas, também usado pelo novo Nissan Kicks. Estamos falando de uma caixa seca, com embreagens banhadas a óleo.

O motor, porém, é diferente, porque um SUV médio que pesa 1.439 kg precisa de mais potência. Por isso, a Renault optou por usar o 1.3 TCe, um turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, produzido pela Horse. Sim, é o mesmo motor da versão de topo do Duster.

São 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. É menos do que os principais rivais, em um SUV de porte maior. Afinal, o Compass entrega 176 cv, enquanto o Corolla Cross tem 175 cv, sempre com etanol. Já o torque do Boreal é de 27,5 kgfm com o combustível vegetal e 25,5 kgfm com o derivado do petróleo.

Para fechar o conjunto mecânico, o SUV tem freios a disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Já a suspensão é independente McPherson na dianteira e… por eixo de torção na traseira. Nesse segmento, apenas o Corolla Cross possui essa arquitetura mais simples.

No futuro, o Boreal ainda vai ter uma versão híbrida flex, conforme antecipado por Autoesporte. Aliás, vai ser o primeiro carro híbrido flex da marca. Portanto, é possível esperar um conjunto híbrido leve com o mesmo motor 1.3 turbo flex, mas aliado a um sistema de 48 Volts.

Desempenho, consumo e mais informações do Renault Boreal ainda não foram reveladas. Isso deve acontecer em uma data mais próxima ao lançamento oficial do carro, que só vai chegar às lojas no terceiro trimestre deste ano. É exatamente neste período que o SUV começa a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR).

Inclusive, no Brasil, o Boreal será exportado para 17 países da América Latina. Ao mesmo tempo, a fábrica de Bursa (Turquia) fornecerá o carro para 54 outros mercados, incluindo Europa Oriental, Oriente Médio e países do Mediterrâneo.

E enquanto os preços e versões do Renault Boreal não são divulgados, a estimativa é de que a versão de entrada do Boreal custe entre R$ 180 mil e R$ 200 mil. Se isso se confirmar, o SUV ficará posicionado próximo do Compass, que parte de R$ 189.990, e Corolla Cross, que não sai de uma concessionária por menos de R$ 182.990. Já a versão mais cara, a que conhecemos, deve se aproximar dos R$ 250 mil.

Falando em equipamentos de segurança, são até 24 sistemas de assistência ao motorista. Nem todos foram citados pela Renault, mas já sabemos que o Boreal terá alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, assistente de centralização e de mudança de faixa, e alerta de saída segura.

Há também quatro câmeras para garantir uma visão 360º, que ainda ajudam o carro a estacionar sozinho (park assist), junto de sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais.

Por fim, são cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Personnel e Smart. O último se adapta automaticamente ao que é necessário, de acordo com algoritmos inteligentes, e muda até a iluminação interna.

Entre outros itens interessantes, o Boreal traz bancos dianteiros com ajustes elétricos e função memória, teto solar panorâmico, massagem para o motorista, sistema de som Harman Kardon Premium com 10 alto-falantes e até iluminação ambiente de LED com 48 opções de cores.

Além disso, o Boreal é o primeiro carro fabricado no Brasil a ser equipado com o Google Automotive Services. Por isso, tem Google Maps nativo que pode ser exibido no quadro de instrumentos de modo simultâneo à cenrtal multimídia. Nem é preciso conectar o celular para usar o aplicativo. E ainda é possível controlar todo o sistema de navegação por comando de voz, além de usar Waze, Spotify, Youtube, Netflix e jogos.

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Fonte: direitonews

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