O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu nesta segunda-feira (27) representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para tratar de pautas relacionadas à assistência estudantil. O reitor destacou a importância da discussão do orçamento da universidade em diferentes instâncias como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Universitário (Consuni).
Os estudantes apresentaram demandas em prol da política e ações de assistência estudantil, além do fortalecimento da universidade. “Começamos a encaminhar a discussão do Orçamento com o Consepe e o Consuni. O Orçamento vem sendo reduzido desde 2014. Nós temos emendas que são direcionadas para um projeto ou uma ação. Nesse contexto, nós temos um Orçamento reduzido e que hoje é menos da metade de 2013”, enfatizou o reitor.
O professor Evandro Soares da Silva destacou ainda o intenso diálogo com entes públicos para o apoio à UFMT. “Os conselhos têm discutido, como o Consepe e o Consuni, que são nossos conselhos democráticos. Diante disso, temos conversado com a bancada de Mato Grosso e de todo o Brasil. Conseguimos com o relator geral do Orçamento, um adendo de R$ 1,7 bilhão que foi adicionado à Lei Orçamentária Anual (LOA). O MEC fez uma outra interpretação e precisamos dialogar para mostrar que o que está previsto na LOA é para as universidades”, relatou.
Fonte: ufmt