A Fiat dominou as categorias de entrada das picapes no Qual Comprar 2024. Depois de a Strada superar a rival histórica, Volkswagen Saveiro, entre as pequenas, a Toro desbancou outras quatro concorrentes para se sagrar a campeã no custo-benefício entre as caminhonetes intermediárias. Os principais critérios de avaliação são preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos.
Versão sugerida: Freedom Turbo Flex
Preço: de R$ 146.990 a R$ 212.990
Motor: 1.3T/185 cv e 2.0TD/170 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.755 / Homem R$ 4.784
Desvalorização: 10,2%
Revisões: R$ 2.428
Peças: R$ 13.209
Caçamba: 820 litros
Lançamento: 2016
Se concorressem na mesma categoria, Toro e Strada protagonizariam uma briga boa. Isso porque a fórmula se repete com a irmã maior, com ampla gama de versões e opção de motor turbo flex ou turbodiesel. Por ser um modelo maior e mais sofisticado do que a Strada, a Toro dispensa versões aspiradas ou com câmbio manual. Já foi melhor nas vendas no passado, o que indica que seu projeto, lançado em 2016, está pedindo por uma renovação mais forte.
Atualmente, a picape intermediária está disponível em três versões equipadas com o motor 1.3 GSE T4 turbo flex de quatro cilindros e injeção direta, com 185 cv de potência, 27,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Outras três são empurradas pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv atrelado a um câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.
A versão recomendada, Freedom Turbo 270, tem equipamentos de série como ar-condicionado, seis airbags, câmera de ré, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, faróis full-LED, rodas de 17”, central com tela de 8,4” e com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Ponto positivo: Desempenho, conforto similar ao de um SUV e bom nível de tecnologias a bordo
Ponto negativo: Consumo de combustível elevado, capacidade de manobra ruim e idade do projeto
Preço: de R$ 127.150 a R$ 158.550
Versão sugerida: RS
Motor: 1.2T/133 cv
Câmbio: MT6/AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.039 / Homem R$ 5.836
Desvalorização: 3,8%
Revisões: R$ 2.156
Peças: R$ 12.393
Caçamba: 874 litros
Lançamento: 2023
A Montana não conseguiu repetir o feito do ano passado, porém segue como uma boa compra. Sempre com o 1.2 turbo de 133 cv, a picape tem cinco versões, sendo duas com câmbio manual e três automáticas — todas com seis marchas. Seu consumo chega a 13,3 km/l na estrada com gasolina. A versão RS é esportiva só no nome, mas o visual agrada em virtude dos logotipos e das rodas e retrovisores em preto brilhante, além de santantônio e grade com design exclusivo. Dentro, o acabamento tem costuras vermelhas.
Preço: R$ 227.200
Versão sugerida: Lariat FX4
Motor: 2.0T/253 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.931 / Homem R$ 5.824
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.074
Peças: R$ 15.518
Caçamba: 943 litros
Lançamento: 2022
Importada do México, a Ford Maverick é equipada com motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, além de câmbio automático de oito marchas e tração integral. De acordo com nossos testes em pista, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 7,1 segundos. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente, chega a 175 km/h. Na lista de equipamentos há sete airbags, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, multimídia com tela de 8” e ar-condicionado de duas zonas de temperatura.
Preço: de R$ 251.990 a R$ 289.990
Versão sugerida: Rebel gasolina
Motor: 2.0TD/170 cv e 2.0T/272 cv
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.412 / Homem R$ 10.424
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.050
Peças: R$ 17.433
Caçamba: 980 litros
Lançamento: 2023
Com quase 9.407 emplacamentos até maio, a já é a terceira picape intermediária mais vendida no Brasil, atrás de Toro e Montana. Baseada na própria Toro, a caminhonete parece uma miniatura dos modelos gigantes da marca norte-americana. São três versões, equipadas com 2.0 turbodiesel de 170 cv ou 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv. O câmbio é sempre automático de nove marchas com tração 4×4. A versão indicada é a Rebel a gasolina: mais em conta que a R/T e com visual mais clássico.
Preço: de R$ 118.490 a R$ 153.790
Versão sugerida: Iconic
Motor: 1.6/120 cv e 1.3T/170 cv
Câmbio: MT6/CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.767 / Homem R$ 3.885
Desvalorização: 9%
Revisões: R$ 1.952
Peças: R$ 6.180
Caçamba: 683 litros
Lançamento: 2015
Primeira picape intermediária do mercado, a Renault Oroch chegou pouco tempo antes da Toro, em 2015, e recebeu uma pequena reestilização em 2022. São quatro versões. A Pro, voltada para o trabalho, tem motor 1.6 SCe de 120 cv e 16,2 kgfm e câmbio manual de seis marchas. As duas intermediárias compartilham o mesmo conjunto mecânico, mas têm lista de equipamentos mais caprichada. Completa a gama a opção de topo, Outsider, que traz o 1.3 turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm e câmbio CVT com oito marchas simuladas.
Seis anos atrás, as picapes representavam 13,2% do mercado brasileiro. Hoje, já ocupam uma fatia de quase 20%, com mais de 400 mil unidades vendidas em 2023. O segmento intermediário foi um dos grandes responsáveis por esse crescimento, ocupando a ampla lacuna entre as compactas e as médias.
Interessante notar que as caminhonetes intermediárias, em sua grande maioria, são voltadas a consumidores do varejo e não ao trabalho. Seu objetivo é se apresentar como uma alternativa aos SUVs. Para isso, apostam em fatores como design, bons ângulos de transposição e caçambas com volumes muito mais generosos do que qualquer porta-malas.
Está pensando em comprar uma? A robustez e valentia podem ser maiores, mas atente-se a questões como o consumo de combustível e a entrada de água na caçamba durante chuvas.
Fonte: direitonews