Qual Comprar 2023: Nissan Sentra é o melhor sedã médio do Brasil


A nova geração do Sentra mal chegou e já conquistou a categoria de sedãs médios. Recém-lançado, o sedã deve ocupar o espaço deixado pelo Honda Civic, que agora só tem a opção híbrida e é bem mais caro. Para conquistar o coração dos fãs de sedãs médios, a Nissan adotou uma estratégia de preços agressiva. Há apenas duas versões: Advance (R$ 148.490) e Exclusive (R$ 171.590).

Por mais R$ 1.700, a opção topo de linha recebe acabamento mais caprichado. É justamente essa configuração a mais recomendada no Qual Comprar 2023. O motor foge do downsize e continua sendo um 2.0 de quatro cilindros com 151 cv e câmbio CVT que simula nove marchas, mas o consumo surpreende.

Veja também

A suspensão traseira passou de eixo de torção a multilink. O Sentra Exclusive traz partida remota do motor, teto solar, sistema de som premium, alertas de tráfego cruzado e de mudança de faixa e câmera 360 graus para manobras. As revisões estão entre as mais baratas do segmento.

Preços: de R$ 148.490 a R$ 173.290
Versão sugerida:
Exclusive Premium
Motor:
2.0 / 151 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 8.770 (M) e R$ 10.850 (H)
Desvalorização:
-14,9%
Revisões:
R$ 5.049
Peças:
R$ 13.389
Porta-malas:
466 litros
Lançamento:
2023
Ponto positivo:
Quem achava o desenho do Sentra sem graça, não pode mais reclamar; preços são competitivos
Ponto negativo:
O desempenho continua não empolgando; alguns rivais já são híbridos

Antes nacional, o Arizzo 6 passou a ser importado no final do ano passado apenas com motorização híbrida leve, que usa um pequeno motor elétrico para ajudar o 1.5 turbo de 160 cv no consumo e no desempenho. O câmbio é CVT que simula nove marchas.

Mesmo sendo importado da China e com a eletrificação, o sedã conseguiu se manter na média de preços de manutenção e seguro, mas a cesta de peças foi nivelada por cima com os também importados Kia Cerato e Chevrolet Cruze.

Preço: R$ 152.490
Versão sugerida:
única
Motor:
1.5T / 160 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 4.852 (M) e R$ 7.652 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 5.564
Peças:
R$ 23.380
Porta-malas:
405 litros
Lançamento:
2021

Assim como o hatch, o Cruze sedã deve deixar de ser produzido no final do ano, quando a fábrica da Argentina vai passar a se dedicar apenas ao SUV Tracker. Mas o modelo agrada a quem gosta do segmento, cujas opções se tornam cada vez mais escassas.

O bom porta-malas de 440 litros, o espaço interno e o acabamento agradam. O motor 1.4 turbo de 153 cv também vai bem. Joga contra o custo das peças, acima de R$ 20 mil, assim como o dos importados Kia Cerato e Caoa Chery Arizzo 6.

Preços: de R$ 148.650 a R$ 178.050
Versão sugerida:
Premier
Motor:
1.4T / 153 cv (F)
Câmbio:
AT6
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 4.438 (M) e R$ 5.422 (H)
Desvalorização:
-16,6%
Revisões:
R$ 5.044
Peças:
R$ 22.912
Porta-malas:
440 litros
Lançamento:
2022

O Kia Cerato saiu de linha na sua atual geração. A nova já foi apresentada no exterior, mas não chegou ainda ao Brasil, o que deve acontecer em 2024. Enquanto isso, o Cerato atual seguia à venda com motor 2.0 de 167 cv e câmbio automático de seis marchas.

Por compartilhar boa parte de sua mecânica com a Hyundai — o motor é o mesmo do Creta —, suas revisões não ficaram tão caras, mas a cesta de peças foi a maior da categoria, o que ajudou a puxar o valor do seguro para cima.

Preços: R$ 136.490 a R$ 152.190
Versão sugerida:
SX
Motor:
2.0 / 167 cv (F)
Câmbio:
AT6
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.870 (M) e R$ 10.677 (H)
Desvalorização:
-11,7%
Revisões:
R$ 5.555
Peças:
R$ 25.565
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2018

Quando se fala de sedã médio, é difícil não pensar no Toyota Corolla logo de cara. Há mais de uma década ele está entre os favoritos da categoria, seja por suas qualidades, seja pela redução de oferta entre seus rivais.

Todas as versões não híbridas são movidas pelo mesmo motor, o 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque associado ao câmbio automático do tipo CVT que simula 10 marchas. Destaque para o custo da cesta de peças, o menor da categoria. A desvalorização só não é menor do que a do esportivo VW Jetta.

Preços: de R$ 148.290 a R$ 177.390
Versão sugerida:
XEi
Motor:
2.0 / 177 cv (F)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.285 (M) e R$ 5.803 (H)
Desvalorização:
-9,7%
Revisões:
R$ 5.650
Peças:
R$ 11.826
Porta-malas:
470 litros
Lançamento:
2019

Veja também

Assim como a Honda optou por vender o Civic somente híbrido, a Volkswagen decidiu deixar apenas uma versão do Jetta nas lojas. E a escolhida foi a variante esportiva GLI, uma espécie de Golf GTI sedã. O Jetta GLI é focado em entusiastas que gostam de esportividade, com seus 231 cv vindos do motor 2.0 turbo e a rapidez do câmbio de dupla embreagem e sete marchas.

O comprador deve ficar atento ao alto custo das revisões, cerca de R$ 10 mil acima do preço dos concorrentes. Por outro lado, o Jetta tem a menor desvalorização do segmento.

Preço: R$ 232.390
Versão sugerida:
GLI
Motor:
2.0T / 231 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 7.391 (M) e R$ 9.436 (H)
Desvalorização:
-4,9%
Revisões:
R$ 15.125
Peças:
R$ 16.466
Porta-malas:
510 litros
Lançamento:
2022

Quase todas as marcas possuem um plano de manutenção com preços fixos. Porém, é preciso ficar atento a algumas outras informações, como o intervalo entre cada serviço. Veículos a diesel podem ter manutenções mais espaçadas.

Outro ponto de atenção é a lista de procedimentos executados. A Volkswagen tem revisões com preço fixo, mas deixa de fora itens que, se não forem substituídos, tiram o veículo da garantia. Ao adicionar essas peças, porém, os preços sobem consideravelmente. Os seis primeiros serviços do Polo, por exemplo, passam de R$ 5.243 para R$ 8.897 com esses itens.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Policial com plantões de 24h tem direito a horas extras se exceder 200 por mês
Próxima Mulher e filho são condenados por arquitetar ass4ssinat0 do próprio ex-marido e pai