O que foi o Plano Real?
URV ‘dolarizou’ a economia do Brasil?

“A âncora permitia que a moeda brasileira orbitasse o dólar, mas não era definida por ele.”
Brasil poderia ter tomado uma via argentina
“A discussão foi feita com muitas alternativas e havia certamente a ideia de dolarização, e nós vetamos. Quando eu digo nós, éramos o Tasso [Jereissati], o Fernando Henrique [Cardoso], o [Mário] Covas, enfim, vamos dizer, o lado político do PSDB.”
“Nós fizemos aqui uma solução híbrida, mista, brasileira, criativa e bem-sucedida, muito bem-sucedida. Eu não sei como poderia ter sido melhor.”
Real: uma moeda soberana
“Mas o desastre [da desindustrialização] pôde ser revertido a partir de 1999, quando houve o processo de desvalorização do real”, disse Sobral.
“Os bancos internacionais e os organismos norte-americanos, como o Banco Central americano [Federal Reserve System], a Secretaria do Tesouro, o FMI [Fundo Monetário Internacional], o Banco Mundial e os bancos privados acabam dirigindo a economia equatoriana.”
“O traço distintivo de uma nação soberana, mais pragmático, mais corrente, é emitir a sua própria moeda e determinar para ela custos forçados”, disse Ciro Gomes.
“A moeda é um símbolo nacional, é como a bandeira e o hino de muitos aspectos. Então a reconstrução da moeda precisa atentar para isso, e o desenho precisa também introduzir um apelo simbólico, que é essencial para a sua adoção.”
Real pode ajudar a Argentina?
“Esse palavreado tinha um sentido quando estava em vigor o Plano Cavallo. Tem outro completamente diferente agora, quando apresentado pelo presidente eleito Javier Milei.”
“Pode ser em dólar, mas pode ser em euro também. Pode ser em reais, pode ser em moeda da China, do Japão, pode ser na proporção do Special Drawing Rights do Fundo Monetário”, exemplificou.
“[Só que a moeda] nasceria naturalmente com aquela história, guardadas as devidas proporções, do peso do marco alemão na construção do euro.”
O futuro em moedas locais
“Você precisaria integrar ainda mais essas economias a ponto de elas se tornarem de fronteiras muito pouco rígidas e os produtos brasileiros, e do Paraguai, do Uruguai caminhassem para a Argentina.”
Fonte: sputniknewsbrasil