‘Raridade arqueológica’: britânico descobre em rio espada viking de 1.200 anos (FOTOS)


O britânico Trevor Penny fez a impressionante descoberta quando estava procurando objetos perdidos e descartados no rio Cherwell em Oxfordshire, em novembro de 2023. Para retirar os objetos ele usou um ímã e, ao descobrir o artefato, o aficionado não reconheceu imediatamente o que era, escreve o portal Live Science.
Após sacar a espada do rio, o caçador de tesouros contatou um oficial de ligação do condado de Oxfordshire responsável pelo registro de achados arqueológicos feitos pela população e levou a espada para ser examinada por especialistas.
Um pescador sacou uma espada viking de 1.200 anos do rio Cherwell em Oxfordshire. “Realmente me senti muito incrível – é a coisa mais antiga encontrada nesta pesca com ímã do condado.”

A arma que foi até agora datada provisoriamente, foi autentificada como sendo uma espada viking de aproximadamente 1.200 anos. O artefato remonta ao período em que os vikings, que eram originalmente pagãos da Escandinávia, viajaram para as Ilhas Britânicas para saquear, conquistar e negociar com os governantes saxões.

Um oficial do Museu de Oxford disse que “era arqueologicamente raro encontrar espadas inteiras e tesouros de importância histórica ainda intactos”, disse Penny a um jornal regional na semana passada.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Pentágono admite que Ucrânia terá dificuldade em pagar empréstimos de ajuda aos EUA
Próxima Recusa de UE em se reunir com Rússia é insolência, critica chanceler russo