Qual Comprar 2023: Jeep Compass é o melhor SUV médio do Brasil


Mais vendido da categoria, o Jeep Compass é o carro a ser batido quando uma concorrente quer entrar nesse mercado. Tem desenho bem resolvido, tamanho adequado para uso urbano e familiar e custos de manutenção e seguro competitivos.

A cesta de peças, porém, passa do ponto, se comparada à dos dois principais rivais, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. A versão indicada é a Limited T270, equipada com motor 1.3 turbo de até 185 cv e 57,8 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é dianteira. Por enquanto, para ter um Compass 4×4 é preciso levar o modelo com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv.

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Voltando à versão Limited flex, a lista de itens de série traz quadro de instrumentos digital, sistema de estacionamento semiautônomo, sete airbags e ar-condicionado automático de duas zonas, entre outros itens. De quebra, o Compass ainda é dono da menor desvalorização da categoria, segundo a Mobiauto.

Preço: de R$ 174.990 a R$ 252.790
Versão Sugerida:
Limited
Motor:
1.3T / 185 cv (F), 2.0T / 170 cv (D)
Câmbio:
AT6, AT9
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 5.275 (M) e R$ 9.308 (H)
Desvalorização:
-7,8%
Revisões:
R$ 5.801
Peças:
R$ 23.719
Porta-malas:
476 litros
Lançamento:
2021
Ponto positivo:
Líder do segmento tem boa oferta de versões e desvaloriza pouco
Ponto negativo:
Desenho mudou pouco desde o lançamento; peças são caras

Preço: R$ 197.490
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.6T / 187 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.957 (M) e R$ 7.572 (H)
Desvalorização:
-11,9%
Revisões:
R$ 8.401
Peças:
R$ 20.518
Porta-malas:
475 litros
Lançamento:
2021

Para brigar no segmento e incomodar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, a Caoa Chery teve de caprichar no Tiggo 7. E ele veio com sistema de condução semiautônoma de série na linha 2023, que corrigiu a falta de frenagem de emergência.

O motor ainda não é flex, mas o 1.6 turbo de 187 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas dá conta do recado. A cesta de peças é mais barata do que a do Compass, porém mais cara do que as de Corolla Cross e Volkwagen Taos. Já as revisões estão na média.

Preço: R$ 194.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5T / 160 cv (F)
Câmbio:
CVT 9
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.531 (M) e R$ 8.292 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 5.892
Peças:
R$ 20.518
Porta-malas:
475 litros
Lançamento:
2022

A versão híbrida leve do Tiggo 7 é até mais barata do que a movida só a gasolina, mas é menos potente. Aqui a Chery optou por usar o mesmo conjunto do Tiggo 5 Pro Hybrid, ou seja, um 1.5 flex com um sistema elétrico de 48V para ajudar na economia e no desempenho.

A potência total é de 160 cv. A transmissão é CVT que simula nove marchas. Além de perder a força, perde os assistentes de direção semiautônoma, como a frenagem de emergência e o piloto automático adaptativo. Ao menos tem revisões bem mais baratas.

Preço: R$ 209.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.6T / 187 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.696 (M) e R$ 13.457 (H)
Desvalorização:
-13,3%
Revisões:
R$ 9.301
Peças:
R$ 22.527
Porta-malas:
889 litros
Lançamento:
2018

Maior SUV da Caoa Chery, o Tiggo 8 é o único da categoria a levar sete pessoas. Usa a mesma plataforma do Tiggo 7, inclusive a motorização: 1.6 turbo de 187 cv com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Também aproveita o sistema de condução semiautônoma do irmão menor.

O visual, por sua vez, é o mesmo desde a época do lançamento, em 2018. Além disso, o custo de revisão fica entre os mais elevados, assim como o do seguro. A desvalorização e o preço das peças estão na média dos rivais.

Preço: R$ 211.890 a R$ 237.890
Versão sugerida:
Premier
Motor:
1.5T / 172 cv (G)
Câmbio:
AT6
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 10.986 (M) e R$ 13.457 (H)
Desvalorização: -18,1%
Revisões:
R$ 5.544
Peças:
R$ 57.056
Porta-malas:
468 litros
Lançamento:
2022

No último teste de Autoesporte, o Chevrolet Equinox não empolgou com seu motor 1.5 turbo de 172 cv. É pouco, considerando que os carros dessa faixa de preço englobam as versões mais caras dos rivais Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Sem falar no custo de peças, digno de carros mais luxuosos.

Entre os concorrentes, no entanto, tem o maior espaço interno e o porta-malas mais amplo. A versão indicada é a Premier, a mais completa, com itens como teto solar panorâmico e multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entre outros.

Preço: R$ 219.390
Versão sugerida:
Titanium
Motor:
1.5T / 150 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 7.251 (M) e R$ 8.906 (H)
Desvalorização:
-15,9%
Revisões:
R$ 10.590
Peças:
R$ 22.293
Porta-malas:
348 litros
Lançamento:
2020

O Territory sai de fábrica na China com motor 1.5 turbo de 150 cv e 22,9 kgfm e câmbio automático do tipo CVT. A única versão disponível, Titanium, é muito bem equipada, com teto solar panorâmico, central multimídia de 10,1 polegadas, controlador de velocidade adaptativo e alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante.

Mas não tem a mesma identidade Ford do restante da linha, além de esbarrar nos altos custos de revisões e cesta de peças. Melhor pensar bem antes de comprar, já que será substituído em breve pelo Equator Sport.

Preço: R$ 229.990 a R$ 249.990
Versão sugerida:
Limited
Motor:
1.6T / 177 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.226 (M) e R$ 5.380 (H)
Desvalorização:
-20,3%
Revisões:
R$ 10.324
Peças:
R$ 27.700
Porta-malas:
513 litros
Lançamento:
2023

Fora de linha no resto do mundo, essa geração do Tucson acaba de passar por um facelift no Brasil. Há novos arranjos para os faróis e lanternas, além de pequenas modificações nos para-choques. Uma nova geração só deve chegar aqui em 2025.

Até lá, os brasileiros terão de se contentar com o SUV que sofre a maior desvalorização do segmento e tem, também, o maior custo de seguro entre os médios. Usa um motor 1.6 turbo de 177 cv e uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Preço: R$ 228.990 a R$ 269.990
Versão sugerida:
EX Prestige
Motor:
1.6T / 180 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.562 (M) e R$ 10.634 (H)
Desvalorização:
-14,7%
Revisões:
R$ 7.413
Peças:
R$ 38.751
Porta-malas:
562 litros
Lançamento:
2022

O Sportage é um dos produtos mais importantes da Kia no Brasil. A quinta geração é importada da Eslováquia e foi lançada no Brasil em julho do ano passado, quando o carro ganhou o prêmio de Carro Premium de 2023.

São duas versões: EX e EX Prestige. Ambas são equipadas com um motor 1.6 turbo a gasolina com 180 cv ajudado por um elétrico de 48V capaz de desligar o propulsor a gasolina em certas condições e também de gerenciar funções como ar-condicionado. Atenção ao custo de peças, muito acima da média no segmento.

Preço: R$ 195.990 a R$ 242.990
Versão sugerida:
HPE-S
Motor:
1.5T / 165 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.306 (M) e R$ 9.575 (H)
Desvalorização:
-12,2%
Revisões:
R$ 7.528
Peças:
R$ 13.603
Porta-malas:
473 litros
Lançamento:
2022

O Eclipse Cross passou por mudanças em 2022, deixando o desenho da traseira mais convencional. O motor continua sendo o 1.5 16V de quatro cilindros que bebe somente gasolina. A potência é de 165 cv e o torque, de 25,5 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT com tecnologia que simula até oito marchas.

Tem custos de manutenção, peças e seguro equivalentes aos dos principais concorrentes importados. A versão indicada é a HPE-S, que tem teto solar e piloto automático adaptativo. É um dos poucos modelos do segmento com opção de tração integral.

Preço: R$ 213.900
Versão sugerida:
Única
Motor:
2.0 / 150 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.810 (M) e R$ 15.642 (H)
Desvalorização:
-11,9%
Revisões:
R$ 6.594
Peças:
R$ 29.789
Porta-malas:
345 litros
Lançamento:
2017

Compradores de Subaru são daqueles fiéis à marca, mas agora só encontram dois modelos disponíveis. Um deles é o XV, SUV médio da família Impreza. O utilitário esportivo usa um sistema híbrido leve chamado e-Boxer que, como o nome diz, combina um 2.0 boxer com um elétrico de 48V para ajudar a reduzir o consumo de combustível e gerar 16,7 cv e 6,7 kgfm extras.

Assim, fica com 150 cv e 79,5 kgfm. O carro, no entanto, terá um facelift em breve e mudará de nome, para Crosstrek. O porta-malas é um dos menores do segmento.

Preço: R$ 159.890 a R$ 192.990
Versão sugerida:
XRE
Motor:
2.0 / 177 cv (F)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 4.872 (M) e R$ 4.893 (H)
Desvalorização:
-7,8%
Revisões:
R$ 5.646
Peças: R$ 12.190
Porta-malas:
440 litros
Lançamento:
2021

O nome Corolla se vende sozinho. Quando se acrescenta Cross à nomenclatura e o carro entra para o segmento dos SUVs, o sucesso é garantido. Todas as versões somente a combustão usam o mesmo motor 2.0 aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm do sedã.

Custos de manutenção, peças e seguro estão entre os mais baixos do segmento. A versão indicada é a intermediária XRE, que adiciona rodas de 18 polegadas, painel parcialmente digital, faróis de LED, seletor de modos de condução, retrovisor interno eletrocrômico e chave presencial.

Preço: R$ 186.280 a R$ 212.480
Versão sugerida:
Comfortline
Motor:
1.4T / 150 (F)
Câmbio:
AT6
Garantia: 3 anos
Seguro:
R$ 4.699 (M) e R$ 9.223 (H)
Desvalorização:
15,8%
Revisões:
R$ 10.945
Peças:
R$ 11.416
Porta-malas:
498 litros
Lançamento:
2021

Desde o seu lançamento, em 2021, o Taos é oferecido apenas com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas. Ele tem a missão de enfrentar Compass e Corolla Cross, mas até hoje não decolou nas vendas. Pior: dos três, o Taos é o que tem a maior desvalorização.

Além disso, a Volkswagen cobra caro pelas revisões do SUV. A versão indicada é a Comfortline, que, apesar de ser a de entrada, é bem equipada. O espaço interno é um dos pontos fortes do modelo, mas o acabamento é pior do que o da concorrência direta.

Poucos SUVs compactos e médios apostam no off-road como credencial. Algumas marcas são apegadas ao mundo 4×4 e mantêm essa opção, como a Jeep com Renegade e Compass. Mas a questão é saber se você realmente precisa do recurso. Se for do tipo que gosta de uma trilha ou tem necessidade de vencer caminhos ruins, ótimo. Entretanto, lembre-se de que carros de passeio e jipinhos 4×2 já são suficientes para encarar estradas de terra e desafios mais simples. Mesmo picapes médias a diesel podem dispensar o recurso em nome da economia de preço.

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Fonte: direitonews

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