Qual Comprar 2024: BYD Dolphin é o carro elétrico de melhor custo do Brasil


No Qual Comprar 2024 você encontra um superguia com 150 carros, divididos em 16 categorias, que mostra as melhores opções avaliando critérios como preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos. Clique aqui para ler o regulamento. A categoria de carros elétricos disparou nas vendas no último ano e chegou a hora de saber qual modelo tem o melhor custo-benefício do Brasil.

Versão sugerida: Plus
De: R$ 149.800 a R$ 184.800
Versão sugerida: Plus
De R$ 149.800 a R$ 184.800
Motor: 95 cv 204 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 2.546 / Homem R$ 7.410
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.840
Peças: R$ 15.063
Porta-malas: 345 litros
Lançamento: 2023

Apesar de ter sido desbancado nas vendas pelo irmão menor Dolphin Mini nos últimos meses, o Dolphin ainda tem méritos para emplacar mais carros do que muitos modelos a combustão de marcas famosas. Elétrico mais vendido no Brasil no ano passado, com mais de 6,8 mil unidades, o hatch médio conquistou uma boa parcela de consumidores e colocou o nome da BYD em evidência.

É equipado com um motor elétrico dianteiro de 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque na versão de entrada. Também tem bom espaço interno, com 2,70 metros de entre-eixos — mesma medida de um Toyota Corolla.

Se puder investir um valor extra, aposte na versão Plus, mais equipada, com acabamento melhor e mais que o dobro da potência. São ótimos 204 cv e 31,6 kgfm, além de itens como teto panorâmico, reconhecimento de placas, frenagem autônoma de emergência e rodas aro 17. Os valores de manutenção são razoáveis, mas cuidado com os prazos da garantia: eles podem variar entre seis meses e seis anos, a depender do componente.

Ponto positivo: Espaço interno, acabamento, custo de peças e desempenho da versão Plus
Ponto negativo: Garantia confusa; desempenho da versão básica; desvalorização ainda é um mistério

Versão: sugerida Única
R$ 115.800
Motor: 75 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 1.975 / Homem R$ 6.406
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.740
Peças: R$ 10.703
Porta-malas: 230 litros
Lançamento: 2024

Apesar da expectativa frustrada quanto ao preço abaixo de R$ 100 mil, o Dolphin Mini já emplacou 7.734 unidades desde o lançamento até maio. Seu motor elétrico dianteiro tem 75 cv e 13,8 kgfm, com autonomia de 280 km, segundo o Inmetro. O acabamento é caprichado e o espaço interno agrada, embora tenha apenas quatro lugares. Os custos de revisões e peças estão entre os mais baratos do mercado, mas o porta–malas é pequeno, a suspensão deixa a desejar e os prazos de garantia são tão confusos quanto os do Dolphin.

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R$ 235.800
Versão sugerida: Única
Motor: 204 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 3.856 / Homem R$ 9.725
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.840
Peças: R$ 18.240
Porta-malas: 440 litros
Lançamento: 2022

Ele pode não chamar tanta atenção quanto outros carros da BYD, mas o Yuan Plus é um SUV que tem bons predicados. O motor elétrico dianteiro entrega 204 cv e 31,6 kgfm (mesmo conjunto do Dolphin Plus) e a autonomia se destaca. Segundo o Inmetro, o SUV roda bons 458 km por recarga. O porte é similar ao de um Jeep Compass, com 4,45 metros de comprimento, 2,72 m de entre-eixos e 440 litros de porta-malas. Os custos de manutenção são razoáveis, mas o acabamento interno excêntrico é do tipo “ame ou odeie”.

R$ 119.990
Versão sugerida: Única
Motor: 61 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.026 / Homem R$ 3.988
Desvalorização: 40%
Revisões: R$ 1.003
Peças: R$ 21.110
Porta-malas: 100 litros
Lançamento: 2022

Com apenas 3,20 metros de comprimento e 2,15 m de entre-eixos, o Caoa Chery iCar tem pegada exclusivamente urbana. O motor elétrico de 61 cv e 15,3 kgfm o leva de zero a 100 km/h em 12,9 segundos. A velocidade máxima é de 120 km/h e, segundo o Inmetro, a autonomia fica em 197 km. No interior, central multimídia vertical de 10,2″, painel de instrumentos digital e volante multifuncional com ajuste de altura. Apesar do baixo custo de revisão, fique atento à cesta de peças, à desvalorização e ao espaço interno limitado.

De: R$ 150.000 a R$ 184.000
Versão sugerida: Skin
Motor: 171 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 3.110 / Homem R$ 8.246
Desvalorização; ND
Revisões: R$ 2.440
Peças: R$ 13.119
Porta-malas: 228 litros
Lançamento: 2023

Alguns dizem que ele lembra um Porsche ou Mini, mas o ar “retrô-moderno” do GWM Ora 03 tem seu estilo próprio. O principal rival do BYD Dolphin mede 4,24 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Traz um motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm em todas as versões, com alcance de 232 km (Inmetro). Destaque para o pacote de segurança com câmera 360 graus, frenagem de emergência, ACC e alerta de ponto cego. A garantia de cinco anos é para todo o veículo, mas porta-malas, seguro e revisões pesaram contra.

R$ 126.900
Versão sugerida: Única
Motor: 62 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 3.418 / Homem R$ 5.251
Desvalorização: 35,3%
Revisões: R$ 1.299
Peças: R$ 20.268
Porta-malas: 121 litros
Lançamento: 2021

O pequenino E-JS1 se tornou o principal produto no portfólio brasileiro de elétricos da JAC. Com proposta totalmente urbana, o compacto é ágil e gostoso de dirigir, além de ter um interior com pegada moderna. Seu motor entrega 62 cv e 15,3 kgfm, o suficiente para rodar no dia a dia das cidades, com um zero a 100 km/h em 10,7 segundos e apenas 110 km/h de máxima. Atenção para a autonomia (161 km pelo Inmetro) e o porta-malas acanhados. O custo comedido de seguro e revisão contrasta com a salgada cesta de peças.

R$ 229.900
Versão sugerida: Única
Motor: 150 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 5.244 / Homem R$ 7.396
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.659
Peças; R$ 24.897
Porta-malas: 650 litros
Lançamento: 2021

Com motor elétrico de 150 cv e 34,7 kgfm, o JAC e-JS4 é o único SUV elétrico da marca chinesa. O design é criativo e o porte, com 4,41 metros de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, lembra o do Compass. A aceleração de zero a 100 km/h em 7,5 segundos e o porta-malas de 650 litros são pontos fortes. A autonomia de 304 km pelo Inmetro é razoável, assim como o interior com teto solar, central multimídia de 10,25”, câmera de 360 graus, painel digital e seis airbags. Pesam contra os altos custos de seguro e peças e a potencial desvalorização.

R$ 234.900
Versão sugerida: Única
Motor: 193 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 6 anos
Seguro: Mulher R$ 5.930 / Homem R$ 11.579
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.725
Peças: R$ 27.213
Porta-malas: 590 litros
Lançamento: 2022

Desenvolvido em parceria com a VW — dona de 75% da divisão de elétricos da JAC —, o E-J7 é um sedã imponente, com 4,77 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço interno. O porta-malas de 590 litros também agrada. Seu motor elétrico de 193 cv e 34,7 kgfm o leva até os 100 km/h em 5,9 segundos. No interior, chamam a atenção a central multimídia vertical de 13” e o cluster de 10,25″. Contudo, o seguro e a cesta de peças são os mais caros de todo o mercado, pesando no bolso do comprador.

R$ 214.990
Versão sugerida: Icon
Motor: 118 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 2.882 / Homem R$ 4.123
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 1.120
Peças: R$ 26.328
Porta-malas: 185 litros
Lançamento: 2021

Cultuado no mundo inteiro, o Fiat 500 agora é elétrico. Há apenas uma versão no Brasil, a Icon, com motor de 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Segundo a montadora, o zero a 100 km/h é feito em 9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h. Entre os itens de série estão central multimídia de 10,25”, assistente de estacionamento com sensores 360 graus e teto panorâmico. Seguro e revisões têm preços comedidos, mas a cesta de peças é cara, o espaço interno é acanhado e as unidades disponíveis são ano 2022.

R$ 235.990
Versão sugerida: GT
Motor: 136 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.859 / Homem R$ 8.107
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 898
Peças R$ 21.311
Porta-malas : 434 litros
Lançamento: 2021

O Peugeot e-208 GT vai estrear visual no Brasil em breve. Equipado com motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm, o hatch esportivo chega aos 100 km/h em 8,3 segundos. Sua autonomia é de 363 km, de acordo com o Inmetro. Assim como outros elétricos importados, as unidades disponíveis são 22/23. Tem na lista de série itens como ar digital de duas zonas, carregador por indução, faróis full-LED, quadro de instrumentos digital 3D, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, teto panorâmico e chave presencial.

R$ 169.990
Versão sugerida: Única
Motor: 136 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 3.820 / Homem R$ 8.399
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 898
Peças R$ 18.808
Porta-malas: 520 litros
Lançamento: 2022

Como também será reestilizado em breve, o Peugeot e-2008 é vendido com preço promocional desde o fim do ano passado. O valor é atraente e as unidades são 23/23. O SUV mede 4,30 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Motor e baterias são os mesmos do e-208. Entretanto, o zero a 100 km/h é feito em 9,9 segundos e a autonomia fica em 234 km (Inmetro). Tudo por causa do porte e do peso maiores. Há dois anos, foi eleito Carro Elétrico do Ano por Autoesporte em virtude do estilo, desempenho e bom acabamento.

R$ 139.990
Versão sugerida: Única
Motor: 65 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 1.909 / Homem R$ 5.179
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 570
Peças: R$ 5.677
Porta-malas: 290 litros
Lançamento: 2022

Vencedor entre os carros elétricos no ano passado, o Renault Kwid E-Tech perdeu o posto para o BYD Dolphin por ser um modelo com muito menos aderência no Brasil. Com pegada urbana, traz um motor elétrico dianteiro de 65 cv e tem alcance de 265 km (Inmetro). As medidas são as mesmas do Kwid a combustão: 3,73 metros de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. Tem os menores custos de manutenção, revisão e seguro, o que o torna atraente para frotas, mas carece de espaço interno, equipamentos e maior autonomia.

R$ 199.990
Versão sugerida: Única
Motor: 163 cv
Câmbio: AT1
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher ND / Homem ND
Desvalorização: ND
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 318 litros
Lançamento: 2023

A Seres é uma chinesa que chegou ao Brasil em 2023 com vendas apenas pela internet. O Seres 3, primeiro SUV da marca, tem 163 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, o que lhe garante um zero a 100 km/h em 8,9 segundos. São bons 4,38 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem razoáveis 318 litros. A penetração no mercado brasileiro ainda é baixíssima, por isso não há dados sobre seguro ou desvalorização. Como a marca não enviou preços de peças e revisões, avaliá-lo em relação aos rivais.

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Fonte: direitonews

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