Querendo sediar o Mundial, EUA define locais de disputa da competição


taca-do-mundial

A possibilidade do Mundial de Clubes ser disputado nos Estados Unidos ganhou força e a direção da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) e a federação norte-americana sugeriram duas opções combinadas de cidades nos Estados Unidos para receberem a competição. A China também está na briga.

A primeira é Seattle, onde o clube local Seattle Sounders, primeiro representante da MLS (Liga de futebol dos EUA) no Mundial, seria a principal sede da competição. Os jogos seriam no Lumen Field, estádio que abriga o clube de futebol e também o Seattle Seahawks, do futebol americano.

Além disso, outros dois estádios serviriam como estádios secundários em Los Angeles. Um deles seria o Levi’s Stadium, em Santa Clara, e o Rose Bowl, em Pasadena. Vale destacar que o Lumen Field e o Levi´s Stadium serão sedes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Já a segunda opção é em ter a Flórida como local sede da competição, com partidas sendo disputadas em Orlando e Miami. Essa opção é a que agrada mais a Fifa por conta do público latino, mais forte na região, e o menor deslocamento para os viajantes que irão se deslocar da Europa, da América do Sul e da África.

Vale lembrar que a Fifa não permite que dois clubes do mesmo país participe do Mundial, com isso, caso os EUA seja confirmado como local sede, o Pumas do México participará por ter sido o vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf e entrará logo na primeira fase para enfrentar o Auckland City, campeão da Oceania.

Outros clubes já classificados são Real Madrid, vencedor da Champions League, e o africano Wydad, do Marrocos, também já estão classificados. A vaga da América do Sul será decidida apenas no dia 29/10, quando sairá o campeão da Libertadores onde Flamengo e Athletico-PR estão na disputa.

Por conta da Copa do Mundo do Catar, o Mundial de Clubes foi adiado para 2023, onde provavelmente será disputado em fevereiro do ano seguinte como nas edições de 2020 e 2021. No entanto, o campeão asiático só será conhecido no dia 10 de fevereiro, sendo mais uma pedra no sapato da entidade que ainda não definiu a data de disputa da competição.

Existe  possibilidade de ser disputado em março, porém, irá coincidir com a oitavas de final da Champions, que provavelmente contará com a presença do Real Madrid, representante europeu no Mundial.

Anteriores F1 Gen Z: a nova geração comenta o GP da Itália de F1
Próxima Cineasta Jean-Luc Godard morre aos 91 anos