O vencedor entre os sedãs compactos é o Volkwagen Virtus, que recentemente foi reestilizado e se afastou do Polo, ficando mais parecido com o Nivus. A mudança caiu bem e deu um ar mais elegante ao sedã. Atrás, as alterações foram mais discretas e podem ser resumidas às lanternas escurecidas e com a lente redesenhada.
Veja mais sobre o Qual Comprar 2023:
Como no hatch, o motor 1.0 turbo foi recalibrado, caindo de 128 cv para 116 cv nas versões iniciais. Na Comfortline e na recomendada Highline, a opção mais potente continua em linha, assim como os freios a disco na traseira. Já a Exclusive troca o motor 1.0 pelo 1.4 turbo de 150 cv que equipava o extinto GTS.
A versão mais cara traz ainda detector de fadiga, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e central multimídia com tela de 10,1 polegadas.
Preço: R$ 106.990 a R$ 150.990
Versão sugerida: Highline
Motor: 1.0T / 116 cv, 128 cv, 1.4T / 150 cv (F)
Câmbio: MT5, AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.458 (M) e R$ 4.584 (H)
Desvalorização: -14,9%
Revisões: R$ 5.224
Peças: R$ 6.044
Porta-malas: 521 litros
Lançamento: 2023
Preço: R$ 96.890 a R$ 119.090
Versão sugerida: LTZ
Motor: 1.0 / 82 cv, 1.0T / 116 cv (F)
Câmbio: MT6 / AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.070 (M) e R$ 4.616 (H)
Desvalorização: -5,9%
Revisões: R$ 4.568
Peças: R$ 8.199
Porta-malas: 469 litros
Lançamento: 2019
Assim como ocorre com o hatch, a versão ideal do Onix Plus é a LTZ, que perdeu o câmbio manual; o carro é vendido somente com a caixa automática e motor 1.0 turbo de 116 cv. Essa opção é mais adequada ao propósito de um sedã: levar a família e mais 469 litros de bagagens no porta-malas.
Sem esse desempenho todo há a versão aspirada de 82 cv, que já foi considerada a mais econômica do país, fazendo até 17,6 km/l com gasolina na estrada. O modelo teria tudo para ganhar na categoria pela terceira vez seguida, mas foi desbancado pelo VW Virtus atualizado.
Preço: R$ 90.290 a R$ 110.890
Versão sugerida: Drive 1.3 CVT
Motor: 1.0 / 75 cv, 1.3 / 107 cv (F)
Câmbio: MT5, CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.582 (M) e R$ 6.308 (H)
Desvalorização: -15,8%
Revisões: R$ 4.620
Peças: R$ 14.349
Porta-malas: 525 litros
Lançamento: 2018
O Cronos passou quase sem alardes por uma leve reestilização no ano passado. Sem o motor 1.8, é vendido apenas com o 1.0 de 75 cv e o 1.3 de 107 cv. Dentre as versões oferecidas escolha a Drive com câmbio CVT, uma rara opção de sedã com câmbio automático abaixo de R$ 100 mil (por enquanto).
Além do essencial, traz controlador de velocidade e central multimídia com tela de 7 polegadas. É preciso, no entanto, ficar alerta ao preço da cesta de peças, maior até que o do importado Nissan Versa, o que encarece o seguro.
Preço: R$ 118.700 a R$ 137.000
Versão sugerida: Touring
Motor: 1.5 / 126 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.377 (M) e R$ 3.611 (H)
Desvalorização: -7,5%
Revisões: R$ 5.390
Peças: R$ 8.505
Porta-malas: 519 litros
Lançamento: 2022
A diferença do City sedã para o hatch é que o três volumes tem uma versão de entrada, a EX, que agrada os frotistas. Porém, ainda assim o preço de partida é mais alto do que o dos demais concorrentes. De toda maneira, vamos continuar indicando a topo de linha, Touring. Afinal, a diferença entre ela e a EXL não é tão grande em termos de preço.
Comum a todas as configurações é o econômico motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm associado ao câmbio CVT. A boa notícia é o seguro, cuja média só ficou mais cara que a do Renault Logan.
Preço: R$ 91.890 a R$ 126.590
Versão sugerida: Comfort Turbo AT
Motor: 1.0 / 80 cv, 1.0T / 120 cv (F)
Câmbio: MT5, AT6
Garantia: 5 anos
Seguro: R$ 3.433 (M) e R$ 4.612 (H)
Desvalorização: -10,3%
Revisões: R$ 3.744
Peças: R$ 7.590
Porta-malas: 475 litros
Lançamento: 2022
A reestilização recente fez bem ao HB20S, que ficou com um visual mais harmônico, mas não o suficiente para vencer na categoria, como ocorreu com o hatch. A versão indicada novamente é a Comfort com motor turbo, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e fazer uma média de 11 km/l com etanol no tanque.
Tem bom pacote de equipamentos de conforto e segurança, sem precisar partir para a versão mais cara, a Platinum. O seguro é o segundo mais alto, mas o pacote de revisões é o mais barato de todos os sedãs compactos.
Preço: R$ 107.490 a R$ 129.590
Versão sugerida: Advance
Motor: 1.6 / 113 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.579 (M) e R$ 3.591 (H)
Desvalorização: -14%
Revisões: R$ 4.167
Peças: R$ 11.794
Porta-malas: 466 litros
Lançamento: 2020
Importado do México, o Nissan Versa deve passar por um facelift até o fim do ano. Por isso, melhor esperar pelo visual atualizado. O que não vai mudar é o motor 1.6 de 113 cv aliado ao câmbio automático CVT.
Se quiser insistir em um Versa, melhor escolher a opção intermediária Advance, que acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis com acendimento automático, quadro de instrumentos parcialmente digital, câmera de ré e central multimídia. O ponto negativo é o fato de o sedã da Nissan ter uma das maiores depreciações do segmento.
Preço: R$ 93.355 a R$ 96.840
Versão sugerida: Zen
Motor: 1.0 / 82 cv (F)
Câmbio: MT5
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 2.972 (M) e R$ 3.868 (H)
Desvalorização: -10,6%
Revisões: R$ 4.048
Peças: R$ 6.827
Porta-malas: 510 litros
Lançamento: 2018
Se você não é motorista de aplicativo nem dono de locadora, talvez nem se lembre que o Renault Logan existe. De todo modo, essa é uma das poucas opções entre os sedãs compactos por menos de R$ 100 mil. Por pouco mais de R$ 92 mil dá para levar a versão topo de linha, Zen, com motor 1.0 de 82 cv, porta-malas de 510 litros e excelente espaço interno.
Entre os itens de segurança, há airbags laterais. E só. É indicado para quem não se importa com design, praticamente o mesmo desde 2014. Com a chegada do novo SUV compacto em 2024, deve sair de linha.
Preço: R$ 97.990 a R$ 126.690
Versão sugerida: XS
Motor: 1.5 / 110 cv (F)
Câmbio: CVT
Garantia: 5 anos
Seguro: R$ 3.391 (M) e R$ 4.372 (H)
Desvalorização: -5,7%
Revisões: R$ 4.620
Peças: R$ 6.762
Porta-malas: 473 litros
Lançamento: 2018
Focada no novo SUV compacto, a Toyota não deve promover mudanças no Yaris tão cedo, dando uma sobrevida ao modelo atual. Assim, o sedã segue com o motor 1.5 aspirado de 110 cv e câmbio CVT que simula sete marchas.
A versão XS, a mais indicada, já tem sistema de pré-colisão, que atua na frenagem do veículo, e alerta de evasão de faixa, que avisa quando o motorista invade a pista vizinha sem acionar as setas. O Toyota também vai bem no pós-venda: tem a menor desvalorização da categoria e a segunda cesta de peças mais em conta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews