Qual Comprar 2024: GWM Haval H6 PHEV é o híbrido de melhor custo do Brasil


O Qual Comprar 2024 é um superguia que compara 150 carros e mostra as melhores opções em 16 categorias. Uma das categorias mais disputadas é a dos modelos híbridos — em que o GWM Haval H6 GT desbancou seus rivais como o modelo de melhor custo do Brasil. Clique aqui para ler o regulamento.

Leia também:

Preço: R$ 279.000
Motor: 1.5T/393 cv
Câmbio: AT2
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 4.523 / Homem R$ 10.508
Desvalorização: 11,2%
Revisões: R$ 3.054
Peças: R$ 19.813
Porta-malas: 560 litros
Lançamento: 2023

Se em 2023 o Haval H6 bateu na trave porque a GWM não havia encaminhado os preços de peças e revisões, neste ano o SUV médio leva o título de melhor híbrido de 2024 com a configuração PHEV — ou PHEV34, se preferir, já que o modelo teve a nomenclatura alterada para destacar a bateria de 34 kWh, visto que a marca lançou outra versão com recarga externa de 19 kWh, a PHEV19. Na configuração vencedora do Qual Comprar 2024, o motor 1.5 turbo de ciclo Miller é combinado a outros dois elétricos, um dianteiro e um traseiro, gerando 393 cv de potência e 77,7 kgfm de torque combinados. A tração é integral. E o H6 PHEV é forte! Em nosso teste, foi de zero a 100 km/h em 5 segundos, número que impressiona para um carro de mais de 2 toneladas. A autonomia em modo apenas elétrico é de 113 km (Inmetro). Preços de peças, revisões e seguro não são exatamente baratos, mas estão na média do segmento e do que se espera de um modelo de R$ 279 mil. Boa notícia é a baixa desvalorização, além da garantia de cinco anos para todo o veículo.

Ponto positivo: Desempenho; autonomia em modo elétrico; nível de acabamento, espaço e tecnologia
Ponto negativo: Frenagem funda, comandos pouco intuitivos e excesso de avisos sonoros

Preço: De R$ 398.990 a R$ 499.990
Versão sugerida Performance 55 TFSI e quattro S tronic
Motor: 2.0T/367 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 7.404 / Homem R$ 16.125
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 8.528
Peças: R$ 108.246
Porta-malas: 465 litros
Lançamento: 2017

Primeiro carro híbrido plug-in da Audi no Brasil, o Q5 desembarcou por aqui há dois anos. O SUV, que recebeu a nomenclatura TFSIe, combina o motor 2.0 turbo a gasolina com outro elétrico. Juntos, entregam potência de 367 cv e torque de 51 kgfm combinados. O câmbio é automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Apesar do bom desempenho, o Q5 tem custos de manutenção altíssimos, o que deve ser um ponto a considerar antes da compra. Só a cesta de peças passa dos R$ 100 mil, e a cotação de seguro pode superar os R$ 15 mil.

Preço: R$ 422.950
Versão sugerida única
Motor: 2.0T/292 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 9.680 / Homem R$ 14.554
Desvalorização: ND
Revisões: ND
Peças ND
Porta-malas: 375 litros
Lançamento: 2020

O Série 3 plug-in híbrido tem o motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv e uma unidade elétrica com 109 cv. Combinados, geram 292 cv. São 5,8 segundos de zero a 100 km/h e 62 km de autonomia no modo elétrico. De acordo com o Inmetro, as médias de consumo são de 21,7 km/l (cidade) e 24,6 km/l (rodovia). Uma atualização foi mostrada no exterior com bateria 58% maior (19,5 kWh), o que leva a autonomia elétrica a 100 km. O carro que chegou aqui em 2020 por menos de R$ 400 mil, hoje ultrapassa os R$ 460 mil. Vale ficar atento ao seguro.

Preço: De R$ 433.950 a R$ 484.950
Versão sugerida xDrive30e X-Line
Motor: 2.0T/292 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 8.441 / Homem R$ 15.359
Desvalorização: 17,5%
Revisões: R$ 4.475
Peças: R$ 70.249
Porta-malas: 450 litros
Lançamento: 2017

Apenas duas das três versões do BMW X3 custam menos de R$ 500 mil e se encaixam nos quesitos de preço do Qual Comprar. Ambas são equipadas com o motor 2.0 biturbo combinado a um elétrico para entregar 292 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, integral. Por ser de marca premium, o X3 tem custos elevados de seguro e peças, embora os valores ainda estejam abaixo do que cobram os rivais diretos Audi Q5 e Volvo XC60.

Preço: R$ 239.800
Versão sugerida: Única
Motor: 1.5/235 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 3.902 / Homem R$ 9.748
Desvalorização 36,4%
Revisões: R$ 3.330
Peças: R$ 17.198
Porta-malas: 574 litros
Lançamento: 2022

Neste ano, o BYD Song Plus roubou do Corolla Cross o posto de carro híbrido mais vendido do Brasil. No início de maio, o SUV chegou à linha 2025 com uma bateria mais robusta, que praticamente dobra a autonomia em modo elétrico — lembrando que ele é um híbrido do tipo plug-in. Valores de seguro, revisões e peças são razoáveis, mas a queda de preço no ano passado fez sua desvalorização ficar acima de 35% depois de um ano da compra. Atenção à garantia, que é de seis anos apenas para o conjunto de motor e baterias.

Preço: R$ 239.990
Versão sugerida Pro Plug-in Hybrid
Motor: 1.5T/317 cv
Câmbio: AT3
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.964 / Homem R$ 6.304
Desvalorização: 28,1%
Revisões: R$ 2.056
Peças: R$ 24.127
Porta-malas: 193 a 889 litros
Lançamento: 2022

Mesmo que tenha perdido espaço para outros SUVs híbridos chineses, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid ainda tem a vantagem de ser espaçoso e levar sete pessoas. O modelo tem motor 1.5 turbo a gasolina associado a dois elétricos. No total, são 317 cv de potência e 56,6 kgfm de torque. O câmbio tem três marchas físicas e outras oito preenchidas pelos motores elétricos, totalizando 11 relações. Os custos estão de acordo com o segmento, mas a desvalorização é alta, pois o preço caiu R$ 40 mil em 2023, como resposta ao Song Plus.

Preço: R$ 237.200
Versão sugerida Lariat Hybrid
Motor: 2.5/194 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.931 / Homem R$ 6.732
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.454
Peças: R$ 15.446
Porta-malas: 943 litros
Lançamento: 2023

Único híbrido da Ford atualmente, a Maverick Hybrid resgata o conjunto motriz do finado Fusion Hybrid: motor 2.5 a gasolina aliado a um elétrico, que rendem 194 cv e 21,4 kgfm combinados. O câmbio é CVT e a tração, dianteira. Segundo o Inmetro, o consumo é de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, bom para uma picape híbrida plena (HEV), sem recarga externa. O preço fica entre o da Toro e o da Rampage e os custos de propriedade são honestos. Destaque para a caçamba com 943 litros, mais do que qualquer porta-malas.

Preço: R$ 214.000
Versão sugerida Única
Motor: 1.5T/243 cv
Câmbio: AT2
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.601 / Homem R$ 7.904
Desvalorização: 16,4%
Revisões: R$ 3.054
Peças: R$ 19.813
Porta-malas: 560 litros
Lançamento: 2023

Na linha 2025, o Haval H6 HEV virou HEV2. Outra mudança está no gerenciamento do sistema híbrido, com um novo modo de economia de combustível. O conjunto motriz é mais simples e com tração dianteira, rendendo 243 cv de potência e 54 kgfm de torque combinados. Entre os híbridos plenos, que não precisam de recarga externa, o SUV chinês é o segundo mais vendido, só atrás do Corolla Cross. Preços de seguro, revisões e peças são razoáveis; já a desvalorização é menor que a dos rivais Song Plus e Tiggo 8 Pro Hybrid.

Preço: R$ 319.000
Versão sugerida Única
Motor: 1.5T/393 cv
Câmbio: AT2
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 8.714 / Homem R$ 11.876
Desvalorização: 15,1%
Revisões: R$ 3.054
Peças: R$ 19.813
Porta-malas: 515 litros
Lançamento: 2023

GWM mais caro no Brasil hoje, o Haval H6 GT usa o mesmo conjunto mecânico da versão PHEV34, 393 cv, mas tem uma pegada mais esportiva e zero a 100 km/h oficial em 4,9 segundos. A carroceria estilo cupê faz o porta-malas perder volume, para 515 l. O modelo tem diferenciais como imitação de fibra de carbono no interior, teto e coluna escurecidos, câmera de reconhecimento biométrico e pneus Michelin Pilot Sport. Boa notícia: os custos de manutenção são iguais aos das versões mais baratas do H6. A ruim é que o preço de aquisição é mais alto.

Preço: R$ 332.400
Versão sugerida Advanced Hybrid
Motor: 2.0/146 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.502 / Homem R$ 10.180
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.945
Peças: R$ 25.493
Porta-malas: 574 litros
Lançamento: 2023

O novo Accord não é barato, mas o sedã de 4,97 metros de comprimento, 2,83 m de entre-eixos e visual discreto possui bons predicados, como o extenso pacote de auxílio à condução. O conjunto mecânico, de até 207 cv e 34,1 kgfm, é um híbrido pleno engenhoso: o câmbio tem apenas uma marcha e o motor elétrico traciona as rodas na maior parte do tempo, o que possibilita um consumo de 17,8 km/l na cidade (Inmetro). O preço das revisões agrada, no entanto os valores da cesta de peças e do seguro podem assustar.

Preço: R$ 265.900
Versão sugerida Advanced Hybrid
Motor: 2.0/143 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.370 / Homem R$ 9.858
Desvalorização: 9,5%
Revisões: R$ 1.938
Peças: R$ 18.039
Porta-malas: 495 litros
Lançamento: 2023

Importado da Tailândia, o Civic de 11ª geração ainda não decolou nas vendas por causa do preço, mas tem qualidades de sobra. O trem de força é o mesmo do Accord, porém com 184 cv de potência máxima. Como o motor a gasolina só traciona as rodas a velocidades de cruzeiro, o consumo chega a 18,3 km/l na cidade, segundo o Inmetro. Há chave presencial, multimídia de 9”, teto solar e pacote Honda Sensing. Os custos de manutenção não são absurdos, mas também não são baratos.

Preço: R$ 352.900
Versão sugerida Advanced Hybrid
Motor: 2.0/147 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.781 / Homem R$ 8.775
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.308
Peças R$ 28.397
Porta-malas: 581 litros
Lançamento: 2024

Depois de ficar fora do mercado por dois anos, o Honda CR-V de sexta geração desembarcou no Brasil em 2024. Seu motor é o mesmo do Accord, inclusive a potência combinada, de 207 cv. Mas, diferentemente do sedã, ele tem tração integral. O pacote de equipamentos é similar e a confiabilidade da marca já é conhecida, mas não só a etiqueta é mais elevada que a de seus irmãos de plataforma como os custos gerais de manutenção também são maiores e o consumo piora: até 14,6 km/l na cidade, de acordo com o Inmetro.

Preço: De R$ 349.290 a R$ 402.420
Versão sugerida SX connect Hybrid
Motor: 2.5/222 cv e 2.5/306 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 5.758 / Homem R$ 11.116
Desvalorização: 10,27%
Revisões: R$ 2.667
Peças: ND
Porta-malas: 580 l (HEV) e 420 l (PHEV)
Lançamento: 2019

O RAV4 sempre foi vendido no Brasil na versão híbrida em série, com 222 cv de potência combinada entre o motor 2.5 a combustão e três motores elétricos. O consumo fica em 17,1 km/l (cidade) e 14,5 km/l (estrada). Esta versão continua na linha 2024 e custa R$ 349.290. Recentemente chegou o RAV plug-in, com 306 cv, vindos do 2.5 aspirado de 185 cv e outros dois motores elétricos. A bateria tem 18,1 kWh e o SUV pode rodar até 55 km no modo elétrico. Na cidade, de acordo com a marca, o consumo pode superar 35 km/l.

Preço: R$ 347.300
Versão sugerida: Série S 4xe PHEV
Motor: 1.3T/240 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.810 / Homem R$ 9.069
Desvalorização 25,8%
Revisões: R$ 2.572
Peças: R$ 38.302
Porta-malas: 420 litros
Lançamento: 2022

Lançado há dois anos, o Compass 4xe, primeiro Jeep híbrido do país, não fez o sucesso esperado em razão do alto preço. Devido aos descontos para impulsionar vendas, a desvalorização passa de 25%. O SUV combina o conhecido motor 1.3 turbo só a gasolina com um elétrico traseiro. São 240 cv de potência combinada e autonomia de 44 km em modo elétrico. Seu grande destaque é o consumo de combustível: segundo o Inmetro, faz 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada.

Preço: De R$ 199.990 a R$ 231.790
Versão sugerida: EX
Motor: 1.6T/141 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 5.930 / Homem R$ 11.580
Desvalorização: 17,5%
Revisões: R$ 2.547
Peças: R$ 29.461
Porta-malas: 425 litros
Lançamento: 2022

Com estilo futurista, o Kia Niro tem duas versões no Brasil. Ambas trazem o mesmo motor 1.6 do antigo HB20 e do Creta Action, em conjunto com um propulsor elétrico mais bateria de 240V, formando um híbrido pleno. Combinados, são 141 cv e 27 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas. O consumo é ótimo: 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade (Inmetro). A desvalorização é aceitável. Já seguro, peças e revisões poderiam ser mais baratos para seu posicionamento de mercado.

Preço: De R$ 373.990 a R$ 447.990
Versão sugerida: 350h Luxury
Motor: 2.5/264 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 6.160 / Homem R$ 12.226
Desvalorização: 6,7%
Revisões: R$ 4.064
Peças: R$ 44.698
Porta-malas: 520 litros
Lançamento: 2022

Com apenas carros híbridos à venda no Brasil, a Lexus oferece como modelo intermediário o NX. São 4,66 metros de comprimento e 2,69 m de entre-eixos. Sob o capô está o motor 2.5 a gasolina híbrido pleno de 246 cv. O pacote de segurança traz assistente pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. A confiabilidade é digna de um Toyota e o índice de desvalorização é o menor da categoria, mas o custo de propriedade no geral, especialmente o de peças, e a idade do projeto podem pesar contra.

Preço: De R$ 273.990 a R$ 313.990
Versão sugerida 250h Luxury
Motor: 2.0/181 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 4.572 / Homem R$ 15.060
Desvalorização: 9,4%
Revisões: R$ 3.507
Peças: R$ 32.023
Porta-malas: 234 litros
Lançamento: 2019

O Lexus UX é o modelo de entrada da marca de luxo da Toyota. São duas versões, ambas com motor 2.0 híbrido pleno de 184 cv. Na lista de série há equipamentos interessantes, como carregador de celular por indução, multimídia com tela de 12,3” na versão Luxury, GPS, câmera 360 graus e assistências semiautônomas de condução. O porta-malas é de hatch compacto e a manutenção e o seguro são mais caros do que o porte sugere. Por outro lado, o UX desvaloriza menos que a média de outros híbridos do mercado.

Preço: De R$ 187.790 a R$ 198.890
Versão sugerida Altis Hybrid
Motor: 1.8/122 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.083 / Homem R$ 4.988
Desvalorização: 16,9%
Revisões: R$ 2.243
Peças: R$ 14.142
Porta-malas: 470 litros
Lançamento: 2019

Se o Toyota Corolla já era o queridinho do Brasil nas versões a combustão, conquistou ainda mais fãs ao se tornar o primeiro carro híbrido flex do mundo. Juntar as qualidades conhecidas do sedã com economia de combustível parece uma receita imbatível — mesmo considerando que a baixa potência do motor 1.8 de 122 cv não seja unanimidade. Retocado na linha 2024, o Corolla faz até 18,5 km/l com gasolina na estrada (Inmetro) e tem a menor cotação de seguro do mercado de híbridos, além de um dos pacotes de revisão e peças mais baratos.

Preço: De R$ 202.690 a R$ 210.990
Versão sugerida XRX
Motor: 1.8/122 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.456 / Homem R$ 6.821
Desvalorização: 15,1%
Revisões: R$ 2.260
Peças: R$ 13.497
Porta-malas: 440 litros
Lançamento: 2021

Com a chegada dos modelos chineses, o Toyota Corolla Hybrid viu seu reinado ameaçado, perdendo a coroa para o BYD Song Plus nas vendas em 2024. Para recuperar terreno, foi reestilizado na linha 2025 e adotou um visual mais moderno, além de tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo aprimorado e freio de estacionamento eletrônico. O motor híbrido pleno flex de 122 cv foca em consumo: faz até 17,7 km/l com gasolina na cidade, segundo o Inmetro. Nesta categoria, ele é o campeão em custos de revisões e cesta de peças.

Preço: De R$ 449.950 a R$ 492.950
Versão sugerida: Plus
Motor: 2.0T/462 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 7.816 / Homem R$ 16.318
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.597
Peças: R$ 85.916
Porta-malas: 468 litros
Lançamento: 2017

Lançada globalmente em 2017, a atual geração do Volvo XC60 está com os dias contados. Seu sucessor deve se chamar EX60, chega nos próximos anos e deve ser apenas elétrico. Enquanto isso não acontece, o atual XC60 híbrido plug-in merece uma chance pelos ótimos níveis de desempenho (462 cv e 72,3 kgfm combinados), pelo consumo (até 28,9 km/l, segundo o Inmetro) e conforto. Contudo, além do projeto datado, a cesta de peças de quase R$ 86 mil e a cotação de seguro que pode superar os R$ 16 mil desencantam.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Facebook é condenado por desativar perfil e ignorar ordem para reativação
Próxima Professor é preso suspeito de estuprar aluna de 13 anos em Goiás