Reitor participa da abertura do Troféu Brasil de Atletismo


Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06), no Centro Olímpico de Treinamento (COT), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, a abertura solene do 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo. Considerado o mais importante evento da modalidade da América Latina, a cerimônia contou com a presença do reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, Pró-reitores e secretários da Universidade, autoridades do Estado e atletas de todo país.

Em sua fala, o reitor saudou a todos e destacou a grandiosidade do evento, realizado pela primeira vez no Centro-Oeste. “Essa é uma oportunidade para o esporte do Estado, e a UFMT sempre parceira. Desejamos a cada atleta a melhor prova possível, e que possamos avançar e motivar os cuiabanos, os matogrossenses e os brasileiros nesta obra democrática e magnífica que é o esporte, o Atletismo”, disse, agradecendo ao poder público pelo apoio, e também todos os medalhistas nacionais e internacionais presentes.

O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, também destacou  a oportunidade da UFMT estar sediando e participando da realização dessa maior competição da América Latina. “Estamos nos colocando enquanto Universidade Pública, como um ambiente propício à qualidade de vida como essência, por meio do esporte. Temos uma das melhores pistas para a prática do Atletismo, e teremos nesses dias os 21 estados da federação e o Distrito Federal aqui representados”, ressaltou, falando ainda sobre a oportunidade do diálogo desse público com a UFMT, que tem discentes, docentes e técnicos envolvidos em toda a estrutura do Troféu, além de toda comunidade que é atingida pelo evento.

O diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da UFMT, professor Tomires Campos Lopes, falou sobre destaques nas provas. “Ao fim da tarde desta quinta-feira temos a quebra de recorde brasileiro dos 100m. iremos baixar o tempo de 10 segundo, nunca batido na história. Além disso, temos no arremesso de peso Darlan Romani e  Alisson do Santos, ainda a presença de matogrossenses em provas, como o Wendell Jerômino e Lissandra Maysa”, destacou, complementando que para além do Troféu Brasil, o Estado pode futuramente ter outros eventos, como o Sul-Americano de Atletismo.

Mato Grosso no celeiro nacional e internacional 

Wlamir Mota Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, também ressaltou o privilégio da estreia do Troféu na região Centro-Oeste. “É um grande acontecimento, e estarmos nesta pista que é uma referência em todo mundo, sendo a mesma utilizada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, de excelente padrão”, disse agradecendo o empenho do governo do Estado na finalização das obras do COT, além do apoio da UFMT e demais instituições e parceiros.

O evento segue até domingo (09), com a participação de 750 atletas de 114 clubes do Brasil. A entrada é gratuita para o público e há transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil pelo YouTube da CBAt.

O Troféu Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da UFMT.

Saiba mais sobre o evento, programação e resultados no link

Leia mais

Trófeu Brasil de Atletismo movimenta a capital

UFMT recebe maior evento de atletismo da América Latina

UFMT recebe visita da Confederação Brasileira de Atletismo

Fonte: ufmt

Anteriores Cerca de 1 mil alunos participam da abertura dos Jogos Municipais de Futsal
Próxima Forças Armadas de Israel serão destruídas em Gaza em caso de operação terrestre, diz especialista