Qual é a diferença entre carro voador, helicóptero e drone?


A Embraer anunciou na última semana que vai produzir um carro voador elétrico em Taubaté (SP), em parceria com a Eve Airmobility. A expectativa é de que os primeiros veículos, chamados eVTOLs, sejam lançados em 2026.

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Cerca de 2,8 mil eVTOLs já foram encomendados, o que representa mais de US$ 8 bilhões em faturamento – quase R$ 40 bilhões na conversão direta. Operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e de plataforma de voos são os principais clientes.

A Embraer diz que irá ampliar uma instalação já existente em Taubaté para produzir o carro voador. Segundo o g1, a Cetesb ainda não recebeu solicitações de licença ambiental específica para a atividade ou expansão no local.

Somente as projeções do veículo foram divulgadas até o momento. A Embraer afirma que testes são realizados nos Estados Unidos, mas não publicou imagens.

O único detalhe técnico do eVTOL divulgado no anúncio da Embraer é a sua autonomia: cerca de 100 km. Portanto, o carro voador será capaz de fazer o translado entre São Paulo e Campinas, que tem cerca de 95 km, mas chegará ao destino com pouca autonomia.

Carro voador é um termo informal para denominar os eVTOLs, que aos poucos ganham espaço nas grandes cidades do mundo. A sigla em inglês quer dizer Electric Vertical Take-off and Landing (Veículo Elétrico de Pouso e Decolagem Vertical).

Em sua maioria, esses veículos lembram helicópteros, mas alguns fogem da proposta urbana e parecem drones. Este é o caso de um eVTOL desenvolvido na Austrália, movido a hidrogênio e que pode atingir até 360 km/h.

Trata-se de um modelo de corrida, que deve começar a ser utilizado a partir de 2024. Diferentemente do eVTOL da Embraer, o modelo australiano batizado de Airspeeder Mk4 tem os rotores na mesma altura da cabine.

O modelo nacional está mais para um helicóptero normal, mas não tem a grande hélice no topo da cabine, e sim quatro, separadas em “asas”. Na traseira, o eVTOL nacional tem dois rotores que lembram drones.

Apesar do design, a principal diferença dos carros voadores ppara os helicópteros está na matriz energética. Enquanto os carros voadores são movidos a eletricidade, os helicópteros são abastecidos com querosene ou gasolina, incomparavelmente mais poluentes.

A diferença na autonomia é significativa. O eVTOL se desloca por 100 km, enquanto o alcance dos helicópteros pode chegar a 650 km.

Outra questão compartilhada com os carros elétricos é o tempo de recarga. Um helicóptero pode ser abastecido em alguns minutos, mas um eVTOL precisa de várias horas plugado em um carregador para voltar a voar.

Isso poderia ser resolvido com um arranjo de baterias substituíveis em estações de recarga. A Embraer ainda não divulgou se isso será possível no novo eVTOL. Este arranjo á é aplicado em outros veículos, como motos elétricas.

A Voltz, em parceria com o iFood, instalou estações de substituição de baterias para os entregadores em São Paulo. Dessa forma, o motociclista não precisa plugar a moto em uma tomada para carregar. Basta substituir a bateria.

A única semelhança prática entre carros voadores, helicópteros e drones é que todos decolam e pousam na vertical. De resto, são totalmente diferentes. O eVTOL da Embraer em parceria com a Eve deve ser mostrado nos Estados Unidos antes de ser produzido no Brasil.

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Fonte: direitonews

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