Qual Comprar 2024: Renault Kardian é SUV compacto de melhor custo do Brasil


O Qual Comprar 2024 é um superguia que compara 150 carros e mostra as melhores opções em 16 categorias. Quando assunto é SUV compacto, a disputa é uma das mais difíceis justamente porque é a categoria mais disputada do Brasil. E o novato Renault Kardian levou a melhor.

Versão sugerida: Première Edition
Preço: R$ 112.790 a R$ 132.790
Motor: 1.0T/125 cv (F)
Câmbio: DCT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.250 / Homem R$ 3.336
Revisões: R$ 2.380
Desvalorização: ND
Peças: R$ 9.037
Porta-malas: 358 litros
Lançamento: 2024

Fazia tempo que a Renault não tinha um carro nacional tão bem resolvido quanto o Kardian. O SUV estreou em março com boas armas para enfrentar Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. No comparativo entre os três, reportagem que foi tema de capa da edição 701, o novato se saiu vencedor diante dos dois rivais. Oferecido em três versões, o modelo feito em São José dos Pinhais (PR) inaugura uma nova fase para a marca no país, estreando a plataforma RGMP e um conjunto motriz formado por motor e câmbio inéditos.

Todas as configurações vêm com o 1.0 TCe turbo flex de três cilindros, 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e câmbio automatizado EDC de dupla embreagem e seis marchas. Trata-se do motor de 1 litro com maior torque do mercado brasileiro. Além de ter bom desempenho, ser mais econômico que seus rivais e usar uma base que tem sido elogiada pelo mercado, o Kardian chega com custos de manutenção atraentes para o segmento. Sua cesta de peças é a mais barata entre todos os SUVs compactos aqui listados e a cotação de seguro é competitiva. Só as revisões poderiam ser mais em conta.

Ponto positivo: Desempenho; consumo; preço da cesta de peças; qualidade construtiva
Ponto negativo: Por ser novo, ainda não se sabe como vai se comportar no mercado de usados

CAOA Chery Tiggo 5X

Preços: R$ 115.990 a R$ 144.990
Versão sugerida: Sport
Motor: 1.5T/150 cv (F) e 1.5T/160 cv (HF)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.172 / Homem R$ 3.248
Revisões: R$ 2.256
Desvalorização: 19,1%
Peças: R$ 14.388
Porta-malas: 330/340 litros
Lançamento: 2018

Modelo de entrada da linha de SUVs da Caoa Chery no Brasil, o Tiggo 5X é oferecido em três versões. A Sport tem um grande apelo em custo/benefício, por custar R$ 115.990 com motor 1.5 turbo flex de 150 cv e um pacote de equipamentos honesto. A opção Pro Hybrid Max Drive tem assistências de condução, 10 cv extras e consumo um pouco melhor, graças ao sistema micro-híbrido. Cotações de seguro e revisões estão na média do mercado, mas a cesta de peças é uma das mais caras e a desvalorização, uma das mais altas.

Preços: R$ 119.900 a R$ 173.390
Versão sugerida: LTZ
Motor: 1.0T/116 cv (F) e 1.2T/133 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.719 / Homem R$ 4.912
Revisões: R$ 2.096
Desvalorização: 6,3%
Peças: R$ 12.547
Porta-malas: 393 litros
Lançamento: 2020

Segundo SUV mais vendido no ano passado, o Chevrolet Tracker tem cinco versões e duas motorizações: 1.0 turbo de 116 cv e 16,8 kgfm e 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm. Todas são três-cilindros, flex e automáticas de seis marchas. A versão sugerida é a LTZ, a mais completa entre as 1.0. Tem chave presencial, partida por botão, monitor de ponto cego, frenagem de emergência e rodas aro 17. O Tracker desvaloriza pouco e possui preços de manutenção e seguro compatíveis com a categoria. Mas deve ser reestilizado em 2025.

Preços: R$ 111.990 a R$ 141.990
Versão sugerida: Shine Pack
Motor: 1.6/120 cv (F) e 1.6T/173 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.131 / Homem R$ 5.031
Revisões: R$ 2.508
Desvalorização: 33,6%
Peças: R$ 13.761
Porta-malas: 320 litros
Lançamento: 2018

Apesar de a Citroën negar, o C4 Cactus está se despedindo do mercado brasileiro para dar lugar de vez à nova família C3. A produção deve ser encerrada ainda neste ano e as concessionárias estão com estoques baixos do modelo. Se quiser apostar, vale a pena negociar um bom desconto para pegar a versão de topo com motor 1.6 THP (173 cv e 24,5 kgfm). Os custos para manter o SUV são condizentes com o segmento, mas esteja preparado para a alta desvalorização na hora da revenda.

Prçeos: R$ 117.990 a R$ 160.990
Versão sugerida: Audace
Motor: 1.0T/130 cv (F) e 1.3T/185 cv (F)
Câmbio: CVT/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.973 / Homem R$ 3.195
Revisões: R$ 2.428
Desvalorização: 7,8%
Peças: R$ 10.478
Porta-malas: 516 litros
Lançamento: 2022

Com uma gama mais enxuta que a do Pulse, já que não há motor 1.3 ou câmbio manual, o Fastback traz só motores turbo e câmbio automático (CVT no 1.0 e epicíclico no 1.3). O SUV cupê peca em itens como acabamento e espaço interno, que poderiam ser melhores, e pela ausência de controle de cruzeiro adaptativo.

Por outro lado, dispõe do maior porta-malas do segmento, além de ter ótimo desempenho e custos muito comedidos. E ainda desvaloriza em um ritmo abaixo da média, embora o percentual de 7,8% não seja tão excepcional assim.

Preços: R$ 103.990 a R$ 150.990
Versão sugerida: Audace
Motor: 1.3/107 cv (F), 1.0T/130 cv (F) e 1.3T/185 cv (F)
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.993 / Homem R$ 3.182
Revisões: R$ 1.796
Desvalorização: 1,2%
Peças: R$ 12.219
Porta-malas: 320 litros
Lançamento: 2021

O Fiat Pulse é um SUV de extremos: é um dos últimos do mercado com câmbio manual e, ao mesmo tempo, oferece uma versão esportiva de verdade, a Abarth. Assim, sua gama traz o recorde de quatro opções de trens de força. Surpreende o índice de desvalorização baixíssimo, melhor até que o do Honda HR-V. Demais custos também são baixos em comparação com a maioria dos concorrentes. A versão sugerida, Audace, custa R$ 118.990 e já inclui um pacote honesto de equipamentos, além de motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm.

Preços: R$ 152.700 a R$ 199.800
Versão sugerida: Advance
Motor: 1.5/126 cv (F) e 1.5T/177 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.148 / Homem R$ 3.897
Revisões: R$ 1.954
Desvalorização: 2,6%
Peças: R$ 14.525
Porta-malas: 354 litros
Lançamento: 2022

Com a segunda geração nacional lançada em 2022, o Honda HR-V deve passar por uma reestilização no ano que vem. Mas não espere por uma versão híbrida, prevista só para 2028. Por ora, o SUV pode ter o 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm ou o 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, sempre automático. Escolhemos a versão Advance turbo pelo bom desempenho e por não ser tão cara (R$ 188.500). Se os custos para manter o HR-V estão na média do segmento, a desvalorização baixa é seu maior trunfo. Aqui pesa o fator Honda.

Preços: R$ 135.390 a R$ 179.890
Versão sugerida: Platinum Safety
Motor: 1.0/120 cv (F) e 2.0/167 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.962 / Homem R$ 3.075
Revisões: R$ 1.795
Desvalorização: 9,6%
Peças: R$ 13.135
Porta-malas: 422 litros
Lançamento: 2021

Mesmo com o visual polêmico da segunda geração, o Hyundai Creta continua fazendo sucesso no mercado brasileiro. Contando apenas o varejo, é o SUV mais vendido no país. São cinco versões, quatro delas equipadas com motor 1.0 turbo de 120 cv e uma de topo com o veterano 2.0 aspirado de 167 cv, ambos flex. O câmbio é sempre automático de seis marchas. A versão sugerida, Platinum Safety, traz sistemas de auxílio à condução. Os valores de manutenção são compatíveis com a categoria, já o seguro é o mais barato do grupo.

Hyundai Creta Action

R$ 116.590
Versão sugerida: Única
Motor: 1.6/130 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.962 / Homem R$ 3.075
Revisões: R$ 1.782
Desvalorização: 9,3%
Peças: R$ 11.114
Porta-malas: 431 litros
Lançamento: 2017

Com visual da primeira geração e o veterano motor 1.6 flex de 130 cv, o Creta Action resiste ao tempo e já está até na linha 2025, com preço menor que o de um HB20 de topo. Deve, enfim, sair de linha no ano que vem, pois o propulsor não atenderá mais às leis de emissões brasileiras. Enquanto segue vivo, é a aposta para quem quer a posição de dirigir mais elevada de um SUV pagando barato e sem ligar para o ar datado. Pelo menos os custos para mantê-lo e o seguro são camaradas, e a desvalorização é até menor que a do Creta novo.

Jeep Renegade

Preços: R$ 118.290 a R$ 187.990
Versão sugerida Turbo 270 4×2
Motor: 1.3T/185 cv (F)
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.675 / Homem R$ 4.043
Revisões: R$ 2.613
Desvalorização: 16,9%
Peças R$ 13.216
Porta-malas: 320 litros
Lançamento 2015

Com quase 500 mil unidades vendidas desde seu lançamento, em 2015, o Renegade é o maior sucesso da Jeep no Brasil. Sempre com motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm, ele é atualmente vendido em versões 4×2 ou 4×4, automáticas de seis ou nove marchas. Sugerimos a de entrada, sem nome, que cobra menos de R$ 120 mil e tem pacote honesto, mantendo o acabamento que ainda é referência no segmento e o design tão característico que seduziu os brasileiros. Ruim é o índice de desvalorização: quase 17%.

R$ 129.990
Versão sugerida: Única
Motor: 1.0T/120 cv (F)
Câmbio: AT7
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 5.930 / Homem R$ 11.579
Revisões: R$ 1.918
Desvalorização: ND
Peças: R$ 25.500
Porta-malas: 325 litros
Lançamento:

Apesar de ser anunciado como o híbrido mais barato do Brasil, o Kia Stonic traz apenas um sistema micro-híbrido de 48V. Ele dá um pequeno auxílio de potência ao motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina (o mesmo do HB20). No total, são 120 cv e 20,4 kgfm. O consumo de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada não espanta, mas é honesto para um veículo MHEV. O preço também pode ser considerado competitivo. Porém, a cotação de seguro e a cesta de peças são as mais caras com sobras, o que dificulta a escolha. 2022

Preços: R$ 112.990 a R$ 152.190
Versão sugerida: Advance CVT
Motor: 1.6/113 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.908 / Homem R$ 3.099
Revisões: R$ 2.148
Desvalorização: 12,3%
Peças: R$ 13.063
Porta-malas: 432 litros
Lançamento: 2016

Entre os pontos fortes do Nissan Kicks estão o bom custo/benefício, o consumo comedido para um SUV e a ampla gama com sete versões. Só que o motor 1.6 flex de 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT que simula seis marchas, parece já não dar conta de seu porte. A versão sugerida, Advance, traz central multimídia de 8”, quadro de instrumentos digital de 7”, chave presencial, botão de partida e rodas aro 17. O Kicks tem custos competitivos, mas trocará de geração em 2025. O modelo atual seguirá em linha, porém será reestilizado.

Preços: R$ 89.990 a R$ 134.990
Versão sugerida: Style THP
Motor: 1.6/120 cv (F) e 1.6T/173 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.087 / Homem R$ 3.287
Revisões: R$ 684
Desvalorização: 16,3%
Peças R$ 10.260
Porta-malas: 434 litros
Lançamento: 2015

O Peugeot 2008 está muito perto de receber sua segunda geração no Brasil. O modelo atual conta os dias para a aposentadoria e, por isso, chega a ser encontrado a preço de 208 1.0 nas lojas. Nesse caso, a compra pode valer a pena. O 2008 já sente o peso de seus nove anos e ficou muito atrás dos rivais no quesito modernidade. A compensação vem do potente motor 1.6 THP de 173 cv. A versão recomendada, Style, custa R$ 129.990 e traz de série teto solar panorâmico, seis airbags, câmera de ré e ar digital de duas zonas.

Preços: R$ 125.890 a R$ 157.990
Versão sugerida: Iconic Plus
Motor: 1.6/120 cv (F) e 1.3T/170 cv (F)
Câmbio: MT5/CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.242 / Homem R$ 2.986
Revisões: R$ 1.950
Desvalorização: 10,2%
Peças: R$ 6.764
Porta-malas: 475 litros
Lançamento: 2011

No início do ano, o Duster passou por uma leve atualização para ganhar fôlego, pois a Renault não trará a nova geração europeia do SUV tão cedo para o Brasil. As mudanças incluíram seis airbags de série, sensor de chuva e carregador por indução. Três versões são 1.6 aspiradas de 120 cv, mas sugerimos a de topo, 1.3 turbo de 170 cv com oito marchas simuladas. O Duster ainda é o SUV compacto mais espaçoso e um dos mais robustos do mercado. Agrada, ainda, pelos custos moderados de manutenção, mas sente o peso da idade.

Preços: R$ 142.990 a R$ 206.990
Versão sugerida: 4You AT
Motor: 1.5/108 cv
Câmbio: MT5/AT4
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 3.236 / Homem R$ 5.768
Revisões: R$ 3.519
Desvalorização: ND
Peças R$ 10.684
Porta-malas: 85 litros
Lançamento: 2018

Único Suzuki à venda no Brasil hoje, o Jimny Sierra é um jipe pequeno e carismático voltado ao off-road, o popular “SUV raiz”. Porém, é pouco ergonômico e prático. Tem espaço reduzido e ajustes limitados para o motorista. O motor 1.5 a gasolina de 108 cv e 14,1 kgfm, com câmbio automático de quatro marchas e tração 4×4, é mais amigável no fora de estrada do que na cidade. Os custos são surpreendentemente baixos para um importado que pode superar os R$ 200 mil. E olha que ele ficou mais barato nos últimos meses.

Preços: R$ 119.890 a R$ 175.990
Versão sugerida 200 TSI
Motor: 1.0/128 cv (F) e 1.4T/150 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.338 / Homem R$ 3.163
Revisões: Grátis
Desvalorização: 10,5%
Peças: R$ 8.317
Porta-malas: 420 litros
Lançamento: 2019

SUV compacto mais vendido no Brasil, o Volkswagen T-Cross passou por seu primeiro facelift desde o lançamento, em 2019. As novidades são discretas e se concentram mais no painel, com novos revestimentos e uma central multimídia com tela semiflutuante. Na mecânica, nada muda: motores TSI turbo flex 1.0 (128 cv e 20,4 kgfm) e 1.4 (150 cv e 25,5 kgfm), e câmbio automático de seis marchas. Com as três primeiras revisões bonificadas, pacote honesto e preço em R$ 142.900, recomendamos a versão 200 TSI.

Preços: R$ 119.990 a R$ 151.590
Versão sugerida: Comfortline
Motor: 1.0T/128 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.133 / Homem R$ 3.139
Revisões: Grátis
Desvalorização: 13,8%
Peças R$ 8.047
Porta-malas: 415 litros
Lançamento: 2020

Com dinâmica afiada, o Nivus foi um dos maiores acertos da Volkswagen nos últimos tempos. O SUV cupê só não faz mais sucesso por causa dos preços. São três versões, todas 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm, automáticas de seis marchas. A intermediária, Comfortline, tem bons itens de série e é quase R$ 20 mil mais barata que a de topo, Highline. As três primeiras revisões básicas saem de graça e a cesta de peças é a mais barata do segmento, tornando-o ainda mais atraente. Mas saiba que um facelift vem aí no fim do ano.

Preços: R$ 112.990 a R$ 128.590
Versão sugerida Feel Pack
Motor: 1.0T/130 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.983 / Homem R$ R$ 4.157
Revisões: R$ 2.214
Desvalorização: ND
Peças: R$ 7.820
Porta-malas: 493 litros (5L) e 50 litros (7L)
Lançamento: 2023

O SUV é o segundo dos três carros que a Citroën prometeu para o Brasil (além do hatch C3 e do futuro SUV cupê Basalt). O Aircross é um dos utilitários turbo mais acessíveis do segmento, já que o preço começa em R$ 113 mil. Apesar do acabamento simples, seu conjunto mecânico agrada. Trata-se do motor 1.0 de três cilindros, que entrega até 130 cv e 20,4 kgfm, e câmbio CVT. O trunfo, no entanto, é o conforto proporcionado pela suspensão. Versões de sete lugares para famílias grandes também existem e você confere nas próximas páginas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Avanço na regulação torna Brasil promissor em bioinsumos
Próxima Operação da Polícia Federal erradica mais de 7 mil pés de maconha em Terras Indígena