Qual Comprar 2024: BYD Seal é o elétrico premium de melhor custo do Brasil


O Qual Comprar 2024 é um superguia que ajuda o consumidor a chegar no melhor negócio quando o assunto é carro. Para isso, a equipe de Autoesporte fez um estudo com 150 modelos diferentes, que foram divididos em 16 categorias e têm preços de até R$ 500 mil. Até o momento, seis vencedores já foram revelados. Agora, chega a hora de conferir quem leva a melhor no segmento de Elétrico Premium, com preços acima dos R$ 250 mil.

Preço: R$ 296.800
Potência: 531 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 4.984 / Homem R$ 12.104
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.130
Peças: R$ 24.072
Porta-malas: 400 litros
Lançamento: 2023

Um elétrico esportivo chinês com aceleração de Porsche por menos de R$ 300 mil? Não é à toa que o BYD Seal tenha conquistado essa categoria de elétricos premium. O sedã com ares de cupê traz dois motores, um em cada eixo, para entregar nada menos que 531 cv de potência e 68,3 kgfm de torque. Com esse conjunto, acelera até 100 km/h em meros 3,8 segundos — como comparação, um Taycan GTS (que custa mais que o dobro) precisa de 3,7 s.

A autonomia é de 372 km com as baterias de 82,5 kWh, segundo o Inmetro. Suas dimensões são generosas, com 4,80 metros de comprimento e distância entre os eixos de 2,92 m. Além disso, o Seal é bem equipado e tem como destaques a central multimídia com tela giratória de 15,6”, o painel de instrumentos digital de 10,2”, o sistema de som com 12 alto-falantes, o teto solar panorâmico e as rodas de 19”. É também recheado de tecnologias semiautônomas para auxiliar o motorista. No interior, o acabamento mistura bons materiais, sem exageros cromados ou texturas duvidosas.

Ponto positivo: Desempenho, tecnologia e design fazem do Seal um carro com ótimo custo/benefício
Ponto negativo: Direção poderia ser mais precisa em altas velocidades; desvalorização é um mistério

Preços: de R$ 359.950 a R$ 434.950
Versão sugerida: XDrive 30 M Sport
Potência: 204 cv e 313 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 11.497 / Homem R$ 29.650
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 5.477
Peças: R$ 46.329
Porta-malas: 490 litros
Lançamento: 2023

SUV elétrico mais barato da BMW no Brasil, o iX1 possui duas versões disponíveis. Uma delas, a eDrive20 X-Line, tem apenas um motor elétrico de 204 cv e 25,5 kgfm na dianteira. Sua autonomia é de até 332 km e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 8,6 segundos. A outra é a xDrive30 M Sport, com dois motores elétricos que geram 313 cv e 50,4 kgfm. O alcance chega a 303 km e são necessários 5,6 s para atingir 100 km/h. O preço do seguro para homens assusta, assim com a cesta de peças perto dos R$ 50 mil.

Preço: R$ 279.990
Versão sugerida: Única
Potência: 203 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.702 / Homem R$ 6.870
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 456
Peças: R$ 55.375
Porta-malas: 462 litros
Lançamento: 2023

A Chevrolet bem que tentou entrar na corrida dos carros elétricos com o Bolt e o Bolt EUV, mas a dupla acabou saindo de linha nos EUA, seu país de origem, no fim do ano passado. Para cá veio um lote limitado. O SUV é mais interessante por causa do espaço interno, apesar de ambas as versões usarem a mesma base. Um pacote de baterias de 66 kWh alimenta o motor elétrico que rende 203 cv. Por ser mais pesado, o Bolt EUV tem autonomia levemente inferior à do hatch, de 377 km (Inmetro). Apesar das revisões baratas, as peças têm custo elevado.

Preço: R$ 486.000
Versão sugerida: GT Performance
Potência: 487 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 13.587 / Homem R$ 16.526
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 54.853
Porta-malas: 402 litros
Lançamento: 2023

Apesar do pedigree Mustang no nome, nesse carro não se ouve o característico ronco do motor. Isso porque o Mustang Mach-E é o primeiro elétrico da Ford a chegar ao mercado brasileiro. Fãs do muscle car original podem torcer o nariz para um SUV a bateria do Mustang, mas seus dois motores elétricos, um em cada eixo, rendem 487 cv — mais que o V8 5.0 Coyote do Mach 1. Entre os diferenciais estão teto panorâmico, bancos esportivos, capô de alumínio, rodas de 20”, freios Brembo e zero a 100 km/h em 3,7 segundos!

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Preço: R$ 399.900
Versão sugerida: 250
Potência: 190 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 16.929 / Homem R$ 23.431
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 60.016
Porta-malas: 340 litros
Lançamento: 2022

Elétrico de entrada da Mercedes-Benz, o EQA chegou à linha 2025 com novidades. A maior delas é a redução de R$ 81 mil no preço. O visual ficou mais esportivo em virtude do novo pacote AMG e a lista de equipamentos está mais recheada. Já a mecânica foi mantida: motor elétrico dianteiro, alimentado por baterias de 66,5 kWh, que rende 190 cv de potência e 38,5 kgfm de torque. A autonomia é de 321 km (Inmetro). O SUV vai de zero a 100 km/h em 8,2 segundos. As revisões são grátis, mas a cesta de peças tem valor muito alto.

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Preço: R$ 287.990
Versão sugerida: 3P Top
Potência: 184 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 4.606 / Homem R$ 7.368
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 5.023
Peças: R$ 34.398
Porta-malas: 211 litros
Lançamento: 2021

Apesar da boa dirigibilidade característica dos carros da Mini, o Cooper S E — versão elétrica do hatch — tem seus problemas, como a baixa autonomia de 161 km, segundo o Inmetro. Isso não seria um entrave para recomendar a compra para quem roda na cidade, já que essa é a vocação do modelo. O problema é que a nova geração está prestes a desembarcar no Brasil e chegará mais potente, com 218 cv, e com uma bateria maior — que dará um alcance perto de 300 km. O visual também ficará diferente, especialmente na traseira.

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Preço: R$ 279.900
Versão sugerida: EV60 Optimum Charge
Potência: 220 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.419 / Homem R$ 11.452
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.486
Peças: R$ 30.150
Porta-malas: 440 litros
Lançamento: 2023

Depois do Kwid, outro carro elétrico da Renault desembarcou no mercado brasileiro no ano passado: o Megane E-Tech. Nome conhecido no sedã, o modelo é agora um SUV compacto com 4,20 metros de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Entre seus principais rivais estão os Volvo EX30 e XC40, além do BYD Yuan Plus. Com um motor posicionado na dianteira, o carro entrega 220 cv e 30,6 kgfm. De acordo com a Renault, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,4 segundos. A bateria tem 63 KWh e a autonomia é de 337 km (Inmetro).

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Preço: R$ 394.990
Versão sugerida: Única
Potência: 585 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 4 anos
Seguro: Mulher ND / Homem ND
Desvalorização: ND
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 367 a 723 litros
Lançamento: 2023

Outro modelo oferecido pela Seres no Brasil é o SUV 5, (bem) mais caro e sofisticado que o 3. O SUV tem motor elétrico de 585 cv e 95,9 kgfm e zero a 100 km/h de esportivo: 3,7 segundos. A bateria tem 90 kWh e a autonomia passa dos 500 km pelo ciclo chinês. Na lista de equipamentos, central multimídia de 15,6”, painel de instrumentos digital de 12,3”, câmera 360 graus, ar-condicionado de duas zonas, alerta de colisão frontal, teto panorâmico e seis airbags. Pós-venda, seguro e desvalorização são um mistério, assim como a operação da marca no Brasil.

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Preço: de R$ 342.950 a R$ 405.950
Versão sugerida: Ultimate
Potência: 238 cv e 408 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 6.116 / Homem R$ 16.415
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 58.796
Porta-malas: 414 litros
Lançamento: 2021

O Volvo XC40 tem méritos de sobra, tanto que levou essa categoria em 2022. Acabou superado pelo BYD Seal neste ano, mas tem bons atributos, como tecnologia e dirigibilidade afinada. O SUV é vendido em duas versões: com um motor elétrico, que entrega 231 cv, ou na opção Plus, com dois propulsores e 408 cv. Pena que os custos de peças e seguro sejam altos. Mas as três primeiras revisões são grátis. Neste ano deve passar por uma repaginada — principalmente no interior, para se alinhar aos recentes produtos da marca.

Volvo XC40 e C40 mudam de nome e chegam até julho sem versão mais potente

Preços: de R$ 359.950 a R$ 418.950
Versão sugerida: Ultimate
Potência: 230 cv e 408 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 6.285 / Homem R$ 16.138
Desvalorização: ND
Revisões: Grátis
Peças: R$ 61.196
Porta-malas: 413 litros
Lançamento: 2022

O Volvo C40 repete a fórmula do irmão XC40 com o mesmo conjunto mecânico nas duas versões. O que muda é o formato cupê da carroceria, com caimento do teto mais acentuado — o que lhe confere um visual mais moderno, mas também o deixa mais caro, tanto no preço como no valor das peças. A configuração de topo, Ultimate, tem como destaques som Harman Kardon, câmeras 360 graus, faróis de LED Pixel e rodas de 20”. Possivelmente, a marca sueca deve atualizar o interior do SUV em breve, buscando a mesma linguagem do recém-lançado EX30.

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Fonte: direitonews

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