Quem é a Seres, nova marca de carros elétricos chineses que acaba de chegar ao Brasil?


RESUMO DA MATÉRIA

Uma nova marca chinesa desembarca no Brasil após a chegada de BYD e GWM nos anos anteriores: a Seres. A marca com coração norte-americano desenvolve carros junto com a Huawei, empresa de tecnologia da China conhecida pelos smartphones.

Mas, quem é a Seres e quais carros serão lançados no Brasil?

A Seres é uma empresa bem nova, fundada em 2016. Ela foi concebida inicialmente como SF Motors no Vale do Silício (EUA), produz veículos elétricos e seus investimentos vêm de dois grupos empresariais chineses, Dongfeng e Sokon (DFSK).

A marca tem sete fábricas no mundo, sendo duas na China, quatro nos Estados Unidos e uma no Japão. Os veículos do Brasil serão importados da Xangai.

A estreia no país será nesta quinta-feira (26) com o Seres 3. O SUV elétrico compacto é um pouco maior do que o Hyundai Creta.

VEJA TAMBÉM

São 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O porta-malas comporta 318 litros, já o entre-eixos não foi revelado. Para efeitos de comparação, o Creta tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura, e 2,61 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade para 422 litros.

O Seres 3 é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolve 163 cv e 30,6 kgfm de torque, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

O conjunto de baterias de íon-lítio de 53 kW proporcionam até 206 km de autonomia, segundo o Inmetro — números inferiores aos 256 km de autonomia do Jac e-JS4, dos 294 km do BYD Yuan Plus e ao Peugeot e-2008, que roda até 234 km.

O SUV pode ser plugado em fontes de corrente alternada de 7 kW, onde demora pouco mais de sete horas e meia para chegar aos 100%. Em fontes de corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% da carga em 38 minutos.

O preço será de R$ 239.900, mas se o cliente quiser o modelo blindado de fábrica o valor sobre para R$ 319.900. Em termos de posicionamento de preço, o Seres 3 será o segundo SUV elétrico mais “barato” do Brasil, ficando atrás apenas do Hyundai Kona EV, oferecido por R$ 219.990. É provável, no entanto, que a vice posição não dure muito por conta da chegada no inédito Volvo EX30, que promete custar entre R$ 230 mil e R$ 250 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça do Trabalho valida registro de conversas em WhatsApp como prova contra falso testemunho
Próxima eSocial: AMM orienta municípios sobre envio de informações fiscais à Receita Federal