O Qual Comprar 2024 é um superguia que compara 150 carros, divididos em 16 categorias, e mostra as melhores opções avaliando critérios como preço, custo de manutenção e seguro e equipamentos. Para conferir em mais detalhes como funciona o regulamento, basta clicar aqui. Inaugurando a lista de categorias está a de hatches compactos, uma das mais disputadas.
De: R$ 82.290 a R$ 119.590
Versão sugerida: Comfort Plus AT
Motor: 1.0/80 cv e 1.0T/120 cv
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.367 / Homem R$ 2.257
Revisões: R$ 1.580
Desvalorização: 4,8%
Peças: R$ 8.122
Porta-malas: 300 litros
Lançamento: 2022
Vencedor em 2023, o Hyundai HB20 repete a conquista neste ano. Pesa a favor do hatch o visual acertado depois do antecessor polêmico. Somente as luzes de seta traseiras poderiam ser integradas à lanterna em vez de ficarem na parte inferior do para-choque. O HB20 tem boa dinâmica e, ainda, preços de seguro e de manutenção em conta, garantia de cinco anos (rara no segmento) e baixa desvalorização. O modelo é um dos carros mais vendidos no país, ao lado de Fiat Strada, VW Polo e Chevrolet Onix.
Na linha 2025, a Hyundai enxugou as versões do HB20 — mas ainda são oito disponíveis — e melhorou a lista de equipamentos de algumas delas. As três de entrada trazem motor 1.0 aspirado de 80 cv e câmbio manual de cinco marchas. Com a motorização 1.0 turbo de 120 cv, há uma versão com o câmbio manual e quatro com o automático de seis marchas.
A configuração indicada, Comfort Plus, com motor turbinado, passa a oferecer sensor de estacionamento traseiro, função one touch nos quatro vidros e rodas de liga leve de 16” com acabamento cinza. Custos de revisões e peças estão de acordo com a categoria.
Ponto positivo: Visual mais acertado e baixa desvalorização; peças e revisões na média do segmento
Ponto negativo: O acabamento merecia mais atenção e a luz de seta traseira deveria ser integrada às lanternas.
De: R$ 87.790 a R$ 119.790
Versão sugerida: LTZ AT Turbo
Motor: 1.0/82 cv e 1.0T/116 cv
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.400 / Homem R$ 2.149
Revisões: R$ 2.084
Desvalorização: 1,9%
Peças: R$ 9.441
Porta-malas: 280 litros
Lançamento: 2019
O Chevrolet Onix já foi líder de mercado por seis anos consecutivos, entre 2015 e 2020, mas acabou perdendo espaço para alguns rivais mais modernos. O hatch é oferecido em sete versões e com duas opções de motorização. As de entrada trazem o 1.0 aspirado de até 82 cv, sempre com câmbio manual. As demais são equipadas com o 1.0 turbo de 116 cv. O hatch merece dois pontos de atenção: a cesta de peças, uma das mais caras do segmento, e uma reestilização que deve surgir ainda neste ano. Mas a desvalorização é bem baixa.
De: R$ 74.790 a R$ 100.990
Versão sugerida: Feel Pack
Motor: 1.0/75 cv e 1.6/120 cv
Câmbio MT6/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.637 / Homem R$ 4.163
Revisões: R$ 1.982
Desvalorização: -13%
Peças R$ 6.252
Porta-malas: 315 litros
Lançamento: 2022
Se outrora o Citroën C3 foi quase um hatch premium, o atual modelo é um dos carros mais baratos da Stellantis hoje em dia. O hatch está disponível em cinco versões. Três são equipadas com o 1.0 de até 75 cv, sempre pareado ao câmbio manual de cinco marchas. Já as opções com motor 1.6 têm até 120 cv e 15,7 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Entretanto, o 1.6 deve ser aposentado em breve. Assim, o C3 receberá ainda neste ano o motor 1.0 turbo, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm atrelado ao câmbio do tipo CVT.
De: R$ 84.990 a R$ 100.990
Versão sugerida Trekking: 1.3
Motor: 1.0/75 cv e 1.3/107 cv
Câmbio MT5/CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.749 / Homem R$ 2.818
Revisões: R$ 1.764
Desvalorização: 6,3%
Peças: R$ 8.050
Porta-malas: 300 litros
Lançamento: 2017
Com sete anos de mercado, o Fiat Argo pode até estar atrasado para uma atualização, mas o modelo tem sua cota de admiradores. As versões de entrada são equipadas com motor 1.0 aspirado de três cilindros de até 75 cv e 10,7 kgfm pareado com o câmbio manual de cinco marchas. As demais trazem o 1.3 de 107 cv e 13,4 kgfm, que pode ser atrelado ao mesmo câmbio manual ou ao CVT de sete marchas simuladas. Essa última configuração dá ao Argo o título de carro automático mais barato do mercado brasileiro.
De: R$ 72.990 a R$ 75.990
Versão sugerida: Trekking
Motor: 1.0/74 cv
Câmbio: MT5
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.015 / Homem R$ 4.447
Revisões: R$ 2.288
Desvalorização: 13,2%
Peças: R$ 8.265
Porta-malas: 200 litros
Lançamento: 2016
O Fiat Mobi é o carro mais barato do Brasil. Pelo menos até o fechamento desta edição. Isso porque o compacto alterna constantemente o troféu com o Renault Kwid. São apenas duas versões, ambas com motor 1.0 aspirado de 74 cv e câmbio manual de cinco marchas. O que muda é o visual: a versão Trekking tem estilo aventureiro. Apesar de ser mais barato, o Mobi tem custos de manutenção bem superiores aos do Kwid. O seguro para o perfil masculino também chama a atenção negativamente pelo preço de R$ 4.447.
De: R$ 113.600 a R$ 138.000
Versão sugerida: EXL
Motor: 1.5/126 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.008 / Homem R$ 3.957
Revisões: R$ 1.919
Desvalorização: 5,3%
Peças: R$ 9.835
Porta-malas: 265 litros
Lançamento: 2022
Desde o início deste ano, o Honda City hatch traz duas novas versões de entrada no catálogo, a EX e a LX. Dessa forma, o modelo fica mais competitivo diante de rivais como VW Polo e Toyota Yaris. Ambas mantêm o motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm das demais, além do câmbio CVT. A versão sugerida é a EXL, mais completa, com central de 8”, painel digital de 7”, bancos de couro e monitoramento de funções do veículo pelo celular. Ainda em 2024 o hatch deve passar por uma pequena atualização visual e no interior.
De: R$ 77.990 a R$ 116.490
Versão sugerida: Allure Turbo
Motor: 1.0/75 cv e 1.0T/130 cv (F)
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.035 / Homem R$ 3.538
Revisões: R$ 2.172
Desvalorização: 7,4%
Peças R$ 8.726
Porta-malas: 265 litros
Lançamento: 2020
Prestes a ser atualizado, o Peugeot 208 caiu nas graças do público em virtude de seu visual moderninho e do lançamento de versões mais em conta após a criação da Stellantis. Hoje, o hatch tem cinco versões, duas com o 1.0 aspirado de 75 cv e três com o 1.0 turbo de 130 cv. As opções com o 1.6, que será aposentado, já não são mais oferecidas. O custo de revisões programadas é bem convidativo, assim como a cesta de peças e o seguro, entre os mais baratos da categoria. O consumo pode chegar a 14,1 km/l na estrada.
De: R$ 73.640 a R$ 79.430
Versão sugerida: Outsider
Motor: 1.0/71 cv
Câmbio: MT5
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.605 / Homem R$ 2.899
Revisões: R$ 1.543
Desvalorização: 11,6%
Peças: R$ 3.671
Porta-malas: 290 litros
Lançamento: 2017
Um dos carros mais baratos do Brasil, o Renault Kwid chegou à linha 2025 sem novidades. O compacto é oferecido em quatro versões, todas equipadas com motor 1.0 flex de três cilindros que entrega até 71 cv. Esse trem de força leva o modelo aos 100 km/h em 13,2 segundos. O Kwid roda 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 15,3 km/l e 15,7 km/l, respectivamente, com gasolina. A cesta de peças e as revisões são em conta, mas as apólices de seguro para perfis masculinos podem chegar a quase R$ 3 mil.
R$ 84.470
Versão sugerida: Zen
Motor: 1.0/82 cv
Câmbio: MT5
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.690 / Homem R$ 3.032
Revisões: R$ 1.963
Desvalorização: 22,9%
Peças: R$ 6.497
Porta-malas: 320 litros
Lançamento: 2014
Apesar de ainda aparecer no site da Renault, a versão 1.6 do Stepway não é mais oferecida, como confirmou o presidente da empresa, Ricardo Gondo, a Autoesporte. Permanece em linha apenas na opção Zen, com motor 1.0 aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas. A lista de equipamentos traz airbags laterais, direção hidráulica, ar-condicionado, sensor de estacionamento e multimídia de 7” com conexão para Apple CarPlay e Android Auto. Mas fique atento porque o ex-Sandero pode ser descontinuado ao longo deste ano.
De: R$ 97.990 a R$ 122.090
Versão sugerida: XS
Motor: 1.5/110 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.627 / Homem R$ 2.859
Revisões: R$ 1.870
Desvalorização: 6,4%
Peças: R$ 7.311
Porta-malas: 310 litros
Lançamento: 2018
Lançado em 2018, o Toyota Yaris recebeu sua última reestilização em 2022. Apesar de o visual não ter mudado tanto e o trem de força ter sido mantido, o modelo ganhou alguns equipamentos interessantes, especialmente no quesito segurança. Todas as versões trazem sete airbags, e as configurações XS e XLS agora têm sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa. O motor é sempre o mesmo: 1.5 flex de até 110 cv. Com gasolina, o Yaris consegue fazer médias de 12,2 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
De: R$ 89.290 a R$ 153.790
Versão sugerida: Highline
Motor: 1.0/84 cv, 1.0T/116 cv e 1.4T/150 cv
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.773 / Homem R$ 2.915
Revisões: R$ 2.240
Desvalorização: 15,5%
Peças: R$ 4.561
Porta-malas: 300 litros
Lançamento: 2018
Este deve ser o melhor ano do hatch no Brasil. O recente facelift e a vasta gama de versões ajudam a explicar o sucesso. Mesmo assim, um simples Polo Track, que tem motor 1.0 aspirado de 84 cv e câmbio manual, custa exagerados R$ 90 mil. Quase todas as demais configurações recebem o 1.0 turbo, que rende 116 cv. A exceção é a esportiva GTS, que traz o 1.4 turbo de 150 cv. O hatch, lançado em 2018 e com um facelift nas costas, deve ter mais uns dois anos de mercado antes de uma nova geração aparecer no final de 2026 ou início de 2027.
Roteiro da boa compra – Pesquise
O que você espera de um carro? Autonomia para ir aonde quiser, no momento que desejar? Status? Um veículo para viajar? Transporte para a família? Ostentação? Em geral, no Brasil, um único carro atende a vários propósitos. Ainda assim, comece pensando no quanto o espaço, a economia, o custo de manutenção e a versatilidade são importantes para você. Se necessário, faça a velha lista de prós e contras em uma folha de papel — ou até no celular, por que não? Um recurso simples que pode ajudar na hora de tomar a decisão.
Roteiro da boa compra – Fique por dentro
É preciso ficar atento ao noticiário para saber se aquele carro de seu interesse, oferecido por bons preços nas concessionárias, está prestes a ser modificado. No Qual Comprar, Autoesporte indica se isso está próximo de ocorrer. Muitas vezes, porém, pode não ser o caso de alterações especificamente no automóvel que você deseja, mas sim o provável lançamento de um concorrente direto que pode ser uma opção melhor para você. Fique ligado no site da Autoesporte e saiba o que vai acontecer antes de acontecer.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews