Nos anos 1980 e 1990, falar em bancos Recaro era sinônimo de carros esportivos nacionais. Volkswagen Gol GTI e Ford Escort XR3 eram exemplos que saíam de fábrica com os assentos da grife que pode deixar de existir em breve. Isso porque a empresa entrou com pedido de falência na Alemanha e pode ser vendida, desmembrada ou simplesmente fechada.
A divisão automotiva da marca já vivia há anos com dificuldades financeiras. Segundo o site alemão Autobild, os 215 funcionários já estavam trabalhando com salários reduzidos e atrasados. O site The Drive conta que a marca foi vendida diversas vezes nos últimos anos e estava há pelo menos quatro anos nas mãos de um fundo de investimento.
A Recaro Automotive, vale lembrar, é separada da Recaro que faz bancos de aviões e cadeiras gamers.
O pedido de falência foi feito em um tribunal alemão na última segunda-feira (29) e as autoridades nomearam um advogado de Stuttgart chamado Holger Blümle para supervisionar o processo. O IG Metall, sindicato que representa os trabalhadores da Recaro, pediu transparência aos membros da equipe de gestão e ao tribunal responsável pelos procedimentos de falência da empresa.
Nos últimos anos a Recaro vinha fornecendo bancos para diversos modelos esportivos, como Audi R8 e Ford Fiesta ST, além de modelos da Porsche e da BMW.
Os bancos esportivos da Recaro são tão confortáveis e tecnológicos que chamaram a atenção de times de futebol. Equipes como Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester United e Lyon pediram que a marca alemã desenvolvesse um tipo especial de assento para os bancos de reservas. Até o São Paulo FC colocou bancos Recaro no Morumbis.
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Fonte: direitonews