O documento aponta que os Estados Unidos estão usurpando a soberania e a segurança da Coreia do Norte mais persistentemente neste ano, algo que Pyongyang não pode mais tolerar.
“[…] os movimentos belicosos dos EUA têm empurrado as tensões militares na península coreana e no nordeste da Ásia já imersas em uma situação extremamente instável mais perto da beira de uma guerra nuclear”, diz o relatório divulgado pela agência de notícias estatal norte-coreana KCNA, citada pela Yonhap.
O relatório critica Washington e a Coreia do Sul por seu “confronto militar anticomunista delirante” e “ameaças retóricas” e diz que uma guerra na península “rapidamente se expandiria para uma guerra mundial e e uma guerra termonuclear sem precedentes no mundo”, causando “as consequências mais catastróficas e irreversíveis”.
O Instituto de Estudos Americanos do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte alertou que Pyongyang continuará aumentando suas capacidades de autodefesa se Washington persistir com sua política hóstil contra a Coreia do Norte.
Fonte: sputniknewsbrasil