Ram 2500 2025: preço, equipamentos e primeiras impressões


A Ram lançou oficialmente nesta sexta-feira (8) a linha 2025 da 2500. A caminhonete teve seu portfólio enxugado e passa a ter apenas uma versão. O modelo já é comercializado pelas 142 revendas da marca que pertence ao grupo Stellantis, além de sete casas-conceito.

Assim como a irmã maior, a 3500, a Ram 2500 passa a vir equipada com o motor 6.7 Cummins turbodiesel, que rende 436 cv de potência e 149 kgfm de torque. Tal representa ganho de 59 cv e 32 kgfm de força em relação à linha 2024. O câmbio também muda: agora a bruta vem com o Torqueflite HD de oito marchas fornecido pela ZF. O conjunto faz dela a picape mais potente do Brasil (ao lado, claro, da parente).

Conforme já mencionamos, a Ram 2500 perdeu uma versão na linha 2025. A picape deixe ser oferecida na configuração Night Edition e agora só é vendida na opção Laramie. Confira abaixo o preço do modelo:

É um reajuste considerável, de R$ 70 mil. Tal ocorre por conta das questões tributárias, da flutuação do dólar e do cenário de incertezas nos Estados Unidos. Ao menos por ora, a 2500 vem importada do México.

A linha 2025 de Ram 2500 passa a ter, conforme já mencionamos, motor 6.7 Cummins turbodiesel, seis cilindros em linha, de 436 cv a 2.800 rpm e 149 kgfm de torque a 1.800 rpm. De acordo com a Ram, bloco e cabeçote foram redesenhados, há novo coletor de admissão e novo turbocompressor. Além disso, as válvulas de admissão são maiores e o propulsor é capaz de atuar com pressão de combustível mais alta.

O câmbio é o Torquelift automático de oito marchas. Segundo a Ram, promove redução na relação do eixo traseiro sem comprometer capacidade e entrega melhor desempenho em estradas não pavimentadas. A tração opera em modo 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

O consumo não é divulgado pela Ram. E a marca nem é obrigada, já que o veículo é classificado como caminhão e, por conseguinte, não precisa figurar no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. No entanto, vale ressaltar que, além do reservatório de Arla, temos tanque com capacidade para generosos 117 litros de combustível.

Os freios da picape são a disco, ventilados, com duplo pistão e pinças flutuantes. Justo para segurar uma brutamontes de 3.620 kg que só pode ser conduzida por motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) C.

Além da mudança no conjunto mecânico, a 2500 passou por alterações no visual. A grade foi redesenhada e os faróis em LED, embora peças únicas, parecem ser divididos. Além disso, temos novas rodas de liga de 18 polegadas e estribo cromado.

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As lanternas também receberam aquela lufada de ar fresco. Agora têm desenho em formato de C e são pouco maiores. O interior, por sua vez, tem acabamento muito bom, com detalhes amarronzados por toda a cabine. Também há nuances na cor bege. Para completar, a Mopar oferece três dezenas de acessórios para customização do modelo.

Já no quesito dimensões, temos aqui um produto de 6 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 2,03 m de altura e entre-eixos de 3,78 m. A altura mínima do solo é de 21,6 cm. Temos ainda bons ângulos de entrada e de saída: 22,5 graus e 25,9 graus, respectivamente.

A caçamba da Ram 2500, por sua vez, tem 1,93 m de comprimento máximo e 1,29 m de largura. A capacidade de carga é de 1.001 kg, enquanto a de reboque (com freio) é de 8.948 kg. A caminhonete ainda traz, bom destacar, dois compartimentos laterais com 122 litros de capacidade cada – que podem levar gelo e água.

A Ram 2500 traz toda sorte de equipamentos de veículo de estirpe, de luxo. Os bancos dianteiros são aquecidos e ventilados, com ajuste elétrico de vias e o ar-condicionado é digital de duas zonas.

A central multimídia tem tela de 12 polegadas na vertical e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay que dispensa fio. Além disso, há quadro de instrumentos digital de 12,3’’, luzes ambiente, sistema de som Alpine com nove alto-falantes mais subwoofer de 10’’, câmeras com visão 360 graus, console central com duas tomadas de 115V e chave presencial com partida remota.

Não para por aí. Pedais de acelerador e freio têm ajuste elétrico e o modelo tem dois carregadores de smartphone por indução. Em termos de segurança, a Ram 2500 traz assistente de manobras evasivas, assistente de tráfego traseiro cruzado, sensor crepuscular, leitor de placas, assistente de manutenção de faixa e piloto automático adaptativo.

A caçamba, que conta com degrau de acesso, tem revestimento especial e é iluminada por meio de LEDs. A tampa dispõe de abertura e fechamento elétrico. Ainda há tomadas de força para trailer e predisposição para reboque.

A reportagem conduziu a Ram 2500 por três voltas em pista no Raceville, circuito localizado em Brotas (SP). E esse asfalto passa longe de ser a casa da caminhonete de mais de 6 metros de comprimento e 3,6 toneladas de peso.

No curto contato, deu para notar que a direção com assistência eletro-hidráulica tem firmeza em alta. Auxilia no posicionamento da dianteira sem a bestialidade e a violência, digamos, de um caminhão, mas também não tem aquela leveza anódina de SUVs com vocação urbana. A picape fica num bom meio-termo.

O câmbio automático da ZF tem bom escalonamento, mesmo com diferencial curto. As marchas mais longas (sétima e oitava) garantem rodagem muito tranquila em cruzeiro, com pouco ruído. Para um veículo do porte, o kickdown é ágil e a caixa entrega força ao conjunto com rapidez em retomadas.

O motor 6.7, por sua vez, garante força de modo constante. Dá um empurrão bem suave na picape a partir da casa dos 2 mil giros e trabalha com tranquilidade. Óbvio que não torna a picape afeita a uma pista, mas lhe garante uma esperteza surpreendente.

Surpreende também a suspensão. Há, evidentemente, rolagem em demasia da estrutura em curvas, mas o conjunto trabalha a transferência de peso com dignidade. Já os freios a disco nas quatro rodas seguram bem o ímpeto da caminhonete e dianteira não mergulha tanto se levarmos em consideração o porte da 2500.

A ergonomia, claro, também não foi pensada para track day. A posição de dirigir é desenhada de modo com que o condutor tenha o controle da cabine. A visibilidade é aceitável e dá para calcular manobras tomando como base o capô.

Em suma, a Ram 2500 é um veículo próprio para trabalho, para atuar com carga ou na lida com reboque. Temos torque de sobra, um câmbio com escalonamento mais que adequado e dinâmica que garante até mesmo algum divertimento para quem respeita seus limites. Está aí. “Respeito” é a palavra-chave para quem está ao volante de uma máquina como essas.

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Fonte: direitonews

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