Qual Comprar 2024: Ford Ranger é a picape média de melhor custo do Brasil


O Qual Comprar 2024 continua a todo vapor. Neste superguia, você encontrará as principais informações sobre 150 carros separados em 16 categorias. E hoje, como você já deve ter notado, é dia de falar das melhores picapes médias disponíveis no Brasil neste ano. Clique aqui para ler o regulamento e não esqueça de conferir as matérias que Autoesporte já publicou.

Versão sugerida: XLT 3.0 V6
Preço: de R$ 239.990 a R$ 466.500
Motor: 2.0TD/170 cv, 3.0TD/250 cv e 3.0T/397 cv
Câmbio: MT6/AT6/AT10
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.758 / Homem R$ 11.838
Desvalorização: 15%
Revisões: R$ 3.549
Peças: R$ 15.163
Caçamba: 1.250 litros
Lançamento: 2023

Feita na Argentina, a Ford Ranger chegou ao país em nova geração em 2023 e já foi eleita a Picape do Ano por Autoesporte. A caminhonete média elevou o padrão da categoria por entregar dirigibilidade melhor que a das concorrentes, com vedação acústica reforçada e acabamento interno acima da média.

Há duas opções de motor. A primeira, disponível nas três versões de entrada, é o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas, e a tração, 4×2 ou 4×4. Já as outras quatro configurações trazem o 3.0 V6 de 250 cv e 60 kgfm, sempre com transmissão automática de dez marchas — a mesma do Mustang e da F-150. Nesses casos, a tração é 4×4.

A versão sugerida, XLT com o V6, tem como destaques assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, bancos de couro, freio a disco nas quatro rodas e central multimídia Sync4 com tela vertical de 10” — e ainda fica abaixo de R$ 300 mil. A cereja do bolo da Ranger é a versão Raptor, de quase 400 cv e com zero a 100 km/h em 5,8 segundos.

Ponto positivo: Ranger virou referênca do segmento no rodar, no off-road, em conforto e tecnologia;
Ponto negativo: O espaço traseiro para cabeça e pernas pode não ser suficiente para pessoas mais altas.

Leia mais:

Preço: de R$ 223.620 a R$ 302.900
Versão sugerida: High Country
Motor: 2.8TD/207 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 4.390 / Homem R$ 9.208
Desvalorização: 26,8%
Revisões: R$ 4.436
Peças: R$ 10.715
Caçamba: 1.570 litros (CS) 1.061 litros (CD)
Lançamento: 2017

A Chevrolet S10 não trocou de geração, mas passou por uma reestilização profunda. No visual, a picape média traz inspiração da Colorado, vendida nos Estados Unidos, como faróis de LED mais estreitos, novo capô, lanternas com grafismos diferentes e o nome da marca em baixo-relevo na tampa da caçamba. Dentro, o painel foi redesenhado e recebeu quadro de instrumentos digital e central atualizada. O conhecido motor 2.8 turbodiesel foi recalibrado para 207 cv (7 cv a mais) e o câmbio agora é automático de oito marchas.

Preço: de R$ 219.990 a R$ 259.990
Versão sugerida: Ranch
Motor: 2.2TD/180 cv
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 4.002 / Homem R$ 9.120
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 5.177
Peças: R$ 16.375
Caçamba: 1.314 litros
Lançamento: 2024

Confiando em sua tradição nos segmentos de picapes menores, a Fiat lançou no início deste ano a primeira picape média de sua história, a Titano. A caminhonete surgiu na China e seria lançada pela Peugeot (com o nome Landtrek), mas acabou na marca italiana. Strada e Toro dominam suas categorias; porém, a concorrência é bem mais acirrada no segmento das médias. Entre as rivais estão Hilux, S10 e Ranger. Importada do Uruguai, a Titano tem três versões, motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e câmbios manual ou automático.

Preço: de R$ 245.490 a R$ 299.990
Versão sugerida: HPE-S
Motor: 2.4TD/190 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 6.066 / Homem R$ 11.974
Desvalorização: 24,3%
Revisões: R$ 4.785
Peças: R$ 14.945
Caçamba: 1.046 litros
Lançamento: 2020

Com o design mais atualizado, a Mitsubishi L200 Triton Sport tem motor 2.4 turbodiesel de 190 cv. O câmbio é automático de seis marchas em todas as três versões, com tração 4×4. A configuração de topo, HPE-S, tem como destaques frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, central multimídia de 7” da JBL, sete airbags e rodas de 18”. A sexta geração da picape já foi confirmada para o Brasil e deve ter produção nacional, mas provavelmente fica para 2025.

Preço: de R$ 219.900 a R$ 226.990
Versão sugerida: GLS
Motor: 2.4TD/190 cv
Câmbio: MT6/AT5
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 6.526 / Homem R$ 12.938
Desvalorização: 30,3%
Revisões: R$ 4.947
Peças: R$ 14.059
Caçamba: 1.046 litros
Lançamento: 2016

A veterana Mitsubishi L200 Triton Outdoor, com o visual mais antigo da L200, é atualmente a picape média mais barata do mercado em virtude do preço promocional, desbancando por pouco a novata Fiat Titano. Apesar de ser mais simples, traz o mesmo 2.4 turbodiesel da atual, de 190 cv. Aposte na versão GLS, que tem câmbio automático de cinco marchas. Além disso, a central multimídia é mais moderna, com tela de 7”, Apple CarPlay e Android Auto. Só tenha em mente que 2024 pode marcar o fim da produção picape.

Preço: de R$ 248.190 a R$ 321.950
Versão sugerida: Attack
Motor: 2.3T/163 cv e 190 cv
Câmbio: MT6/AT7
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 4.594 / Homem R$ 11.926
Desvalorização: 25,1%
Revisões: R$ 4.503
Peças: R$ 19.001
Caçamba: 1.054 litros
Lançamento: 2022

Com seis versões de acabamento, apenas a opção de entrada traz diferenças na mecânica por ser mais voltada ao trabalho (2.3 turbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm), além de ser a única com câmbio manual de seis marchas. Nas demais, a potência sobe para 190 cv e o torque para 45,9 kgfm. O câmbio, nesses casos, é automático de sete marchas. A intermediária Attack tem preço competitivo e boa lista de itens de série, com multimídia de 8” e quadro de instrumentos de 7”. Destaque para a garantia de seis anos.

Preço: de R$ 219.090 a R$ 372.890
Versão sugerida: SRV CD 4×4
Motor: 2.8TD/204 cv
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 9.652 / Homem R$ 20.326
Desvalorização: 27,5%
Revisões: R$ 4.644
Peças: R$ 14.995
Caçamba: 1.000 litros (CD) 1.580 litros (CS)
Lançamento: 2015

Picape média mais vendida no Brasil, a Toyota Hilux tem uma ampla gama de versões, mas somente uma opção de motorização. Todas as configurações são equipadas com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm (versões manuais) ou 50,9 kgfm (automáticas). A exceção é a GR-Sport, que rende 224 cv e 55 kgfm. As versões voltadas ao trabalho trazem câmbio manual de seis marchas; já as mais caras recebem o automático. Apesar de o preço das peças não ser dos mais altos do segmento, revisões e seguro são caros.

Preço: de R$ 301.390 a R$ 340.690
Versão sugerida: Highline
Motor: 3.0/258 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 6.376 / Homem R$ 12.397
Desvalorização: 18,8%
Revisões: R$ 6.142
Peças: R$ 14.772
Caçamba: 1.280 litros
Lançamento: 2017

A Volkswagen Amarok nunca fez o sucesso de outras picapes médias do mercado, como Toyota Hilux e Chevrolet S10. Uma explicação é o fato de a picape estar na mesma geração desde 2010, com último facelift em 2017. Agora, o modelo vai novamente passar por uma reestilização profunda, que estreia ainda neste ano no Brasil e vai deixá-la com visual que lembra o da Saveiro, mas mantendo a plataforma. Por ora, contente-se com o modelo atual, com motor 3.0 V6 de 258 cv e câmbio automático de oito marchas.

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Fonte: direitonews

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