Reino Unido planeja neutralizar arsenal nuclear da Rússia com mísseis de longo alcance, diz mídia


“O Reino Unido considera desenvolver mísseis de longo alcance que possam destruir armas nucleares lançadas de dentro da Rússia, em meio a receios crescentes na Europa de que o presidente [russo Vladimir] Putin possa estar disposto a usá-los”, noticiou o jornal na noite.
Fontes diplomáticas citadas pelo The Times indicam que Londres pretende cooperar com Berlim no desenvolvimento de mísseis com alcance superior a 3,2 mil quilômetros, que ficariam localizados em território alemão.
A distância da capital alemã a Moscou é de pouco mais de 1,6 mil quilômetros.

Declaração de defesa conjunta Alemanha-Reino Unido

O ministro da Defesa britânico, John Healey, visitou seu homólogo alemão Boris Pistorius nesta quarta-feira (26), quando fez escala em Berlim como parte de uma viagem europeia de 48 horas. Após a reunião, ele comentou com repórteres a assinatura de acordo de defesa com a Alemanha:

“Acredito que a declaração de hoje, a primeira desse tipo entre nossos países, representa um passo significativo em nossos esforços para construir uma nova relação de defesa mais profunda entre o Reino Unido e a Alemanha”, disse John Healey durante uma entrevista coletiva com seu homólogo alemão Pistorius.

Fogo e fumaça aumentam após um ataque aéreo israelense no norte da Faixa de Gaza, 2 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2024

Em junho passado, Putin reafirmou que a Rússia não visa ninguém com armas nucleares, mas está atenta ao que está a acontecer no mundo e não descarta mudanças na sua doutrina nuclear.
A utilização hipotética de armas nucleares é especificada na doutrina militar e nos Fundamentos da Política de Estado da Federação da Rússia sobre Dissuasão Nuclear.
De acordo com os documentos, a Rússia tem o direito de utilizar o arsenal nuclear em caso de agressão com armas de destruição maciça contra o seu território ou o dos seus aliados, ou em caso de agressão com armas convencionais que ameace a existência do Estado.
“Acredito que a declaração de hoje, a primeira desse tipo entre nossos países, representa um passo significativo em nossos esforços para construir uma nova relação de defesa mais profunda entre o Reino Unido e a Alemanha”, disse John Healey durante entrevista coletiva com Pistorius.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Tecnologia inovadora, FibreTrace® permite rastreabilidade do algodão Bom Futuro em lojas dos EUA
Próxima Van com 22 Crianças Tomba Após Colidir com Motocicleta e Carros em Minas Gerais