“Um dos casos mais emblemáticos é com relação à Reman [a Ream], a única refinaria da região Norte, onde o gás de cozinha chegou a ser vendido 70% mais caro do que [era pela] […] Petrobras. Lá, a diferença da gasolina e do diesel também é bem maior quando comparados com a refinaria na Bahia”, exemplifica o economista.
Quais são as refinarias da Petrobras?
Em que o Brasil é autossuficiente?
“É muito possível e fácil de chegar à autossuficiência, porque a gente tem todo o petróleo e essas expansões de capacidade de refino devem chegar, principalmente diesel e gás de cozinha. A gasolina já produzimos quase tudo o que consumimos, mas talvez a gente tenha que ter alguma política para a expansão um pouco maior do diesel. Porque, ao contrário da gasolina, que tem uma expectativa de estagnação na demanda, esse combustível terá uma demanda cada vez maior”, explica.
Plano estratégico retoma investimentos em refino
“Antes, o segmento de exploração e produção tinha uma participação de 83% dos investimentos, agora essa participação caiu para 72%, porque outros segmentos tiveram ganhos significativos, entre eles o refino. Outro segmento também importante é da transição energética, que também teve um ganho significativo de recursos. Então a gente vê um aumento nos investimentos e uma melhor distribuição da participação desses segmentos”, finaliza.
Fonte: sputniknewsbrasil