Qual Comprar 2024: BMW Série 3 é o sedã premium de melhor custo


O Toyota Corolla foi o vencedor na categoria de sedã médio do Qual Comprar 2024. No entanto, quando falamos do segmento de sedã premium, com preços entre R$ 250 mil e R$ 500 mil, quem leva a melhor é o BMW Série 3 pela quinta vez. O modelo enfrentou sete concorrentes e ficou na liderança no quesito custo e benefício. Os principais critérios de avaliação são preço, custo de manutenção, seguro e equipamentos.

Versão sugerida: 320i M Sport
Preço: de R$ 322.950 a R$ 422.950
Motor: 2.0T/184 cv
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 6.144 / Homem R$ 13.486
Desvalorização: 8,8%
Revisões: R$ 6.858
Peças: R$ 58.748
Porta-malas: 365 litros
Lançamento: 2022

Depois de um desvio de rota, quando o prêmio de melhor sedã premium foi para as mãos do irmão menor Série 2 no ano passado, o troféu volta para a estante do Série 3. Este é o quinto ano em que o modelo fica com a coroa: venceu a categoria entre 2018, quando foi lançado na atual geração, e 2022, ano em que recebeu sua mais recente atualização.

Além de alguns retoques discretos no visual, o sedã recebeu a enorme tela curvada que integra o painel de instrumentos digital de 12,3” e a central multimídia de 14,9”, a mesma do SUV elétrico iX. O trem de força foi mantido, com o bom conjunto formado pelo motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm e pelo câmbio automático de oito marchas, com tração traseira.

Fabricado no Brasil, o Série 3 domina o segmento de sedãs premium. Seu preço é bem mais em conta do que o do rival Mercedes-Benz Classe C, que parte de salgados R$ 380 mil. O Série 3 passou por mais uma atualização neste ano, mas as mudanças se concentram na versão híbrida 330e, que agora pode rodar 100 km no modo elétrico.

Ponto positivo: O sedã da BMW sempre impressionou pela dinâmica; acabamento também é bom
Ponto negativo: Apesar dos 184 cv, o desempenho do BMW Série 3 é comedido

Preço: de R$ 287.990 a R$ 305.990
Versão sugerida: S line 40 TFSI S tronic
Motor: 2.0T/204 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 4.949 / Homem R$ 13.486
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 7.267
Peças: R$ 47.167
Porta-malas: 425 litros
Lançamento: 2021

Atualmente com a mesma mecânica do hatch — o 2.0 micro-híbrido de 204 cv e câmbio de sete marchas —, o Audi A3 Sedan não é mais o carro que foi fabricado no Brasil até 2020. Apesar das vendas em alta por causa do preço competitivo, que lhe deixava a par com sedãs médios de marcas generalistas, a montadora alemã decidiu interromper a produção nacional em razão de entraves com o governo. Embora tenha ficado mais potente nessa nova geração, perdeu algumas vantagens em relação ao modelo feito aqui, como o motor flex.

Preço: de R$ 333.990 a R$ 359.990
Versão sugerida: Prestige 40 TFSI quattro S tronic
Motor: 2.0T/204 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 5.221 / Homem R$ 19.575
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 8.533
Peças: R$ 72.423
Porta-malas: 460 litros
Lançamento: 2022

Quando essa geração do Audi A4 estreou no Brasil, em 2015, o sedã tinha a opção de tração integral. Porém, ao ser lançado o último facelift (2021), o modelo perdeu a consagrada tração quattro e desembarcou no país apenas com versões de tração dianteira. Desde maio, a marca decidiu corrigir o equívoco e trazer ao mercado brasileiro só carros na configuração quattro para aumentar a competitividade com rivais como BMW Série 3 e Mercedes Classe C, que vendem muito mais. Mas ainda exagera na tabela de preços, inclusive nos valores de manutenção.

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Preço: de R$ 359.990 a R$ 394.990
Versão sugerida: Advanced 40 TFSI quattro S tronic
Motor: 2.0T/204 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 6.512 / Homem R$ 20.410
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 8.533
Peças: R$ 70.447
Porta-malas: 465 litros
Lançamento: 2022

O Audi A5 Sportback segue o mesmo histórico do A4 e acaba de estrear na linha 2025 com opções exclusivamente com a tração quattro. Aliás, recebeu até uma nova versão de entrada, R$ 35 mil mais em conta que a de topo. Toda a família é equipada com motor 2.0 turbo de 204 cv e 32,6 kgfm, torque ligeiramente superior ao da gama A3. Com a nova tração, os sedãs ficaram ainda mais rápidos do que os anteriores, ganhando 0,4 segundo de vantagem. No caso do A5, a aceleração de 0 a 100 km/h passou de 7,2 segundos para 6,8 s.

Preço: R$ 320.950
Versão sugerida: 218i Gran Coupé Sport GP
Motor: 1.5T/140 cv
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: Mulher R$ 5.707 / Homem R$ 12.715
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.317
Peças: R$ 47.040
Porta-malas: 430 litros
Lançamento: 2019

Os sedãs da BMW dominam a categoria premium, tanto que o Série 2 foi campeão no ano passado após uma sequência de quatro vitórias do irmão Série 3. Dividindo a mecânica e a etiqueta de preço com o Série 1, o modelo tem as mesmas boas características, mas com a vantagem de um porta-malas um pouco maior, de 430 litros. A lista de equipamentos também se repete, com destaque para painel de instrumentos digital integrado à central multimídia, teto solar panorâmico, faróis de LED e rodas de liga leve de 19 polegadas.

Preço: de R$ 379.900 a R$ 442.900
Versão sugerida: C 300 AMG Line
Motor: 1.5T/204 cv 2.0T/258 cv
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 6.729 / Homem R$ 17.951
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 10.140
Peças: R$ 69.191
Porta-malas: 455 litros
Lançamento: 2022

São duas as versões do Classe C no Brasil: C200 e C300, ambas com tecnologia EQ Boost e pacote AMG Line. A configuração de entrada traz motor 1.5 turbo com sistema micro-híbrido que rende 204 cv e 30,6 kgfm de torque. Com câmbio automático de nove marchas e 1.650 kg, o C200 acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Já o C300 vem com o 2.0 turbo de 258 cv com o sistema micro-híbrido de 20 cv e 20,4 kgfm no modo boost. O sedã vai de zero a 100 km/h em 6 s. A cesta de peças é uma das mais caras do segmento.

Preço: de R$ 336.900 a R$ 496.900
Versão sugerida: 200 AMG Line
Motor: 1.3T/163 cv 2.0T/306 cv
Câmbio: AT7/AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: Mulher R$ 10.112 / Homem R$ 15.163
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 6.830
Peças: R$ 63.268
Porta-malas: 460 litros
Lançamento: 2019

A linha 2024 do CLA chegou ao Brasil de cara nova no fim do ano passado. Das três configurações disponíveis, uma passa dos R$ 500 mil. A versão 200 AMG Line é equipada com o motor 1.3 turbo de 163 cv e 27,7 kgfm combinado a um sistema micro-híbrido de 48V. Já a AMG 35 tem o mesmo auxílio elétrico, mas aliado ao 2.0 turbo de 306 cv e 40,8 kgfm. Nos dois casos, o câmbio é automático de sete marchas. O interior também foi atualizado e recebeu duas telas de 10,3” interligadas para o painel de instrumentos e a central multimídia.

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Fonte: direitonews

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