Quais terras raras a Rússia tem e onde estão localizadas essas riquezas?


Dotada de 658 milhões de toneladas de metais raros, incluindo até 28,7 milhões de toneladas de terras raras, cruciais para a tecnologia moderna, as energias renováveis ​​e a defesa, a Rússia representa 20% ou mais do estoque mundial de terras raras, e acredita-se que seja a segunda em quantidade, perdendo apenas para a China (44 milhões de toneladas).
As terras raras da Rússia são em grande parte inexploradas e subdesenvolvidas, e estão espalhadas em grandes áreas por todo o país, do Ártico à Sibéria, além de novas regiões, como Donbass.
Telúrio refinado é exibido na refinaria Kennecott Utah Copper. Magna, Utah, 11 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024

Veja algumas das riquezas minerais russas

Ítrio: encontrado na península de Kola, na região de Transbaikal e nas montanhas Ilmensky, localizadas no sul dos Urais, essa terra rara é usada em fósforos, supercondutores e como aditivo para reforço de ligas.
Lantânio: encontrado principalmente na península de Kola e nas montanhas Ilmensky, esse elemento é usado em baterias de carros híbridos, lentes de câmeras e óculos que absorvem radiação.
Neodímio: encontrado na península de Kola e na república da Yakútia, nas jazidas de Tomtor, essa terra rara é usada para fazer poderosos ímãs permanentes para motores elétricos e turbinas eólicas, equipamentos eletroacústicos e lasers.
Disprósio: localizado na península de Kola, na república da Yakútia e na região de Transbaikal, essa terra rara também compõe ímãs de veículos elétricos, além de ser usada em aplicações como barras de controle para reatores nucleares.
Cério: encontrado nas mesmas localidades e nos Urais do sul, essa terra rara é usada em ímãs especializados para a defesa e o setor aeroespacial, e como elemento dopante para fósforos em telas e lâmpadas eletrônicas.
Lítio: embora não seja estritamente uma terra rara, é um mineral crítico que é essencial para a tão alardeada transição verde do Ocidente. Os estoques de lítio da Rússia estão situados na região de Transbaikal e nos Urais, além de Donetsk e Zaporozhie. Donetsk, em particular, possui uma das maiores reservas de lítio de rocha dura da Europa, na jazida de Shevchenkovskoe, recentemente liberada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Irã pede que ONU condene declarações 'imprudentes' de Trump sobre possível bombardeio ao país
Próxima Europa amplia poderes policiais para lidar com 'ameaças estrangeiras', diz mídia