Qual Comprar 2024: Caoa Chery Tiggo 7 é SUV médio de melhor custo do Brasil


Você também curte SUVs médios? Eles estão dominando as ruas brasileiras e novos modelos não param de chegar. Nesta nova etapa do Qual Comprar 2024, a redação da Autoesporte revela quais são os carros de melhor custo no segmento. Clique aqui para conferir o regulamento.

Versão sugerida: Sport
Preço: R$ 134.990 a R$ 169.990
Motor: 1.5T/150 cv (F), 1.6T/187 cv 1.5T/160 cv (F)
Câmbio: CVT/DCT7
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 2.958 / Homem R$ 6.701
Desvalorização: 16,2%
Revisões: R$ 2.256
Peças: R$ 19.116
Porta-malas: 475 litros
Lançamento: 2021

A Caoa Chery acertou em cheio ao lançar a nova versão Sport do Tiggo 7. O SUV médio — que já fazia certo sucesso desde a reestilização visual, em 2021 — disparou nas vendas com a chegada da configuração de entrada. Vendido por R$ 134.990, o Tiggo 7 Sport é o SUV médio mais barato do Brasil, desbancando de longe rivais como Volkswagen Taos e Honda ZR-V nas vendas. Ele só não alcança ainda o patamar de emplacamentos dos líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Seu motor é o mesmo do Tiggo 5X, 1.5 turbo flex sem injeção direta, que rende 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é CVT com nove marchas simuladas. A lista de itens de série inclui painel digital, partida por botão e chave presencial. Outras duas versões continuam a ser oferecidas. A Pro traz o motor 1.6 turbo a gasolina do Tiggo 8, com 187 cv e 28 kgfm. Nesse caso, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Por fim, a Pro Hybrid combina o motor 1.5 turbo com um sistema micro-híbrido de 48V, chegando aos 160 cv e 25,5 kgfm combinados.

Ponto positivo: Custo/benefício; desvalorização abaixo da média do segmento
Ponto negativo: Garantia de cinco anos apenas para motor e câmbio; custo da cesta de peças

Preço: R$ 179.990
Versão sugerida: Max Drive
Motor: 1.6T/187 cv
Câmbio: DCT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.964 / Homem R$ 6.304
Desvalorização 22,1%
Revisões: R$ 2.057
Peças: R$ 20.671
Porta-malas: 183 a 889 litros
Lançamento: 2020

O Caoa Chery Tiggo 8 é o SUV médio de sete lugares mais em conta hoje no mercado brasileiro, se compararmos com rivais como Jeep Commander e Volkswagen Tiguan, por exemplo. Sob o capô está o mesmo conjunto do Tiggo 7 Pro: motor 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Na lista de equipamentos há teto panorâmico, câmeras 360 graus, chave presencial e painel de instrumentos digital e central multimídia com telas de 10,25” cada.

De R$ 225.710 a R$ 247.650
Versão sugerida: Premier
Motor: 1.5T/172 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.717 / Homem R$ 7.762
Desvalorização 11,1%
Revisões: R$ 2.444
Peças: R$ 59.225
Porta-malas: 468 litros
Lançamento: 2022

O Chevrolet Equinox quase passa despercebido entre os SUVs médios. Até maio deste ano, pouco mais de mil unidades foram emplacadas, menos do que Honda ZR-V ou Ford Territory. O modelo perdeu apelo desde que trocou o forte motor 2.0 turbo pelo 1.5 turbo a gasolina de 172 cv e 27,8 kgfm com câmbio automático de seis marchas. Quer um? Vá na versão de topo, Premier, que tem itens como teto solar panorâmico, rodas de 19” e sistemas de auxílio à condução. Fique atento aos custos das peças, equivalentes aos de carros de luxo.

Preço: R$ 209.990
Versão sugerida: Titanium
Motor: 1.5T/169 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.501 / Homem R$ 7.002
Desvalorização 15,9%
Revisões: R$ 5.709
Peças: R$ 13.664
Porta-malas: 448 litros
Lançamento: 2023

Em 2023, o Ford Territory estreou sua nova geração no Brasil com visual totalmente reformulado. Disponível apenas na versão Titanium, o SUV produzido na China tem nova plataforma e ficou um pouco maior: 4,63 metros de comprimento (+5 cm) e 448 litros de porta-malas (ganho de 100 l). O entre-eixos continua com 2,72 m. Já o motor 1.5 turbo passou a ter ciclo Otto para entregar 169 cv e 25,5 kgfm (antes, eram 150 cv e 22,9 kgfm). O novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas substitui o antigo CVT.

Preço: R$ 214.500
Versão sugerida Touring
Motor: 2.0/161 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.587 / Homem R$ 4.847
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.564
Peças R$ 19.610
Porta-malas: 389 litros
Lançamento: 2023

O Honda ZR-V é conhecido como “SUV do Civic” por compartilhar a plataforma com o sedã, mas não recebe o mesmo conjunto híbrido. Sob o capô, o modelo traz motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv e 19,1 kgfm. O câmbio é CVT. Segundo o Inmetro, o ZR-V tem consumo médio urbano de 10,2 km/l e rodoviário de 12,1 km/l. Disponível apenas na versão Touring e sem opcionais, traz lista recheada de equipamentos. Há carregador de celular por indução, multimídia de 9″, bancos de couro, teto solar e assistentes semiautônomos.

Preço: de R$ 179.990 a R$ 194.990
Versão sugerida GLS
Motor: 1.6T/177 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.014 / Homem R$ 5.066
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 22.095
Peças: ND
Porta-malas: 513 litros
Lançamento: 2016

Mesmo tendo o visual renovado em 2023, essa geração antiga do Tucson é oferecida somente no Brasil. Porém, a produção na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) está com os dias contados — será encerrada neste ano. O SUV atual é equipado com motor 1.6 turbo a gasolina que rende 177 cv. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Uma boa notícia: em relação ao ano passado, o Tucson teve o preço reduzido em mais de R$ 50 mil. Seguro e revisões são razoáveis, mas a Hyundai não enviou o preço da cesta de peças.

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Preço: de R$ 179.990 a R$ 279.990
Versão sugerida: Longitude
Motor: 1.3T/185 cv (F), 2.0TD/170 cv 2.0T/272 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.375 / Homem R$ 5.510
Desvalorização: 18,4%
Revisões: R$ 2.613
Peças: R$ 22.356
Porta-malas: 476 litros
Lançamento: 2021

Vencedor no ano passado, o Jeep Compass recebeu novidades em versões, motorização e equipamentos na linha 2025. A maior delas foi a adoção do motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm, o mesmo da Ram Rampage, associado ao câmbio automático de nove marchas e à tração 4×4. Duas versões receberam esse conjunto, as mais caras. As demais motorizações foram mantidas: 1.3 turboflex de 185 cv (AT6) e 2.0 turbodiesel de 170 cv (AT9 e 4×4). Aliás, apenas uma opção mantém o motor a diesel, a Limited.

Preço: de R$ 217.990 a R$ 321.290
Versão sugerida Overland Hurricane
Motor: 1.3T/185 cv (F), 2.0TD/170 cv e 2.0T/272 cv
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.337 / Homem R$ 13.363
Desvalorização: 11,5%
Revisões: R$ 2.613
Peças: R$ 17.766
Porta-malas: 661 litros (5L) e 233 litros (7L)
Lançamento: 2024

A descrição do Commander poderia ser exatamente a do Compass, já que o SUV de sete lugares recebeu as mesmas novidades do irmão menor na linha 2025. Ou seja, o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv também estreou na gama, junto do Turbo 270 e do 2.0 turbodiesel (mantido só na versão Overland). Outra novidade é a versão Longitude de cinco lugares. Além disso, todos os Commander agora vêm de série com alerta e auxílio de permanência em faixa, painel digital de 10,25” e sistema de som da Harman Kardon.

Preço: R$ 274.990
Versão sugerida: EX Prestige
Motor: 1.6T/180 cv (MHEV)
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.911 / Homem R$ 8.902
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.918
Peças: R$ 42.321
Porta-malas: 562 litros
Lançamento: 2022

Importada da Eslováquia, a quinta geração do Kia Sportage desembarcou no Brasil em 2022 e ganhou o prêmio de Carro Premium do Ano de Autoesporte no ano passado. Com visual totalmente renovado, o SUV é oferecido em duas versões, EX e EX Prestige, ambas com o mesmo trem de força. Trata-se do 1.6 turbo a gasolina de 180 cv auxiliado por um sistema micro-híbrido de 48V. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O único senão é o valor das peças e revisões, bem acima da média do mercado.

Preço: de R$ 164.990 a R$ 214.990
Versão sugerida: HPE
Motor: 1.5T/165 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher $ 3.682 / Homem R$ 7.131
Revisões: R$ 3.636
Desvalorização: 32,4%
Peças: R$ 13.602
Porta-malas: 473 litros
Lançamento: 2022

Um dos poucos carros nessa categoria com tração integral (na versão de topo), o Mitsubishi Eclipse Cross é equipado com motor 1.5 turbinado, que rende 165 cv e 25,5 kgfm de torque, além de câmbio do tipo CVT. Na versão sugerida HPE (tração dianteira), que custa menos de R$ 220 mil, tem equipamentos interessantes como head up display colorido, bancos dianteiros com aquecimento e sete airbags. Peças e revisões são de acordo com o segmento, mas manutenção e a desvalorização pesam no bolso do proprietário.

Preço: R$ 213.900
Versão sugerida: S EyeSight
Motor: 2.0/150 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.401 / Homem R$ 11.420
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.158
Peças R$ 20.092
Porta-malas: 345 litros
Lançamento: 2017

Sabia que a Subaru ainda vende carros no Brasil? A fabricante japonesa, que ficou famosa pelo sedã Impreza (especialmente na versão apimentada WRX), tem no catálogo apenas dois modelos. O de entrada é o XV, um SUV com motor 2.0 micro-híbrido chamado e-Boxer. O conjunto entrega 150 cv de potência e 19,5 kgfm de torque, o que não é nada excepcional, com câmbio CVT de sete marchas simuladas e tração integral, claro. As revisões são salgadas, mas os preços das peças não fogem muito da média dos rivais.

Preço: de R$ 164.990 a R$ 199.690
Versão sugerida: XRX
Motor: 2.0/175 cv
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 2.707 / Homem R$ 5.428
Desvalorização: 17,8%
Revisões: R$ 2.225
Peças: R$ 11.527
Porta-mala: 440 litros
Lançamento: 2021

Produzido em Sorocaba (SP), o Toyota Corolla Cross recebeu uma leve reestilização na linha 2025, mas que deixou o visual mais moderno e a lista de equipamentos mais recheada. O para-choque foi redesenhado e há novas rodas e grade dianteira. Apesar de ter trocado o pedal de freio de estacionamento por um eletrônico, a “marmita” no escapamento continua — mas pintada de preto. Sob o capô, o motor 2.0 flex teve a potência e o torque levemente reduzidos para se adequar às leis de emissões; agora são 175 cv e 21,3 kgfm, mas ficou mais econômico.

Preço: de R$ 186.990 a R$ 210.990
Versão sugerida: Highline
Motor: 1.4T/150 cv (F)
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.151 / Homem R$ 4.313
Desvalorização: 18,8%
Revisões: Grátis
Peças: R$ 12.900
Porta-malas: 498 litros
Lançamento: 2021

Desde seu lançamento, em 2021, o Volkswagen Taos não passou por nenhuma mudança estética ou mecânica. Mas isso deve mudar, já que o modelo é cotado para ser o primeiro a receber o sistema híbrido flex da marca alemã. Apesar de ter um bom conjunto, o SUV produzido na Argentina nunca chegou a empolgar o público. As duas versões disponíveis atualmente são equipadas com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, além de câmbio automático de seis marchas.

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Fonte: direitonews

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