O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu na manhã desta quinta-feira (24), representantes do Movimento Sem Terra (MST) e da Pastoral da Terra. O encontro aconteceu no gabinete da reitoria, e a pauta tratou de demandas que visam contribuir para as discussões relacionadas ao estímulo ao desenvolvimento do pequeno produtor, reforma agrária e alimentação.
Para o reitor da UFMT, o encontro é essencial, pois a Universidade é protagonista na construção do conhecimento e contribui para o desenvolvimento local e regional. “Estão buscando apoio para evento que realizarão na UFMT, que tratará de discussões relacionadas ao campo, o movimento da reforma da agrária, bem como outras demandas como a compra de alimentos com os pequenos produtores para atender as demandas do Restaurante Universitária”, disse.
O reitor complementou que encontros como esse, já integram a agenda da gestão e revelam o compromisso institucional. “É fundamental essa aproximação, assim como realizamos na edição do Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), é mais um evento com a comunidade campesina e oportunidade de buscar capacitação, qualificação e colocar temas fundamentais para avanços da produção dos pequenos produtores, assentados, e o movimento como um todo”, destacou
Para o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, maestro Fabrício Carvalho, as discussões junto ao MST e Pastoral reforçam o alcance da instituição no que diz respeito à integração academia e realidades do campo. “Cada vez estamos mais abertos aos movimentos sociais, na discussão de políticas que possam permitir um protagonismo social”, reforçou dizendo ainda que a extensão é o caminho para essa concretização.
Participaram da reunião a docente do curso de Psicologia da UFMT, Mírian Toshiko Sewo, representando o MST estava Valdeir Souza, e Coordenação da Comissão Pastoral da Terra, Welligton Douglas Rodrigues da Silva.
Leia mais
Reitor da UFMT recebe coordenadora do MST de Mato Grosso
Jornada em Defesa da Reforma Agrária começa quinta
Evento discute saúde e alimentos nas cidades amazônicas
Fonte: ufmt