Qual Comprar 2023: Jeep Commander é o melhor SUV premium do Brasil


A Jeep ganha em mais uma categoria, agora com o Commander, SUV que encontrou o equilíbrio para oferecer sete lugares sem encarecer o custo de propriedade, com revisões, seguro e peças com preços abaixo da média da categoria.

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O Commander compartilha com o restante da linha Jeep o motor 1.3 turbo e o câmbio automático de seis marchas nas versões 4×2. Há também o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm com câmbio automático de nove marchas e tração integral.

É o que usa a versão recomendada, a Limited, que tem quadro de instrumentos digital, central multimídia de 10,1 polegadas, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, sete airbags, frenagem automática de emergência e rodas de 18 polegadas.

Preço: R$ 232.290 a R$ 325.990
Versão sugerida:
Limited Turbodiesel
Motor:
1.3T / 185 cv (F), 2.0T / 170 cv (D)
Câmbio:
AT6, AT9
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 5.343 (M) e R$ 9.461
Desvalorização:
-4%
Revisões:
R$ 5.801
Peças:
R$ 17.565
Porta-malas:
661 litros
Lançamento:
2021
Ponto positivo:
SUV tem visual moderno e leva 7 pessoas
Ponto negativo:
Desempenho do 1.3 fica no limite do aceitável

Preço: R$ 285.990 a R$ 338.990
Versão sugerida:
Performance
Motor:
2.0T / 231 cv (G)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 11.041 (M) e R$ 11.041 (H)
Desvalorização: -7,9%
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
530 litros
Lançamento:
2020

O Q3 foi o modelo escolhido pela Audi para retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) um ano atrás. São três versões, todas equipadas com o mesmo motor 2.0 TFSI de 231 cv e 34,7 kgfm associado ao câmbio automático de oito marchas.

Todas as versões trazem quadro de instrumentos digital, faróis de LED, controlador de velocidade e central multimídia de 8,8 polegadas. Nossa indicação é a opção intermediária Performance, que adiciona ar-condicionado digital de duas zonas, multimídia maior e alerta de saída de faixa.

Preço: R$ 327.990 a R$ 358.990
Versão sugerida:
Performance
Motor:
2.0T / 231 cv (G)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 11.114 (M) e R$ 19.533 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
530 litros
Lançamento:
2022

O Q3 Sportback é a versão com carroceria estilo cupê do SUV de entrada da Audi no Brasil. O conjunto mecânico é o mesmo, formado pelo motor 2.0 TFSI de 231 cv e 34,7 kgfm acoplado à caixa automática de oito marchas.

Com a caída acentuada da traseira, pessoas altas, principalmente, não têm muito espaço para a cabeça. O porta-malas continua com 530 litros, a mesma boa capacidade do Q3. Nos testes de Autoesporte, a aceleração de zero a 100 km/h foi cumprida em 7,7 segundos. Recomendamos também a versão intermediária, Performance.

Preço: R$ 377.990 a R$ 442.990
Versão sugerida:
S Line
Motor:
2.0T / 265 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 12.041 (M) e R$ 47.079 (H)
Desvalorização:
-8,3%
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2021

SUV médio da Audi, o Q5 tem uma vasta lista de versões, mas a mais indicada é a S Line, equipada com motor 2.0 turbo de 265 cv e 37,7 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O conjunto, segundo a fábrica, leva o utilitário esportivo a 100 km/h em 6,1 segundos e à velocidade máxima de 210 km/h.

O modelo atende como bom carro familiar com amplo espaço interno e bagageiro de 520 litros. Todas as opções são equipadas com a tração integral sob demanda quattro, uma das tradições da Audi.

Preço: R$ 296.950 a R$ 349.950
Versão sugerida:
sDrive20i X-Line
Motor:
1.5T / 156 cv, 2.0T / 204 cv(G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 29.104 (M) e R$ 25.845 (H)
Desvalorização:
-17,7%
Revisões:
R$ 13.289
Peças:
R$ 46.623
Porta-malas:
476 litros
Lançamento:
2023

A terceira geração do menor SUV da BMW desembarcou neste ano no Brasil. Veio importado da Alemanha e agora é nacional, montado em Araquari (SC). O destaque fica por conta da grande tela que se estende do painel de instrumentos (10,7 polegadas) até a central multimídia (10,2″).

A versão indicada é a sDrive20i X-Line, intermediária, com a nova geração do motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina que gera 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Poderia ter vencido a categoria, não fosse o elevado custo das peças e a alta depreciação.

Preço: R$ 475.950
Versão sugerida:
xDrive30i M Sport
Motor:
2.0T / 252 cv (G)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 19.364 (M) e R$ 23.407 (H)
Desvalorização:
-6,8%
Revisões:
R$ 11.659
Peças:
R$ 72.526
Porta-malas:
525 litros
Lançamento:
2021

Outro modelo da safra dos SUVs cupê, o X4 é oferecido somente na versão xDrive 30i M Sport, equipada com motor 2.0 turbo de quatro cilindros que entrega 252 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Segundo a BMW, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,4 segundos e a velocidade máxima atingida é de 240 km/h.

O comprador deve ter em mente o custo das peças, que passa de R$ 72 mil. As revisões, no entanto, estão na média até de carros muito mais baratos do que o SUV cupê da BMW.

Preço: R$ 364.900
Versão sugerida:
Premier
Motor:
2.8T / 200 cv (D)
Câmbio:
AT6
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 7.741 (M) e R$ 13.490 (H)
Desvalorização:
-16,8%
Revisões:
R$ 9.520
Peças:
R$ 10.095
Porta-malas:
554 litros
Lançamento:
2012

O Chevrolet Trailblazer é mais comum de ser visto à serviço da polícia brasileira ou como carro de executivos, mas é uma boa opção para quem procura um SUV feito sobre chassi que seja capaz de levar 7 pessoas e tenha manutenção em conta, apesar de custar quase R$ 400 mil e perder cerca de 17% do valor após um ano.

Pelo preço do carro, o seguro não é dos mais caros. O motor é o mesmo da S10, o 2.8 turbodiesel de 200 cv e câmbio automático de seis marchas. É possível que passe por mudanças em 2024, junto com a picape da qual deriva.

Preço: R$ 272.790
Versão sugerida:
Wildtrak
Motor:
2.0 T / 253 cv (G)
Câmbio:
AT 8
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 32.541 (M) e R$ 37.590 (H)
Desvalorização:
-12,4%
Revisões:
R$ 10.324
Peças
R$ 22.177
Porta-malas:
482 litros
Lançamento: 2021

O Ford Bronco embarcou no visual retrô, inspirado no SUV de mesmo nome que a Ford vendeu nos Estados Unidos nos anos 1960 e 1970. Para o Brasil, veio apenas a versão Sport, menor e menos valente, mas que pode ser uma boa opção de compra para quem gosta de um SUV divertido, bem acabado e que enfrente um passeio fora do asfalto de vez em quando.

O motor é um 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm. O ponto negativo é que o seguro é desproporcional ao preço de compra e as peças são mais caras do que as dos rivais diretos.

Preço: R$ 444.950
Versão sugerida:
R-Dynamic SE
Motor:
2.0T / 249 cv (G)
Câmbio:
AT8
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 33.212 (M) e R$ 21.131 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 11.400
Peças:
R$ 49.483
Porta-malas:
601 litros
Lançamento:
2021

Feito sobre plataforma do Range Rover Evoque, o Jaguar E-Pace é uma opção de utilitário esportivo de luxo com bom espaço interno e visual menos chamativo que o do Land Rover. Efeito disso é o custo do seguro, bem menor.

Os dois SUVs também compartilham o motor, o 2.0 turbo de 249 cv e 50,8 kgfm. A transmissão é automática de nove marchas. De acordo com a fabricante, o modelo atinge a velocidade máxima de 229 km/h e vai de zero a 100 km/h em 7,5 segundos. A tração é integral sob demanda.

Preço: R$ 466.889 a R$ 481.834
Versão sugerida:
Rubicon
Motor:
2.0T / 272 cv (G)
Câmbio:
AT8
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 16.770 (M) e R$ 20.094 (H)
Desvalorização:
-2,6%
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
548 litros
Lançamento:
2020

Mais bravo dos Jeep, o Wrangler incorporou novos itens de série no ano passado. É o caso de frenagem automática de emergência, farol alto com comutação automática de facho, câmera na grade dianteira para auxiliar no off-road e controle de velocidade adaptativo.

Todas as versões são equipadas com motor 2.0 turbo de quatro cilindros a gasolina, que entrega 272 cv e 40,8 kgfm, e câmbio automático de oito marchas. A versão indicada é a top de linha, a Rubicon, vendida somente com carroceria de quatro portas.

Preço: R$ 375.950 a R$ 459.950
Versão sugerida:
R-Dynamic SE Turbodiesel
Motor:
2.0T / 249 cv (G), 204 cv (D)
Câmbio:
AT9
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 11.246 (M) e R$ 14.134 (H)
Desvalorização:
-4%
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
963 litros
Lançamento:
2020

O Discovery Sport foi o primeiro carro da marca a ser montado no Brasil e hoje é vendido com duas opções de motorização. Uma delas é o flex 2.0 turbo com 249 cv e 37,2 kgfm com caixa automática de nove marchas. A mais indicada, porém, é a movida a diesel com um sistema híbrido leve. Também 2.0, chega a 204 cv e 43,8 kgfm.

O câmbio também é automático de nove velocidades. Já a tração é integral e traz a tecnologia Terrain Response 2, com diversos recursos para os mais variados tipos de terrenos. Há espaço para sete passageiros.

Preço: R$ 427.950 a R$ 459.950
Versão sugerida:
R-Dynamic HSE
Motor:
2.0T / 249 cv (G)
Câmbio:
AT9
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 52.715 (M) e R$ 48.210 (H)
Desvalorização:
-9%
Revisões:
R$ 11.440
Peças:
R$ 58.913
Porta-malas:
591 litros
Lançamento:
2019

O Range Rover Evoque foi do céu ao inferno em um ano. Vencedor da categoria em 2022, neste ano o SUV de luxo montado em Itatiaia (RJ) é dono de uma das apólices de seguro mais caras de todo o Qual Comprar, passando de R$ 50 mil no perfil masculino. A cesta de peças é ainda mais cara, quase R$ 60 mil.

De todo modo, o Evoque continua sendo um dos queridinhos dos famosos, tema de funk e sonho de muita gente. Tem motor 2.0 de 249 cv e visual capaz de virar pescoços, ainda que a geração lançada em 2019 seja muito semelhante à primeira, de 2011.

Preço: R$ 348.900 a R$ 517.900 –
Versão sugerida:
200 AMG Line
Motor:
1.3 T / 163 cv, 2.0 T / 306 cv (G)
Câmbio:
AT7, AT8
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 9.565 (M) e R$ 20.991 (H)
Desvalorização:
-3,8%
Revisões:
ND
Peças:
R$ 55.074
Porta-malas:
435 litros
Lançamento:
2021

Menor SUV da Mercedes, o GLA 200 deve perder espaço com a forte competição de rivais montados no Brasil, caso da nova geração do BMW X1 e do Audi Q3. Sem considerar a opção AMG, a única versão disponível é a AMG Line, com pacote visual esportivo.

O motor é o mesmo 1.3 turbo da Renault, mas movido apenas a gasolina e com 163 cv. Isso até poderia sugerir manutenções mais baratas, mas não é o que acontece. A cesta de peças passa de R$ 55 mil, bem acima da dos concorrentes. A Mercedes não enviou os preços das seis primeiras revisões.

Preço: R$ 378.900 a R$ 537.900
Versão sugerida:
200 Progressive
Motor:
1.3 T / 163 cv, 2.0 T / 306 cv (G)
Câmbio:
AT7, AT8
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 9.767 (M) e R$ 31.464 (H)
Desvalorização:
-0,2%
Revisões:
ND
Peças:
R$ 52.319
Porta-malas:
500 litros
Lançamento:
2021

O GLB é um dos carros de entrada da Mercedes no Brasil e, ainda assim, pode levar até sete pessoas. É mais do que um GLA esticado, apesar de compartilhar com o modelo a plataforma e o conjunto mecânico formado pelo motor 1.3 turbo de 163 cv com o câmbio automático de sete marchas.

O espaço nas duas primeiras fileiras é bom; na terceira, viajam com conforto apenas duas crianças. Entre os equipamentos há teto solar duplo e ar-condicionado de duas zonas com saída para a segunda fileira. As peças são um pouco menos caras do que as do GLA.

Preço: R$ 459.900 a R$ 659.900
Versão sugerida:
220d Off-road
Motor:
2.0T / 194 cv (D)
Câmbio:
AT9
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 15.131 (M) e R$ 23.045 (F)
Desvalorização:
-4,1%
Revisões:
ND
Peças:
R$ 69.052
Porta-malas:
550 litros
Lançamento:
2019

O SUV intermediário da Mercedes-Benz tem três versões à venda no Brasil, mas só as duas equipadas com motor turbodiesel ficam dentro do nosso teto de preços de R$ 500 mil. Nesse caso, recomendamos a Off-road, vendida por R$ 459.900.

É equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 194 cv combinado com o sistema híbrido leve EQ Boost, que acrescenta 23 cv de potência em situações específicas. No ano passado, o SUV recebeu um facelift e passou a ter faróis que se ligam diretamente à grade do radiador. Ainda assim, é caro em relação à concorrência.

Preço: R$ 376.990 a R$ 411.990
Versão sugerida:
HPE-S
Motor:
2.4T / 190 cv (D)
Câmbio:
AT8
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 9.391 (M) e R$ 11.497 (H)
Desvalorização:
-13%
Revisões:
R$ 11.048
Peças:
R$ 17.672
Porta-malas:
571 litros
Lançamento:
2020

Rival de Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, o Pajero Sport também é baseado em uma picape e compartilha com ela o conjunto mecânico — no caso, motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm e câmbio automático de oito marchas. Além disso, todas as versões contam com tração 4×4 e quatro modos de atuação, incluindo a reduzida.

A versão indicada é a top de linha, HPE-S, que traz quadro de instrumentos digital, assistentes à condução, ar-condicionado de duas zonas e faróis de LED. O SUV recebeu uma atualização em 2020, deixando o visual mais convencional.

Preço: R$ 259.990 a R$ 279.990
Versão sugerida:
Griffe THP
Motor:
1.6T / 165 cv (G)
Câmbio:
AT6
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 5.884 (M) e R$ 11.337 (H)
Desvalorização:
-16,9%
Revisões:
R$ 6.936
Peças:
R$ 19.510
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2021

Na Europa já se fala em nova geração do Peugeot 3008, mas por aqui o SUV médio ainda é oferecido nas lojas com o bom e velho motor 1.6 turbo de 165 cv. A questão é que, por ser importado, o 3008 não traz a atualização que tornou esse motor flex, como no “irmão menor” 2008.

Pouco competitivo, tem baixas vendas e alta desvalorização, uma das maiores do segmento. Por outro lado, é um utilitário esportivo que oferece um bom nível de equipamentos, espaço interno amplo e acabamento de qualidade superior.

Preço: R$ 475 mil
Versão sugerida:
2.0
Motor:
2.0T / 265 cv (G)
Câmbio:
AT7
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 13.955 (M) e R$ 20.741 (H)
Desvalorização:
0%
Revisões:
R$ 19.948
Peças:
R$ 67.495
Porta-malas:
488 litros
Lançamento:
2021

O aumento do teto de preços para R$ 500 mil fez com que a Porsche colocasse um modelo no Qual Comprar 2023. Estamos falando da versão de entrada do Macan. O motor 2.0 de 265 cv pode parecer pouco para um Porsche, mas seu entrosamento com o câmbio PDK de sete marchas e a tração integral conferem dirigibilidade típica dos carros da fabricante alemã.

Só é preciso lembrar que estamos falando de uma marca de luxo. Portanto, a cesta de peças passa dos R$ 67 mil. Ao menos o Macan é o único carro de todo o guia que não perdeu valor depois de um ano.

Preço: R$ 253.900
Versão sugerida:
Única
Motor:
2.0 / 150 cv (G)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.714 (M) e R$ 12.214 (H)
Desvalorização:
-6,3%
Revisões:
R$ 6.594
Peças:
R$ 34.338
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2018

O Forester é um dos SUVs mais longínquos do mercado brasileiro. A Subaru o vende aqui desde 1992, quando chegou ao país pelas mãos da Caoa, empresa que representa a marca japonesa aqui até hoje, ainda que a operação seja discreta.

O motor 2.0 boxer aspirado rende modestos 150 cv e 20 kgfm de torque. O propulsor trabalha junto com um sistema híbrido leve de 48V que gera 16,7 cv e 6,73 kgfm adicionais. Segundo a marca, a tecnologia melhorou o consumo em 11%. As peças são caras, mas a desvalorização é pequena.

Preço: R$ 374.690 a R$ 433.790
Versão sugerida:
SRX 7 lugares
Motor:
2.8T / 204 cv (D)
Câmbio:
AT6
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 14.042 (M) e R$ 18.582 (H)
Desvalorização:
-8%
Revisões:
R$ 11.796
Peças:
R$ 22.394
Porta-malas:
500 litros
Lançamento: 2021

Baseado na Hilux, o Toyota SW4 herda algumas qualidades da picape, como a robustez e o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm, além da tração nas quatro rodas com reduzida. Assim como sua rival Chevrolet Trailblazer, é bastante comum a serviço de policiais e bombeiros, mas também é uma boa opção de carro familiar, apesar dos preços elevados.

A versão recomendada é a SRX de sete lugares, que traz sete airbags, controle de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa, multimídia de oito polegadas e som da marca JBL.

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Fonte: direitonews

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