Recorde cósmico: galáxia mais distante do Universo é detectada pela 1ª vez (FOTO)


De acordo com os autores da descoberta, os sistemas estelares remontam ao período em que o Universo tinha apenas 2% de sua idade atual, entre 300 milhões e 500 milhões de anos depois do Big Bang.
A quatro galáxias pertencem à “época da reionização”, quando supostamente surgiram as primeiras estrelas após o evento que originou o Universo.
A cientista do Instituto de Astrofísica de Paris Stephane Charlot, citada pela emissora NDTV, afirmou que JADES-GS-z13-0 é a galáxia mais distante da Terra já detectada, localizada a 33 bilhões de anos-luz, e o objeto mais distante já visto até hoje, bem como a mais antiga das quatro galáxias detectadas.
© NASA/ESA/CSAGaláxia JADES-GS-z13-0

Galáxia JADES-GS-z13-0 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2023

Galáxia JADES-GS-z13-0
Isso porque a JADES-GS-z13-0 se formou apenas 320 milhões de anos depois da Grande Explosão.
Além disso, os especialistas confirmaram a existência do sistema solar JADES-GS-z10-0, cuja origem remonta a 450 milhões de anos depois do Big Bang.
Segundo Charlot, as galáxias recém-detectadas apresentam uma massa muito baixa, já que seu peso é de aproximadamente 100 milhões de massas solares, e eram consideravelmente ativas quanto à formação de estrelas na proporção relacionada à massa.
A revelação significa que há apenas 300 milhões de anos de história inexplorada do Universo entre estas galáxias e o Big Bang.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governador destaca segurança jurídica do Fethab em MT e cita 2505 km de asfalto entregue 
Próxima Chanceler alemão pode ser investigado por fraude fiscal milionária no país