O Instituto Argonauta divulgou um balanço alarmante nesta quinta-feira (11), revelando que quatro baleias-jubarte foram encontradas sem vida nas praias do Litoral Norte de São Paulo nas últimas semanas.
Duas dessas baleias foram localizadas no sábado (6) nas praias de Paúba e Boracéia, em São Sebastião. Anteriormente, em 30 de junho, outra baleia foi encontrada em Guaecá, também no mesmo município. O quarto registro de uma jubarte morta ocorreu em Ubatuba.
Em São Sebastião, os cadáveres foram descobertos nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. Já em Ubatuba, a carcaça foi avistada na Praia da Picinguaba.
De acordo com o Instituto Argonauta, com esses registros recentes, o total de baleias-jubarte mortas no Litoral Norte paulista chegou a seis nos últimos meses.
A baleia avistada por pescadores em Ubatuba não foi localizada pelo Instituto, enquanto em São Sebastião, apesar do avançado estado de decomposição, foi possível identificar que se tratavam de jubartes juvenis.
A causa exata das mortes ainda não foi determinada, mas o Instituto indicou que poderiam estar relacionadas a diversas causas, incluindo escassez de alimento, doenças e interações acidentais com atividades pesqueiras.
Fonte: gazetabrasil