Reitor discute criação de rede para desenvolvimento regional


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva,  recebeu na tarde desta sexta-feira (15), em seu gabinete, representantes da Superintendência de  Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Na pauta discutiram o protocolo de Intenções para elaboração da Rede de Produção de Conhecimentos e Observatório para o Centro-Oeste e demais assuntos com foco no desenvolvimento regional.

Para o reitor, a reunião projeta a Universidade e fortalece sua missão para o desenvolvimento local e regional. “A Sudeco busca projetos estratégicos para a região, especialmente o Estado de Mato Grosso, envolvendo desde os biomas Amazônia, Pantanal, sempre focados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Nesse sentido, falamos de desenvolvimento social e humano”, destacou, complementando que a tarefa agora é buscar áreas de conhecimento, expertises de atuação dos docentes,  técnicos e estudantes da UFMT para produção de projetos que possam ser inseridos na rede e cooperem para esses objetivos.

O pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Leandro Dênis Battirola, explica que a UFMT tem forte participação nessa ação. “Em relação a nosso Estado, somos  a única  Universidade do Centro-Oeste atuando no Bioma Amazônico, e podemos atuar em outras frentes, como bioeconomia, desenvolvimento regional, e região fronteiriça”, destacou, ressaltando que essa é mais uma oportunidade para prospecção de recursos financeiros e logístico para ações que visam o desenvolvimento da região de maneira uniforme.

Pensando em políticas públicas no Brasil, o pró-reitor de Planejamento da UFMT, Roberto Perillo Barbosa da Silva, destacou que a proposta da rede dá corpo para ações de pesquisa. “Na UFMT já temos diversas iniciativas com foco no desenvolvimento local e regional. Estar na rede fortalece essas ações, não apenas do Estado, bem como de toda a região. Vamos levantar esses projetos na UFMT, e verificar a elaboração de outros que poderão, conforme demanda da Sudeco, serem inseridas para convênios específicos”, reforçou.

Ensino e pesquisa 

O diretor de Planejamento, Pesquisa e Avaliação da Sudeco, destacou que as visitas às diversas instituições das capitais do Brasil, integram a agenda de construção da rede. “Nesse primeiro momento falamos de uma rede para produção de pesquisa para o Centro-Oeste com todas as IFes, depois o desenvolvimento e projetos de pesquisa para o desenvolvimento regional”, disse, complementando que em novembro deve ser assinado o protocolo de intenção.

A chefe de divisão de Apoio à Pesquisa e Avaliação, Pollyanna Akemi Saito, também acompanhou a reunião.

Fonte: ufmt

Anteriores Supersalários chegam a R$ 117 mil no TJGO, mesmo após proibição do STF
Próxima Citibank sugere reestruturação empresarial a Casas Bahia (VIIA3)