O segmentos de hatches médios e de luxo está minguando no Brasil. A categoria que já teve Volkswagen Golf, Ford Focus, Fiat Bravo, Nissan Tiida e vários outros representantes parece fadada a desaparecer nos próximos anos.
VEJA TAMBÉM
No Qual Comprar 2023, são cinco representantes. Mas a conta deve mudar já no ano que vem. Isso porque após o fechamento do guia, a Chevrolet anunciou que vai encerrar a produção do Cruze na Argentina, tirando o modelo de linha assim que os estoques esgotarem.
Mas como em toda regra há exceção, se você não liga para a moda dos SUVs e busca um bom hatch médio ou premium, veja quais são as melhores opções nos parágrafos abaixo.
O visual esportivo do hatch médio pode não combinar com o motor 1.5 turbo de 140 cv, mas faz com que o BMW 118i M Sport seja o melhor hatch premium à venda no Brasil atualmente. Essa versão tem a mesma mecânica da Sport GT, porém acrescenta para-choques mais agressivos, faróis e lanternas escurecidos, grade com acabamento em preto brilhante e rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo.
A configuração vem com duas telas de 10,25 polegadas, que compõem o painel de instrumentos e a central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay), além de comunicação direta com a assistente Alexa e com o assistente pessoal inteligente da própria BMW.
Completam a lista de equipamentos estacionamento automático, Reverse Assistant (capaz de refazer de forma autônoma os últimos 50 metros percorridos), farol de LED adaptativo, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, teto solar e retrovisores eletrocrômicos. A desvalorização de acordo com a Mobiauto fica na média.
O Audi A3 já foi sonho de consumo nos anos 1990. Hoje o hatch é mais raro nas ruas, e o alto preço pode explicar isso. Em 2022 passou a ser oferecido com motorização híbrida leve, que combina o 2.0 TFSI — agora com 204 cv — com um sistema de 48 volts que usa um gerador acoplado ao motor por uma correia para ajudar na recuperação de energia e dar uma força nas acelerações e na economia de combustível. Até poderia superar o BMW Série 1, mas a Audi não enviou o custo das peças nem das revisões até 60 mil km.
Saudosos dos hatches médios têm até o fim do ano para garantir uma unidade do Chevrolet Cruze Sport6, que já teve seu fim anunciado na Argentina, onde é produzido. O remanescente da categoria vem com motor 1.4 turbo de 153 cv e câmbio automático de seis marchas.
É vendido em versão única, a RS, que tem visual esportivo e ajustes na suspensão e direção diferentes dos usados nas outras agora extintas configurações. Além disso, tem custos de Peças e Seguro inferiores aos de sua categoria, composta de carros igualmente importados, só que bem mais caros.
Após o fechamento do Qual Comprar 2023, a Mercedes lançou a versão reestilizada do Classe A no Brasil. Apesar de trazer visual atualizado e um conjunto mecânico híbrido leve, composto pelo motor 1.3 turbo e um pequeno gerador com bateria de 48V, as versões mais potentes deixaram de ser vendidas. Assim, restou apenas a A 200 AMG Line, que custa salgados R$ 344.900.
Com sorte, é possível encontrar em algumas lojas a versão recomendada no nosso especial, A 250, que traz motor 2.0 turbo de 227 cv e vai de zero a 100 km/h em 6,2 segundos. O hatch, assim como o rival da BMW, conta com sistema híbrido leve que ajuda no consumo de combustível e no desempenho. A grande diferença é a cesta de Peças, uma das mais altas de todo o Qual Comprar.
Perto de ter uma nova geração apresentada na Europa, o Mini Cooper segue como boa opção no mercado brasileiro. O visual clássico não chega a ser datado e ainda guarda certo charme. A carroceria de cinco portas pode não ser a mais harmônica, mas é a mais procurada e a mais indicada. A versão única é a S, com motor 2.0 turbo de 192 cv. Pode chegar a 100 km/h em 6,7 segundos, de acordo com números da fabricante. O ponto negativo é o espaço limitado e o pequeno porta-malas, de apenas 211 litros.
Consulte
Antes de começar a visitar sites e concessionárias, confira sua conta bancária: veja quanto dinheiro você tem aplicado e analise as oportunidades de conseguir — ou não — um financiamento. Defina se o pagamento pode ser feito à vista, qual seria o valor máximo para dar de entrada e o limite das parcelas de financiamento sem comprometer seu orçamento.
Bola de cristal
É preciso ficar atento ao noticiário para saber se aquele carro de seu interesse, oferecido por bons preços nas concessionárias, está prestes a ser modificado. No Qual Comprar, Autoesporte indica se isso está próximo de ocorrer. Muitas vezes, porém, pode não ser o caso de alterações especificamente no automóvel que você deseja, mas sim o provável lançamento de um concorrente direto que pode ser uma opção melhor para você.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews