Rainha da Dinamarca abdicará do trono: ‘Já não há muito que possa ser feito’


“Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após suceder ao meu amado pai, deixarei de ser rainha da Dinamarca. Entregarei o trono ao meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”, declarou a monarca em seu tradicional discurso de Ano Novo.

A rainha explicou que uma operação nas costas, à qual foi submetida em fevereiro deste ano, a fez refletir sobre o futuro e se este seria o momento adequado para transferir a responsabilidade para a próxima geração.
“Dentro de duas semanas, completarei 52 anos como Rainha da Dinamarca. Tal período de tempo deixa marcas em todos, inclusive em mim! O tempo cobra seu preço, e o número de ‘achaques’ aumenta. Já não é possível fazer tanto como antes“, afirmou a rainha.
Margrethe II tornou-se rainha da Dinamarca em 1972. Ela nasceu em 16 de abril de 1940, em Amalienborg, filha de Frederico IX (falecido em 1972) e da rainha Ingrid, princesa da Suécia (falecida em 2000).
“Nesta noite, em primeiro lugar, gostaria de expressar minha gratidão. Obrigada pelo enorme calor e apoio que recebi ao longo de todos esses anos. Agradeço aos governos em mudança com os quais a colaboração sempre foi gratificante, e obrigada ao Parlamento, que sempre depositou em mim sua confiança”, acrescentou.
Bandeiras dinamarquesas dão boas-vindas à tripulação enquanto a fragata da Marinha dinamarquesa Iver Huitfeldt retorna para casa, na Dinamarca, após um destacamento de quatro meses em uma operação multinacional europeia no estreito de Ormuz, em 10 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governo aumenta impostos para importação de carros elétricos no Brasil
Próxima Em mensagem à nação, Putin deseja Feliz Ano Novo de 2024 ao povo da Rússia (VÍDEO)