Qual o motivo da falta de semicondutores?
“Equipamentos eletroeletrônicos são a base da nossa sociedade. O Ceitec é um anúncio de que nós queremos investir na tecnologia, em nossa soberania tecnológica.”
Quem fabrica o chip?
“O Ceitec é uma empresa pública especializada na produção de chips. O que isso significa? A produção de chips envolve processos industriais extremamente complexos de micro e nanofabricação não apenas de dispositivos eletrônicos, mas de diversos tipos de materiais“, explicou Euclides Lourenço Chuma, membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e pesquisador no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.
“Sem contar que esse mercado impulsiona outros mercados, principalmente o de serviços como telecomunicações, que possuem cifras bilionárias, além de diversos outros dispositivos eletrônicos como computadores. Todos eles precisam de semicondutores para ter esse crescimento.”
“Quando se fala na produção de chips, existe uma série de outros produtos, como sensores, que utilizam tecnologias que o Ceitec é capaz de produzir, então é realmente relevante a retomada da empresa na fabricação de produtos eletrônicos no cenário nacional.”
Ceitec, uma pesquisa brasileira
“Tudo isso é muito positivo porque esses profissionais que trabalham na indústria de semicondutores são altamente qualificados e inclusive geram empregos qualificados em toda a cadeia produtiva, então é de fundamental importância o Ceitec nesse contexto”, disse Chuma.
“Dentro do BRICS essa troca de tecnologia, de conhecimento, […] [esse] intercâmbio de pesquisadores, […] de tecnologias é extremamente importante“, afirmou Farias.
Nesse ponto, resume Farias, o Ceitec “permite pesquisa, permite desenvolvimento, permite subsistência e é o primeiro passo na criação de um cenário favorável para a ciência e a tecnologia aqui no Brasil“.
Fonte: sputniknewsbrasil