Rede pública de saúde dispõe de nutricionista para acompanhamento a pacientes


29f591e38d6ec77c4d3336d30d6b5784

Em 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista, profissional que tem um papel essencial na vida das pessoas em todos os ciclos de idade. Com olhar apurado no que diz respeito ao equilíbrio alimentar, desenvolve a função pensando no bem-estar do ser humano, na saúde e, consequentemente, na melhor maneira de aproveitar os alimentos. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o atendimento em Cuiabá está ao alcance da população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Atenção Básica e na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as diretrizes da Política Nacional da Alimentação e Nutrição.

Na SMS, os profissionais nutricionistas estão inseridos em várias áreas da Atenção Básica em apoio do Núcleo da Saúde da Família (NASF) com o objetivo de estimular a alimentação saudável, reaproveitamento dos alimentos e prevenção e controle de doenças como hipertensão, diabetes, colesterolemia, obesidade, entre outros. Os NASF estão inseridos nas Regionais Sul, Leste, Oeste e Norte.

Também na Atenção Secundária, que realiza o atendimento da população no ambulatório da Policlínica do Coxipó, por meio de encaminhamento médico ou livre demanda, e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde a consulta é por agendamento via Central de Regulação por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“A população já está se conscientizando sobre a importância de uma alimentação saudável e o papel do profissional nutricionista contribui para poder evitar, prevenir ou erradicar  várias doenças crônicas que reduz a qualidade e tempo de vida do ser humano”, explicou Márcio Frederico, coordenador de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

A nutricionista Josiane Maximiano de Jesus Rodrigues está inserida no NASF regional Sul e relata um pouco das atribuições. “Atuamos na prevenção da saúde do paciente com diabetes, obesidade, ansiedade, depressão, desnutrição, hipertensão, colesterol alto, autista e outros. O objetivo é prevenir para que a pessoa não tenha que ir para especialidade de  média e alta complexidade, ou seja, evitar que os sintomas se agravem e a pessoa dependa de atendimento com médico de áreas específicas. A maioria das doenças com as suas comorbidades estão ligadas à alimentação. Daí a importância de equipe multidisciplinar no atendimento”, explicou.

Segundo a profissional, o nutricionista disponível na Atenção Primária da Saúde faz muita diferença na rede pública, pois atua  em diferentes Programas, como Saúde na Escola, Hipertensão e Diabetes, Pré-natal, idoso, vigilância alimentar e nutricional, entre outros.

Pessoas que desejam emagrecer também podem buscar a orientação deste profissional na rede pública de saúde. “Buscar o peso ideal e estar bem consigo também ajuda a prevenir doenças. A auto-estima conta muito em se tratando de saúde”, avalia Josiane, que tem atendido muitas crianças obesas. 

Além do conhecimento científico, o profissional da nutrição tem sensibilidade para realizar o atendimento de reeducação alimentar favorecendo a clientela assistida para que possa desenvolver bem estar e qualidade de vida.

“A regra é tudo com equilíbrio e moderação, e ter acompanhamento de um nutricionista é primordial. Nós somos o que comemos, mas o que comemos pode nos ajudar a ser muito mais do que somos”, concluiu Josiane.

Anteriores ONU: fenômeno La Niña deve durar até o final do ano e causar prejuízos
Próxima Pogba teve fuzil apontado para a cabeça em assalto e pagou R$ 503 mil em extorsão