Putin terá encontros com Erdogan, Xi Jinping e outras lideranças durante cúpula no Cazaquistão


O encontro dos líderes da SCO acontecerá entre quarta (3) e quinta-feira (4) em Astana. À margem da cúpula, Putin terá uma série de contatos bilaterais programados, conforme o assessor do presidente russo, Yuri Ushakov.
Durante o primeiro dia da viagem ao país, Putin terá encontros com os presidentes do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, do Azerbaijão, Ilham Aliyev, além do líder da Mongólia, Ukhnaagiin Khurelsukh, e o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif. Também haverá negociações separadas entre Putin e Xi Jinping, com quem o presidente russo conversou recentemente durante uma visita de Estado à China.
Já na programação do dia seguinte está agendada uma reunião vice-presidente do Irã, Mohammad Mokhber.
O assessor presidencial não descartou a possibilidade de outros contatos bilaterais, que estão sendo organizados. Há expectativa de um encontro com o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, mas não estão previstas negociações bilaterais separadas em Astana.
Um funcionário do Departamento de Estado ajusta uma bandeira turca antes de uma reunião na Casa Branca (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024

Encontro entre Putin e Erdogan

Uma das reuniões mais aguardadas será a de Putin com Erdogan, com relatos sobre a possibilidade de as negociações entre os dois países à margem da SCO surgirem há algumas semanas. Conforme o assessor Yuri Ushakov, há expectativa de discutir temas sensíveis, além das perspectivas de cooperação futura.
O canal de TV turco Habertürk, citando fontes, adiantou que a agenda do encontro incluirá a situação na Ucrânia e questões bilaterais, como a construção de um hub de gás na Turquia. Além disso, na última semana, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, afirmou que Ancara espera a visita do presidente russo, com a proposta do líder turco ainda em aberto. Na ocasião, Putin e Erdogan também tiveram uma conversa telefônica.
Bandeira turca - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2024

O presidente turco condenou os atentados ocorridos no Daguestão e expressou suas condolências pelas vítimas. De acordo com o gabinete do líder turco, Erdogan também relatou o desejo de Ancara de acabar com todos os conflitos na região.
Mais tarde, membros do partido governista da Turquia sugeriram que Erdogan e Putin poderiam discutir a questão síria durante o encontro em Astana. O jornal Hürriyet pontuou na última segunda (1º) que os presidentes da Turquia e da Síria poderiam se encontrar com a mediação da Rússia. No entanto, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, não comentou a questão.
Em relação à agenda bilateral, recentemente surgiram problemas com transferências de pagamento da Rússia para a Turquia, causados pelas sanções ocidentais. Segundo o embaixador russo Aleksei Erkhov, a situação continua tensa diante da pressão do Ocidente para minar a cooperação econômica e comercial entre Rússia e Turquia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Estudo ressalta startup do ramo de alimentos
Próxima Milei sobre Lula: ‘Qual é o problema que o chamei de corrupto? Ele não foi preso por isso? Desde quando tem que pedir perdão por dizer a verdade?’