Reitor participa do lançamento de prêmio do Estado


O reitor da  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, participou na manhã desta terça-feira (27), no Teatro Zulmira Canavarros, do lançamento do Prêmio Cidades Inovadoras e Sustentáveis. A ação é realizada pelo Governo do Estado e  contempla os municípios mato-grossenses que apresentarem as melhores práticas de inovação e sustentabilidade.

Em sua fala, o reitor ressaltou a importância do Prêmio para o impulsionamento de todo Estado. “Essa iniciativa do Estado contribui significativamente com os municípios proporcionando a eles visão de futuro. É possível termos, como exemplo, cidades mais arborizadas, que valorizem seus recursos naturais, como as suas nascentes”, destacou.

Como um dos objetivos do Cidades Inovadoras, Inteligentes e Sustentáveis, que valoriza as pessoas, o reitor falou sobre a contribuição da Universidade para essa missão. “Nesse contexto, de plano diretor das cidades, cidades para pessoas, a UFMT tem atuado com ensino, pesquisa e extensão em diversas frentes, como exemplo com o curso de Arquitetura e Urbanismo, que pensa no desenvolvimento das cidades, no patrimônio histórico e seu legado, contribuímos não apenas com questões tecnológicas mas principalmente no desenvolvimento sócio-cultural”, ressaltou.

O governador do Estado, Mauro Mendes, falou que o tema é inspirador e que vem sendo debatido no Brasil todo. “Devemos reconhecer que existem diferenças latentes nos padrões de desenvolvimento entre os municípios do Estado. Existem algumas que já conseguiram cumprir o básico em sua infraestrutura para fornecer qualidade de vida para seus cidadãos”, destacou, complementando os desafios do desenvolvimento, do planejamento e da execução, e que o Brasil tem melhorado nesses últimos 30 e 40 anos.. 

Prêmio valoriza o cidadão 

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Allan Kardec, o prêmio é uma das formas de reconhecer as cidades que buscam implementar ideias inovadoras e sustentáveis. Com a ação, também serão feitos diagnósticos em áreas, como Economia e Educação, junto às prefeituras para implementar o processo de modernização das gestões. 

“Essa é uma forma de incentivar e reconhecer as cidades que se dedicarem e se destacarem nos processos de inovação e sustentabilidade. A partir desse diagnóstico que vamos fazer junto com as prefeituras que participarem, vamos poder implantar uma segunda rodada para o processo de modernização da gestão municipal”, disse o secretário.

Para avaliação das ações apresentadas, foram utilizados indicadores como o potencial de desenvolvimento sustentável do município, ambiente propício para negócios e melhoria na qualidade de vida da população e inovação da prestação de serviços. 

Da UFMT, também participaram do lançamento a pró-reitora do Câmpus de Várzea Grande, professora Ilce de Oliveira Campos,  os docentes, Fabiani Dalla Rosa Barbosa, da Faculdade de Engenharia (FAENG) e Bruno Rodrigues de Oliveira, da Faculdade de Geociências (Fageo).  

O diretor-geral da Fundação Uniselva,  Joanis Tilemahos e o diretor do Instituto de Computação da UFMT, professor Allan Gonçalves de Oliveira também  acompanharam o evento que é organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT) em parceria com o Parque Tecnológico Mato Grosso.

Fonte: ufmt

Anteriores TJSC condena padrasto que desferiu múltiplos golpes de cinto no enteado
Próxima MPMT recomenda adoção de providências para intensificar vacinação