Qual Comprar 2023: Renault Kwid E-Tech é o melhor carro elétrico do Brasil


Se carros de entrada já são pouco acessíveis, os elétricos fazem parte da realidade de pouquíssima gente. Porém, entre os mais em conta está o Renault Kwid E-Tech. Pensado para uso urbano, faz isso muito bem graças ao porte diminuto — são 3,73 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. Ainda assim, é mais espaçoso do que os rivais diretos. Também tem custos de revisão, seguro e peças mais baixos do que os de qualquer outro elétrico à venda por aqui.

Se quiser usar o Kwid elétrico fora da cidade, é bom saber que o desempenho é tímido. O hatch leva 14,6 segundos para chegar a 100 km/h, e a velocidade máxima é de 130 km/h. Tem 265 km de autonomia, segundo o Inmetro; dependendo do uso, vai exigir uma recarga por semana. Isso talvez faça valer a pena pagar quase o dobro do valor de um Kwid 1.0 flex, pois o acabamento simples e o pouco espaço interno são os mesmos.

Se quiser saber mais sobre o modelo, clique aqui e leia o teste!

Preço: R$ 149.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
65 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 5.535 (M) e R$ 7.219 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 1.872
Peças:
R$ 4.353
Porta-malas:
290 litros
Lançamento:
2022
Ponto positivo:
Por ser elétrico, tem revisões e peças bem mais baratas do que carros a combustão
Ponto negativo:
Preço de compra é elevado pela simplicidade do acabamento e pela lista de itens de série

Preço: R$ 269.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
204 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 32.025 (M) e R$ 29.681 (F)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 3.720
Peças:
R$ 16.341
Porta-malas:
440 litros
Lançamento:
2022

Uma das principais apostas da BYD no Brasil, o Yuan Plus (leia o teste!) tem um motor elétrico instalado no eixo dianteiro que entrega 204 cv e 31,6 kgfm. Já as baterias de 60 kWh garantem autonomia de até 458 km no padrão brasileiro, uma das maiores da categoria.

O SUV com porte próximo ao de um Jeep Compass tem visual bem resolvido por fora, mas o interior exótico pode desagradar muita gente, assim como o valor médio do seguro, acima dos R$ 30 mil, o maior entre os cotados na categoria. Ao menos as revisões são baratas.

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Preço: R$ 119.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
61 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.656 (M) e R$ 9.830 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 2.638
Peças:
R$ 20.633
Porta-malas:
100 litros
Lançamento:
2022

Com duas portas e porte voltado para uso exclusivamente urbano, o Caoa Chery iCar disputa com o Jac E-JS1 e o Renault Kwid o posto de carro elétrico mais barato do Brasil. O motor entrega 61 cv e 15,3 kgfm, mais do que suficientes para um carro que tem apenas 3,20 metros de comprimento e pesa 995 kg.

Uma curiosidade é que muitas partes da carroceria são de plástico. Leva apenas quatro pessoas e até 100 litros de bagagem. Ele chega a 100 km/h no máximo, e pode rodar até 282 km pela medição WLTP. Tem peças caras, mas revisões baratas.

Preço: R$ 279.990
Versão sugerida:
Premier
Motor:
203 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 3.452
Peças:
ND
Porta-malas:
462 litros
Lançamento:
2023

Já foi anunciado que o Bolt vai sair de linha nos Estados Unidos no final do ano, mas mesmo assim a Chevrolet trouxe 200 unidades do EUV, a versão SUV do elétrico. Caso ainda consiga comprar um exemplar, o comprador vai levar o modelo equipado com o mesmo motor da configuração hatch.

São 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, que aproveitam as baterias de 66 kWh para rodar até 377 km, de acordo com o Inmetro. A Chevrolet afirma que o Bolt recupera 50% de autonomia em 40 minutos quando plugado em uma fonte de carga rápida DC.

Preço: R$ 224.990
Versão sugerida:
Icon
Motor:
118 cv (E)
Câmbio:
AT1
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 12.343 (M) e R$ 11.545 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 2.412
Peças:
ND
Porta-malas:
185 litros
Lançamento:
2021

O pequeno Fiat que já foi até vendido com motor 1.4 de Uno, agora é só elétrico na atual geração. Vem com motor de 118 cv e 22,4 kgfm e baterias de 42 kWh que garantem autonomia de 320 km. Para gerenciar esse alcance, o carro tem três modos de condução.

A velocidade máxima é de 150 km/h. De acordo com a fábrica, são 9 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. Já vem com chave presencial, controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, alerta de veículo no ponto cego e teto solar.

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Preço: R$ 139.900 a R$ 164.900
Versão sugerida:
EXT
Motor:
62 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
6 anos
Seguro:
R$ 7.435 (M) e R$ 12.431 (F)
Desvalorização:
-14,2%
Revisões:
R$ 2.736
Peças:
R$ 17.709
Porta-malas:
121 litros
Lançamento:
2021

Criado em parceria com a Volkswagen, o Jac E-JS1 tem motor que desenvolve 62 cv e 15,3 kgfm. Segundo dados de fábrica, o compacto chega aos 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 110 km/h, o que deixa seu uso mais restrito às cidades.

O mesmo acontece com outros nessa faixa de preço, caso do Kwid e do iCar. A autonomia do Jac é de apenas 161 km, segundo o Inmetro, o que inviabiliza até viagens de médio alcance. Se as revisões são baratas, as peças são caríssimas para um carro elétrico.

Preço: R$ 242.900
Versão sugerida:
Única
Motor:
150 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
6 anos
Seguro:
R$ 7.480 (M) e R$ 26.669 (H)
Desvalorização:
-18,5%
Revisões:
R$ 3.276
Peças:
R$ 24.203
Porta-malas:
650 litros
Lançamento:
2021

A Jac virou uma marca 100% elétrica no Brasil sem necessariamente oferecer produtos novos. Uma das estratégias foi eletrificar os modelos já existentes, caso do E-JS4. Ele era vendido como T60 e usava motor a combustão até pouco tempo.

Hoje, vem da China com um motor elétrico de 150 cv e 34,7 kgfm de torque. A bateria é de 55,1 kWh e a marca promete 420 km de autonomia, mas o Inmetro diz que não passa dos 256 km. De qualquer forma, vale pensar no SUV por ser mais barato do que outros elétricos do mesmo porte.

Preço: R$ 252.900
Versão sugerida:
Única
Motor:
193 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
6 anos
Seguro:
R$ 8.530 (M) e R$ 14.135 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 3.420
Peças:
R$ 31.901
Porta-malas:
590 litros
Lançamento:
2022

O sedã médio da Jac chegou com uma promessa de esportividade. A aceleração declarada até 100 km/h em 5,9 segundos é atraente. Feito em parceria com a Volkswagen, o E-J7 tem 4,77 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos, o que garante um bom espaço interno, além do porta-malas de 590 litros.

O motor tem 193 cv e 34,7 kgfm e a autonomia é de 249 km (Inmetro). Mas, como é um carro que chegou exclusivamente elétrico, as peças são mais caras do que as dos outros dois modelos da Jac.

Preço: R$ 257.990 a R$ 287.990
Versão sugerida:
TOP
Motor:
184 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
2 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 7.114
Peças:
R$ 32.534
Porta-malas:
211 litros
Lançamento:
2021

A Mini conseguiu manter o prazer de dirigir na versão elétrica do Cooper. Os 184 cv e 27,5 kgfm fazem um bom trabalho ao levar o hatch compacto de zero a 100 km/h em ótimos 7,3 segundos. A velocidade máxima, porém, é limitada a 150 km/h.

Outro problema é a autonomia reduzida: só 161 km, o segundo elétrico de menor alcance do Brasil, de acordo com o Inmetro. A versão topo de linha traz teto solar panorâmico, sistema de áudio premium, quadro de instrumentos digital e head up display. É caro perto de rivais maiores e com maior autonomia.

Preço: R$ 298.490
Versão sugerida:
Única
Motor:
149 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 10.141 (M) e R$ 16.884 (H)
Desvalorização:
-20,6%
Revisões:
R$ 3.483
Peças:
R$ 29.856
Porta-malas:
435 litros
Lançamento:
2022

Um dos pioneiros no mercado brasileiro de elétricos, o Leaf teve de se adequar aos novos concorrentes. Em 2022 passou por uma reestilização e, neste ano, a Nissan teve de reduzir seu preço em mais de R$ 60 mil — ainda assim, é mais caro do que rivais diretos.

O que não mudou foi o motor dianteiro de 150 cv e 32,6 kgfm de torque. As baterias de 40 kWh garantem autonomia de apenas 192 km, segundo o Inmetro. Atenção para a alta desvalorização, acima dos 20%, e para a cesta de peças, que custa praticamente R$ 30 mil.

Preço: R$ 237.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
136 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 9.061 (M) e R$ 11.580 (H)
Desvalorização:
-22,2%
Revisões:
R$ 4.024
Peças:
R$ 18.887
Porta-malas:
434 litros
Lançamento:
2021

O Peugeot e-208 GT vem da França, diferentemente do 208 a combustão, importado da Argentina. A versão elétrica é equipada com motor de 136 cv — menos que os 173 cv do antigo GT equipado com motor turbo. Mas a aceleração de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e o torque instantâneo agradam.

O e-208 GT tem autonomia de 220 km, segundo o padrão do Inmetro. Atenção para a alta desvalorização, acima de 22%. Pelo preço elevado, vale mais a pena buscar o “irmão maior”, e-2008, mostrado abaixo.

Preço: R$ 259.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
136 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro: R$ 6.755 (M) e R$ 14.008 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
R$ 16.362
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2022

Também importado e já na segunda geração, o Peugeot e-2008 compartilha boa parte da mecânica com o e-208, ou seja, a plataforma modular E-CMP, o conjunto de baterias de 50 kWh e o motor dianteiro de 136 cv e 26,5 kgfm.

Apesar disso, a cesta de peças do SUV é cerca de R$ 2,5 mil mais barata que a do hatch. Segundo a fabricante francesa, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 9,9 segundos e a velocidade máxima segue limitada a 150 km/h. A autonomia, segundo o Inmetro, é de 234 km.

Preço: R$ 239.990
Versão sugerida:
R135
Motor:
135 cv (E)
Câmbio:
A1
Garantia:
3 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 3.030
Peças:
R$ 9.257
Porta-malas:
338 litros
Lançamento:
2021

O Renault Zoe não é espartano como o Kwid E-Tech, mas não é muito maior. Custa quase R$ 100 mil a mais e fica na faixa de carros maiores e mais sofisticados a combustão. Para tentar chamar a atenção do comprador, o Zoe de segunda geração traz um interior mais caprichado e motor mais potente. São 135 cv e 25 kgfm de torque para chegar aos 100 km/h em 9,5 segundos e atingir a máxima de 140 km/h. Ao contrário do Kwid, com o Zoe dá para arriscar viagens curtas, já que a autonomia é de 254 km.

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Fonte: direitonews

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