Desbancando o best-seller BMW Série 3, o 218i Gran Coupé foi escolhido como a melhor compra entre os sedãs de luxo. Uma das razões para isso é o visual mais ousado e com estilo cupê. Pensando racionalmente, ainda que R$ 50 mil como preço da cesta de peças não signifique um kit exatamente barato, o Série 2 tem as peças mais em conta da categoria. Outro ponto positivo é a apólice de seguro mais baixa.
Veja mais sobre o Qual Comprar 2023:
A única versão disponível é a Sport, que aproveita o motor 1.5 turbo de três cilindros de 140 cv do Série 1 e do Mini Cooper. O Série 2 chega aos 100 km/h em 8,7 segundos e tem a boa dirigibilidade típica da fabricante bávara.
Entre os equipamentos, a versão Sport GP dispõe de quadro de instrumentos digital integrado com a central multimídia, teto solar panorâmico, faróis de LED e ar-condicionado digital de duas zonas.
Preço: R$ 308.950
Versão sugerida: 218i Sport GP
Motor: 1.5T / 140 cv (G)
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: R$ 14.471(M) e R$ 9.820 (H)
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 11.579
Peças: R$ 50.885
Porta-malas: 430 litros
Lançamento: 2019
Ponto positivo: Visual com estilo cupê é moderno; peças e seguro estão entre os mais baixos do segmento
Ponto negativo: Desempenho não é o forte do Série 2, que tem motor de modestos 140 cv
Preço: R$ 275.990 a R$ 299.990
Versão sugerida: S Line
Motor: 2.0T / 204 cv (G)
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: R$ 11.664 (M) e R$ 19.700 (H)
Desvalorização: -10,5%
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 425 litros
Lançamento: 2022
Quando era nacional, o Audi A3 Sedan chegou a ter uma versão básica para concorrer com Toyota Corolla e Honda Civic. Hoje, custa mais de R$ 250 mil e é um carro bem diferente. Usa a mesma motorização híbrida leve do hatch, com um 2.0 turbo de 204 cv acoplado a um sistema elétrico de 48 volts.
No pacote de equipamentos, destaque para a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, teto solar, bancos revestidos de couro premium, carregador de celular por indução e cluster totalmente digital e configurável.
Preço: R$ 299.990 a R$ 323.990
Versão sugerida: S Line
Motor: 2.0T / 204 cv (G)
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: R$ 11.867 (M) e R$ 20.472 (H)
Desvalorização: -12,7%
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 460 litros
Lançamento: 2022
Maior que o A3, o Audi A4 compartilha a mecânica com o modelo de entrada: 2.0 de 204 cv que não faz feio, acelerando de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. E o consumo também não decepciona para um automóvel desse porte: 10,9 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
O sedã é equipado com sistemas de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo e assistente para ficar entre as faixas de rolagem. O ponto positivo é que o seguro é só um pouco mais alto do que o do A3 — na média dos rivais alemães.
Preço: R$ 356.990 a R$ 397.990
Versão sugerida: S Line
Motor: 2.0T / 204 cv (G)
Câmbio: AT7
Garantia: 2 anos
Seguro: R$ 29.360 (M) e R$ 29.821 (H)
Desvalorização: -14,1%
Revisões: ND
Peças: ND
Porta-malas: 456 litros
Lançamento: 2022
Até o ano passado, o A5 Sportback era vendido em três versões, mas agora a concentração é na S Line, que compartilha motor e câmbio com o A4. A versão cupê de quatro portas do A4 acaba ficando mais atrativa pelo visual esportivo, mesmo que isso custe menos espaço no banco traseiro e porta-malas ligeiramente menor, com 456 litros contra os 460 do sedã.
O problema do A5 está no seguro, quase o dobro do cobrado pelo A4. A desvalorização também é um pouco mais alta. A Audi não informou os preços das peças nem das seis primeiras revisões.
Preço: R$ 315.950 a R$ 355.950
Versão sugerida: 320i Sport GP
Motor: 2.0T / 184 cv (F)
Câmbio: AT8
Garantia: 2 anos
Seguro: R$ 11.232 (M) e R$ 19.570 (H)
Desvalorização: -12,7%
Revisões: R$ 11.571
Peças: R$ 60.379
Porta-malas: 365 litros
Lançamento: 2022
O BMW 320i foi destronado pelo “irmão menor”, mas nem por isso é má escolha. O sedã é vendido em três variantes, todas com motor 2.0 turbo de 184 cv e câmbio automático de oito marchas. Isso sem considerar o M3, versão esportiva que custa R$ 800 mil, ou a versão híbrida.
A configuração indicada é a 320i Sport GP, mais cara que a versão de entrada GP, mas equipada com muita tecnologia, como ar-condicionado de três zonas, central multimídia com assistente virtual, frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e sensor de ponto cego.
Preço: R$ 359.900 a R$ 425.900
Versão sugerida: C 300
Motor: 1.5T / 204 cv (G)
Câmbio: AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 11.328 (M) e R$ 21.724 (H)
Desvalorização: -2,9%
Revisões: ND
Peças: R$ 66.257
Porta-malas: 455 litros
Lançamento: 2022
A atual geração do Classe C chegou ao Brasil no final de 2021 nas versões C200 e C300, ambas com sistema híbrido leve de 48V e pacote visual esportivo AMG. A mais barata traz motor 1.5 turbo de 204 cv, mas vale a pena levar a mais cara, com o 2.0 turbo de 258 cv.
Na parte interna, destaque para a nova central multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), com uma generosa tela de 11,9 polegadas de padrão vertical e levemente voltada para o condutor. O porém é a cesta de peças, que custa quase o mesmo que um Fiat Mobi.
Preço: R$ 331.900 a R$ 593.900
Versão sugerida: 250
Motor: 2.0T / 224 cv, 306 cv, 421 cv (G)
Câmbio: AT7, AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 12.558 (M) e R$ 20.679 (H)
Desvalorização: -12,4%
Revisões: ND
Peças: R$ 58.126
Porta-malas: 460 litros
Lançamento: 2019
Como desistiu de comercializar o Classe A Sedan no Brasil, a Mercedes-Benz passou a trabalhar com o cupê sedã CLA 250 como a única opção de três volumes compacto. O modelo foi um dos primeiros a adotar o visual mais esportivo que caracteriza os sedãs da marca atualmente.
Sob o capô, conta com o 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de entregar 224 cv acoplado ao câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas. O pacote de itens de série do carro é interessante, mas o espaço interno não é seu ponto forte.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews