Qual Comprar 2024: Honda City é o sedã compacto de melhor custo do Brasil


Agora que você sabe quais foram os vencedores do Qual Comprar 2024 nas categorias dos hatches compactos e dos carros elétricos, chegou a hora de conhecer qual modelo se destacou no segmento dos sedãs compactos. Clique aqui para ler o regulamento do superguia de compras da Autoesporte.

De: R$ 115.300 a R$ 140.500
Versão sugerida: EX
Motor: 1.5/126 CV (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.030 / Homem R$ 2.694
Desvalorização: 2,2%
Revisões: R$ 1.919
Peças: R$ 9.664
Porta-malas: 519 litros
Lançamento: 2021

O Honda City sempre teve boas qualidades, mas o preço mais alto que o dos rivais era um problema. No início deste ano, a montadora lançou uma opção mais em conta, a versão LX, que se aproxima de configurações intermediárias de Toyota Yaris Sedan ou Nissan Versa em faixa de preço. Isso sem mexer no trem de força, formado pelo competente motor 1.5 aspirado com injeção direta, de 126 cv e 15,8 kgfm de torque, e pelo câmbio CVT com sete marchas simuladas.

O novo City LX vem com itens como multimídia de 8”, seis airbags, botão de partida e rodas de 15”, entre outros. Um de seus destaques é o bom consumo, com médias de 9,9 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina. Segundo a Honda, o sedã acelera de zero a 100 km/h em 10,6 segundos e atinge máxima de 186 km/h. A baixa desvalorização e o seguro razoável também são pontos positivos. Mas fique atento, pois o modelo deve receber uma leve reestilização em breve, com visual baseado no homônimo vendido na Ásia. O sedã, inclusive, já foi flagrado em testes rodando pelo interior de São Paulo.

Ponto positivo: Bom consumo e espaço interno; baixa desvalorização; custos de revisão e peças
Ponto negativo: Preço de aquisição ainda acima da média do segmento; modelo prestes a mudar

De R$ 99.490 a R$ 125.790
Versão sugerida: LTZ AT Turbo
Motor: 1.0/82 cv (F) 1.0T/116 cv (F)
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.736 / Homem R$ 3.007
Desvalorização 19,3%
Revisões: R$ 2.084
Peças: R$ 9.673
Porta-malas: 469 litros
Lançamento: 2019

Assim como o hatch, o Chevrolet Onix Plus tem as mesmas opções de conjunto mecânico, mas com oferta de versões reduzidas a cinco. O sedã oferece apenas uma versão aspirada e foca mais na configuração 1.0 turbo de 116 cv. Econômico, tem espaço e volume de porta-malas razoáveis. Na versão sugerida, LTZ, são seis airbags de série, além de câmera de ré, central multimídia de 8” e Wi-Fi nativo (pago à parte). O preço do seguro não assusta, mas o índice de desvalorização só não supera o do Logan. E atenção: o modelo será reestilizado no ano que vem.

De R$ 93.990 a R$ 112.990
Versão sugerida Drive 1.3 AT
Motor: 1.0/73 cv (F) e 1.3/107 cv (F)
Câmbio: MT5/CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.491 / Homem R$ 3.320
Desvalorização: 11,4%
Revisões: R$ 1.764
Peças: R$ 12.206
Porta-malas: 525 litros
Lançamento: 2018

Partindo de R$ 93.990, o Fiat Cronos é o sedã mais barato do Brasil na versão Drive com motor 1.0 de 73 cv e câmbio manual de cinco marchas. As outras três versões recebem o 1.3 de até 107 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou CVT que simula sete velocidades. A versão Drive AT não é a mais cara, mas traz boa lista de equipamentos, incluindo piloto automático, direção elétrica e multimídia de 7” com Apple CarPlay e Android Auto. Seu porta-malas é o maior da categoria, mas a cesta de peças é cara e o índice de desvalorização, um dos mais altos.

De R$ 91.890 a R$ 126.590
Versão sugerida Platinum Safety
Motor: 1.0/80 cv (F) 1.0T/120 cv (F)
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.496 / Homem R$ 2.387
Desvalorização: 4,5%
Revisões: R$ 1.580
Peças: R$ 8.122
Porta-malas: 475 litros
Lançamento: 2022

seis versões na gama do HB20S, duas com motor 1.0 aspirado de 80 cv e câmbio manual de cinco marchas e quatro com o 1.0 TGDi turbo de 120 cv, sempre automático de seis marchas. O sedã tem espaço razoável e um bom porta-malas de 475 litros. A versão sugerida é a de topo, Platinum Safety. Além do motor turbo, vem com multimídia de 8” com conexão para smartphones sem fio, bancos de couro, rodas de 16” diamantadas e pacote Adas de assistência à condução. Desvaloriza pouco e tem o menor custo de revisões.

De R$ 110.590 a R$ 132.190
Versão sugerida: SR
Motor: 1.6/113 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.938 / Homem R$ 3.948
Desvalorização 6,1%
Revisões: R$ 2.178
Peças: R$ 8.334
Porta-malas: 466 litros
Lançamento: 2020

A Nissan apresentou recentemente a linha 2025 do Versa com a nova versão esportiva SR. Esta traz itens exclusivos, como grade e retrovisores pretos, aerofólio, rodas de 16” e acabamento interno com detalhes na cor laranja. Além disso, a lista de equipamentos recheada, com câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado e frenagem inteligente, faz com que seja a versão sugerida. A mecânica é sempre a mesma, formada pelo veterano motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm aliado ao câmbio CVT com seis marchas simuladas. Sua cotação de seguros é a mais cara.

De R$ 97.010 a R$ 100.500
Versão sugerida Zen
Motor: 1.0/82 cv (F)
Câmbio: MT5
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.596 / Homem R$ 3.140
Desvalorização: 19,8%
Revisões: R$ 1.843
Peças: R$ 6.063
Porta-malas: 510 litros
Lançamento: 2013

Com preços “irreais”, na faixa de R$ 100 mil para um projeto de 2013, o Renault Logan atualmente só faz sucesso entre motoristas de aplicativo. Para o trabalho é o modelo ideal, devido ao custo de manutenção — o mais baixo do segmento —, à robustez, ao bom espaço interno e ao porta-malas com excelentes 510 litros. A desvalorização, porém, encosta nos 20%. Com grandes chances de sair de linha nos próximos anos, o Logan hoje é oferecido apenas com motor 1.0 de 82 cv, câmbio manual de cinco marchas e duas opções de acabamento.

De R$ 97.990 a R$ 126.690
Versão sugerida: XS
Motor: 1.5/110 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 1.632 / Homem R$ 2.863
Desvalorização: 12,1%
Revisões: R$ 1.870
Peças: R$ 7.499
Porta-malas: 473 litros
Lançamento: 2018

Assim como o hatch, o Toyota Yaris Sedan está disponível em três versões: XL, XS e XLS. Todas trazem o motor 1.5 flex que entrega até 110 cv e 14,9 kgfm, além do câmbio CVT com sete marchas simuladas. Na versão sugerida, vem de série com sete airbags, sistema pré-colisão, alerta de evasão de faixa, central multimídia de 7” com Apple CarPlay e Android Auto, chave presencial e rodas de liga leve aro 15. Os custos de manutenção e seguro são baixos, o que estimula a compra, mas há dúvidas sobre quanto tempo mais o modelo seguirá em linha.

De R$ 111.990 a R$ 154.790
Versão sugerida: Exclusive
Motor: 1.0T/116 cv (F), 1.0T/128 cv (F) e 1.4T/150 cv (F)
Câmbio: MT5/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.920 / Homem R$ 3.204
Desvalorização 10,5%
Revisões: R$ 2.389
Peças: R$ 7.404
Porta-malas: 521 litros
Lançamento: 2017

Reestilizado em 2023, o Volkswagen Virtus ganhou ares mais refinados para se afastar da alcunha de “sedã do Polo”. O modelo é oferecido com três opções de motor. As versões de entrada trazem o 1.0 turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. As intermediárias Comfortline e Highline, sempre automáticas, vêm com o 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm. Na de topo, Exclusive, que substitui o finado esportivo GTS, o motor é 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, também automático de seis velocidades.

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Fonte: direitonews

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