A Receita Federal alertou os Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre a presença de sites fraudulentos que afirmam emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a guia que os MEIs devem pagar todo dia 20 para assegurar seus benefícios previdenciários e manter-se em dia com os impostos.
O DAS pode ser gerado diretamente no Portal do Simples Nacional, através do Programa Gerador do DASMEI (PGMEI), ou pelo App MEI.
No entanto, a Receita Federal informa que golpistas têm criado sites falsos que redirecionam os usuários para programas geradores de documentos fraudulentos, o que pode resultar em prejuízos financeiros.
Por isso, o órgão recomenda que os MEIs verifiquem o endereço eletrônico do canal, que deve sempre ter o domínio receita.fazenda.gov.br no link.
O link correto é:
Os site fraudulentos geralmente são assim:
- consulta-pagamento.pgmei.site
- www8-receita-fazenda-gov-br.codews
Os empreendedores podem utilizar os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas, confirmar a autenticidade dos serviços e denunciar suspeitas de fraude.
A Receita Federal informou que está tomando as medidas necessárias para investigar e combater a disseminação de sites fraudulentos, com o objetivo de proteger os cidadãos e combater práticas criminosas.
Além dos sites falsos para a geração do DAS, outro golpe comum contra pequenos negócios no Brasil envolve a criação de páginas falsas para a abertura do MEI. Nessas páginas, os usuários são induzidos a pagar uma taxa para se formalizar como Microempreendedores Individuais, quando, na verdade, o serviço é totalmente gratuito.
Golpistas também têm contatado MEIs oferecendo propostas tentadoras de empréstimos e condições facilitadas para renegociação de dívidas. A recomendação é não clicar em links enviados por canais não oficiais. Se um MEI precisar de linhas de crédito ou empréstimos, deve procurar empresas e instituições financeiras estabelecidas no mercado, preferencialmente pessoalmente.
Fonte: gazetabrasil