Reino Unido teme que Rússia ‘capture’ tanques Challenger 2 e alerta Ucrânia sobre ‘pior cenário’


O Reino Unido planeja entregar 14 tanques Challenger 2 a Kiev, junto com munição, treinamento e apoio logístico. O país se tornou o primeiro país a prometer tanques ocidentais a Kiev. A Alemanha e os Estados Unidos seguiram o exemplo nesta semana, comprometendo os tanques Leopard 2 e Abrams, respectivamente.

“Se um tanque for destruído ou desativado, a primeira opção é sempre tentar recuperá-lo. Você o reboca com outro tanque ou usa um veículo blindado especializado em reparo e recuperação – que se parece com um tanque com um guindaste”, disse uma fonte de defesa ao jornal, acrescentando que o “pior cenário” seria aquele em que o tanque é destruído e a linha de frente desmorona, com as forças amigas sendo forçadas a recuar.

Segundo ele, o primeiro passo é trabalhar com planejadores de missão para tentar garantir que os Challengers não sejam usados ​​em cenários onde há o risco de “colapso”. O segundo passo, afirma, é garantir que, no nível tático, os ucranianos sejam treinados para recuperar um tanque sob fogo. “Certamente não lhes falta coragem”, acrescentou a fonte.

“Os russos estarão desesperados para tentar matar e capturar um Challenger 2, em parte por sua propaganda, mas também para colocar as mãos em seus segredos“, indicou outra fonte.

De acordo com o jornal, outra opção ventilada pelas fontes seria ter mercenários prontos para recuperar tanques danificados.
O Ministério da Defesa britânica anunciou, neste domingo (29), que tripulações ucranianas chegaram ao Reino Unido para começar o treinamento na operação dos prometidos Challenger 2, que Londres planeja implantar na Ucrânia no final de março.
O avião de treinamento monomotor britânico Advanced Hawk - Sputnik Brasil, 1920, 26.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Erdogan comenta sobre relação com Putin: 'Honestidade'
Próxima Washington pagará preço por não cumprir compromissos com Ancara sobre caças F-16 e F-35, diz Erdogan