Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A espera para conhecer os melhores jogadores da última temporada chegou ao fim. Nesta noite, às 16h, horário de Brasília, será realizada a entrega do Bola de Ouro 2025, no Teatro de Châtelet, em Paris, um dos prêmios mais prestigiados do mundo, que reconhece os melhores futebolistas e treinadores da temporada, nas categorias masculina e feminina. Nesta edição, a expectativa prévia não gerou tanto burburinho quanto em anos anteriores, mas sempre desperta curiosidade e debates sobre os premiados pela revista France Football.
Os grandes favoritos na categoria masculina são Ousmane Dembélé, atacante do PSG e atual campeão da Europa, e os jogadores do Barcelona Raphinha e Lamine Yamal, trio que foi analisado com inteligência artificial para prever o vencedor. Outros nomes de destaque que podem figurar entre os primeiros colocados são o português Vitinha, Kylian Mbappé, Mohamed Salah e os espanhóis Fabián Ruiz e Pedri. No futebol feminino, se destacam Alessia Russo, Mariona Caldentey e vencedoras anteriores como Aitana Bonmatí e Alexia Putellas.
Além do prêmio principal, a gala entrega outros troféus: Troféu Kopa (melhor jogador com menos de 21 anos); Troféu Yashin (melhor goleiro); Troféu Gerd Müller (artilheiro); Prêmio Sócrates (compromisso social); Troféu Johan Cruyff (melhor treinador) e o reconhecimento aos melhores clubes da temporada.
O critério de votação reúne 100 jornalistas das 100 nações melhor posicionadas no ranking da FIFA, responsáveis por eleger o vencedor do Bola de Ouro e do Troféu Yashin. Já o prêmio de melhor jovem é escolhido entre os vencedores do Bola de Ouro ainda vivos. Antes dessas votações, os jornalistas da L’Équipe e da France Football selecionam 30 indicados na categoria masculina e 20 na feminina. Para os troféus Yashin e Kopa, são elaboradas listas com dez jogadores.
Apesar da percepção comum de que o vencedor do Bola de Ouro recebe uma grande quantia em dinheiro, isso não é verdade. Não há compensação financeira direta. O prêmio, respaldado por France Football e UEFA, entrega apenas o troféu, avaliado em cerca de 3.000 euros, embora não seja de ouro puro.
Os patrocinadores do evento também não oferecem cheques ou prêmios em dinheiro. A remuneração dos premiados, quando existe, vem de contratos com clubes, bônus por conquistas, renovações ou melhorias contratuais, como já ocorreu em temporadas anteriores. Além disso, conquistar o Bola de Ouro abre oportunidades de grandes contratos de patrocínio com marcas internacionais.
O impacto do prêmio vai além do dinheiro. Ele representa status e valorização de mercado, elevando imediatamente a cotação do jogador e seu reconhecimento global, consolidando-o como estrela mundial. Em resumo, o prestígio e a projeção internacional superam amplamente a ausência de recompensa financeira direta.
Fonte: gazetabrasil