Qual Comprar 2024: BMW X1 é o SUV premium de melhor custo


Após ficar em primeiro lugar no segmento de sedãs premium do superguia Qual Comprar 2024, com o Série 3, é a vez da BMW superar os concorrentes em outra categoria. O BMW X1 foi eleito o SUV premium com melhor custo-benefício, após vencer 11 rivais que custam entre R$ 250 mil e R$ 500 mil. Para definir os ganhadores das 16 categorias entre 150 carros, os principais critérios de avaliação são preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos.

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Versão sugerida: Sdrive 20i M Sport
Preço: de R$ 299.950 a R$ 354.950
Motor: 1.5T/156 cv e 2.0T/204 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 5.071 / Homem R$ 14.828
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 6.797
Peças: R$ 46.009
Porta-malas: 476 litros
Lançamento: 2023

Com a chegada da terceira geração ao Brasil no ano passado, o BMW X1 é outro modelo da marca feito na fábrica de Araquari (SC). Apesar de seu visual externo não ter mudado tanto, as ousadias foram guardadas para o interior. Com estilo minimalista, o destaque fica para o painel de instrumentos digital integrado à tela da central multimídia em uma peça única. O SUV faturou a categoria Carro Premium do Ano 2024, de Autoesporte.

O X1 tem duas motorizações. Pule a primeira versão, com o 1.5 turbo de três cilindros de 156 cv que chega aos 100 km/h em 9 segundos, e vá direto para as configurações sDrive 20i, que trazem sob o capô o 2.0 turbo de quatro cilindros com 204 cv e 30 kgfm de torque. Nessas versões, o zero a 100 km/h é feito em 7,6 s. O câmbio é sempre o automatizado de sete marchas. Todas as configurações só bebem gasolina, ao contrário da geração anterior, que tinha a opção de motor flex.

Ponto positivo: A dinâmica e o interior do X1 são os destaques da nova geração; consumo também é bom
Ponto negativo: Novo SUV não promoveu uma revolução no design e perdeu o motor flex

Versão sugerida: Performance 45 TFSI quattro tiptronic
Preço: de R$ 296.990 a R$ 351.990
Motor: 2.0T/231 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.478 / Homem R$ 16.461
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 8.095
Peças: R$ 53.420
Porta-malas: 530 litros
Lançamento: 2020

Em mais um caso de vai e volta, o Audi Q3 foi fabricado no Brasil entre 2016 e 2019, mas teve a produção interrompida. Só que, ao contrário do A3 Sedan, o SUV voltou a ser nacional em 2022, com mais potência e o famoso sistema de tração integral quattro — feito no país pela primeira vez na história da marca. Mas o carro também ficou mais caro, é claro. O modelo não utiliza mais a mecânica simples do A3 Sedan: passou a ser equipado com motor 2.0 turbo de 231 cv de potência e 34,7 kgfm, além de câmbio automático de oito marchas.

Versão sugerida: Performance 45 TFSI quattro tiptronic
Preço: de R$ 343.990 a R$ 371.990
Motor: 2.0T/231 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 5.799 / Homem R$ 11.803
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 8.095
Peças: R$ 56.509
Porta-malas: 530 litros
Lançamento: 2022

Além de voltar a produzir o Q3 em São José dos Pinhais (PR), a Audi trouxe à fábrica brasileira a carroceria Sportback, que é a denominação da marca para seus modelos cupê. Assim, o Q3 Sportback tem um design com teto de caimento mais acentuado. Entretanto, isso não muda o bom volume que o porta-malas comporta, de 530 litros. A mecânica também permanece a mesma, com motor 2.0 TFSI de 231 cv e câmbio automático de oito marchas. Acelera até os 100 km/h em 7 segundos e atinge velocidade máxima de 240 km/h.

Versão sugerida: xDrive30i M Sport
Preço: R$ 489.950
Motor: 2.0T/252 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 10.302 / Homem R$ 29.644
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.475
Peças: R$ 80.401
Porta-malas: 525 litros
Lançamento: 2021

Lançada no Brasil em 2021, a atual geração do BMW X4 iniciou uma nova fase para a fábrica da marca em Araquari (SC) e, recentemente, passou pela primeira reestilização — que mudou pouco a aparência do SUV. São duas versões, mas apenas a xDrive30i M Sport fica abaixo do valor estipulado de R$ 500 mil. O SUV é equipado com motor 2.0 biturbo de 252 cv e 35,7 kgfm. Segundo a BMW, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,4 segundos. A tração é integral. A cesta de peças, que passa dos R$ 80 mil, assusta…

Versão sugerida: Wildtrack
Preço: R$ 257.800
Motor: 2.0T/253 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.267 / Homem R$ 10.027
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 2.810
Peças: R$ 21.684
Porta-malas: 482 litros
Lançamento: 2021

Com preço mais alto que o dos rivais e apenas uma versão em linha, o Ford Bronco Sport teve vendas modestas em seus três anos de vida no Brasil, apesar de suas qualidades. O SUV é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina, de 253 cv e 38,7 kgfm, além de câmbio automático de oito marchas. Há ainda tração integral e bloqueio do diferencial traseiro. Mas o bom desempenho cobra seu preço no consumo: segundo o Inmetro, roda 8,6 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Na lista de itens há nove airbags, ACC e som Bang & Olufsen.

Versão sugerida: R-Dynamic HSE
Preço: R$ 444.950
Motor: 2.0T/249 cv (F)
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 8.283 / Homem R$ 12.089
Desvalorização: ND
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 601 litros
Lançamento: 2021

Outro SUV da JLR a receber um leve facelift na linha 2024 foi o Jaguar E-Pace. Assim, o modelo traz faróis com a nova identidade visual da marca, grade dianteira com textura pontilhada e novo desenho das lanternas. O interior recebe teto panorâmico fixo, central multimídia de 11,4” e carregador de celular por indução. A única versão disponível no Brasil é equipada com motor 2.0 turbo flex de 249 cv e câmbio automático de nove marchas. A JLR, porém, não enviou os preços de revisão e cesta de peças do E-Pace, o que dificulta a comparação com os rivais.

Versão sugerida: Sahara 4×4 4P
Preço: de R$ 456.992 a R$ 481.834
Motor: 2.0T/272 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 7.994 / Homem R$ 13.493
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.580
Peças: R$ 27.213
Porta-malas: 548 litros
Lançamento: 2020

Um dos carros mais emblemáticos da Jeep, o Wrangler é equipado com motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas. Um dos destaques do modelo é sua capacidade off-road. O Wrangler tem tração 4×4 com reduzida e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio, além de barra estabilizadora frontal desconectável. Há duas versões disponíveis: Sahara, com duas ou quatro portas, e Rubicon. Na lista de série, frenagem de emergência, câmera dianteira para o off-road e controle de velocidade adaptativo.

Versão sugerida: 200 AMG Line
Preço: R$ 369.900
Motor: 1.3T/163 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 6.275 / Homem R$ 11.161
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 6.830
Peças: ND
Porta-malas: 435 litros
Lançamento: 2021

O Mercedes GLA passou por um recente facelift que mexeu especialmente no desenho dos faróis e lanternas. Seu preço, no entanto, é mais caro que o dos rivais diretos, BMW X1 e Audi Q3. O GLA 200 AMG Line (existe uma versão 35 AMG com mais de 300 cv, porém custa quase R$ 540 mil) é equipado com o motor 1.3 turbo feito em parceria com a Renault que entrega 163 cv e 27,5 kgfm. O propulsor tem a ajuda de um sistema micro-híbrido de 48V que dá uma forcinha de até 14 cv a mais. O câmbio é automático de sete marchas.

Versão sugerida: Griffe THP
Preço: de R$ 266.490 a R$ 286.990
Motor: 1.6T/165 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 4.331/ Homem R$ 11.823
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 3.268
Peças: R$ 22.141
Porta-malas: 520 litros
Lançamento: 2021

O Peugeot 3008 tem uma grande desvantagem no mercado brasileiro: por ser importado, ele é bem mais caro que seus rivais diretos. Mas é um belo carro, equipado com motor 1.6 THP de 165 cv. Mas por mais que seja mais caro, os preços de peças estão na média e as revisões são até mais em conta do que a de alguns SUVs médios nacionais. No site brasileiro da marca, no entanto, o SUV ainda está linha 2022/2023 – o que pode dar indícios de descontinuação. No exterior, uma nova geração foi apresentada em forma cupê e elétrica.

Versão sugerida: Dynamic SE
Preço: de R$ 434.490 a R$ 479.490
Motor: 2.0T/250 cv (F) e 2.0TD/204 cv
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 7.346 / Homem R$ 13.363
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 7.774
Peças: R$ 69.124
Porta-malas: 963 litros
Lançamento: 2020

No começo do ano, o Discovery Sport recebeu uma reestilização leve, que trouxe mudanças mais significativas no interior. O console central foi redesenhado, a alavanca de câmbio foi trocada e a central traz nova tela curvada. Há versões com motor 2.0 turbo flex de 250 cv e 2.0 a diesel micro-híbrido de 204 cv. Todas têm câmbio automático de nove marchas e tração integral sob demanda. As duas motorizações podem receber cinco ou sete assentos. As revisões são em conta, mas o custo das peças chega a quase R$ 70 mil.

Versão sugerida: Dynamic HSE
Preço: R$ 471.950
Motor: 2.0T/250 cv (F)
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 7.784 / Homem R$ 25.097
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.963
Peças: R$ 68.845
Porta-malas: 591 litros
Lançamento: 2019

Disponível em versão única, o Range Rover Evoque recebeu mudanças sutis na linha 2024. Os faróis agora têm novas luzes diurnas de LED e a carroceria traz detalhes na cor bronze. Por dentro, o console central foi redesenhado, há uma nova alavanca de câmbio e a tela curva do multimídia de 11,4” controla as funções do carro — não há botões físicos. Já a mecânica segue sem alterações. O SUV é equipado com motor 2.0 turbo flex de 250 cv e câmbio automático de nove marchas, com sistema de tração integral. Cuidado com as peças.

Versão sugerida: Diamond
Preço: de 379.990 a R$ 447.590
Motor: 2.8TD/204 cv
Câmbio: AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: Mulher R$ 7.870 / Homem R$ 19.609
Desvalorização: 6,5%
Revisões: R$ 4.647
Peças: R$ 28.982
Porta-malas: 500 litros (5L) e 180 litros (7L)
Lançamento: 2021

SUV da Hilux, o SW4 é oferecido com opções de cinco e de sete lugares, mas tem menos versões que a picape. Independentemente da configuração, todas trazem o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm e câmbio automático de seis marchas, além de opção de tração 4×4 com reduzida. A versão recomendada, Diamond, de sete lugares, tem na lista de equipamentos carregador de celular por indução, chave presencial, bancos de couro, sete airbags, rodas de 18” e uma série de itens de assistência ao condutor.

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Fonte: direitonews

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