Leão XIV será o 267º líder da Igreja Católica, servindo de guia para 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Nascido em em 14 de setembro de 1955, na cidade de Chicago, EUA, ele foi estudante da União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia. Aos 27 anos, foi enviado pela ordem a Roma para estudar direito canônico, na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino.
No final da década de 1980, Prevost realizou uma missão no Peru, experiência que o tornou fluente em espanhol e aprofundou seu entendimento sobre o papel da Igreja Católica na América Latina. Até recentemente, ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos, função que lhe proporcionou grande conhecimento sobre a estrutura eclesiástica e participação direta na nomeação de bispos ao redor do mundo.
Em entrevista ao site do Vaticano, Prevost compartilhou sua visão sobre a missão episcopal.
“O bispo é chamado autenticamente para ser humilde, para estar perto das pessoas que ele serve, para caminhar com elas, para sofrer com elas e procurar formas de que ele possa viver melhor a mensagem do Evangelho no meio de sua gente.”
Apoiadores de Prevost o apresentaram como uma “alternativa equilibrada” entre os possíveis candidatos à liderança da Igreja, em meio à tensão entre alas conservadoras e progressistas.
Diferentemente de seu antecessor, um franciscano, Prevost pertence a uma ordem agostiniana. Segundo alguns padres, enquanto o papa Francisco se expressava de forma mais imediata, Leão XIV deverá ser mais contido em suas declarações.
Fonte: sputniknewsbrasil