Putin: sistema do mundo bipolar começou a quebrar-se após colapso da União Soviética


“Todos os problemas começaram após o colapso da União Soviética. Por quê? Porque o mundo [pós-guerra] foi criado e a ordem mundial, que até agora possui lugar, foi criada após a Segunda Guerra Mundial, pelos vencedores da Segunda Guerra Mundial. Em primeiro lugar, os Estados Unidos e a União Soviética”, disse Putin em uma reunião.
A pressão na Rússia começou após o colapso da União Soviética, e para piorar as condições no país foi criada uma quinta coluna de terroristas, incluindo no Cáucaso do Norte.

“Claro que tudo começou após o colapso da União Soviética, […] ao mesmo tempo começou a pressão para agitar a própria Rússia; uma quinta coluna começou a ser criada dentro para abalar a situação política interna, enviando-nos hordas de terroristas internacionais, que começaram a operar em diferentes regiões do país, incluindo e sobretudo no Cáucaso do Norte.”

O sistema do mundo bipolar começou a quebrar-se após colapso da União Soviética, chegando até a parecer que a base para o confronto com o Ocidente desapareceu, mas não foi bem assim, afirmou o presidente russo.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2023

“Após o colapso da União Soviética, esse sistema também começou a rachar, certo? Mundo bipolar. Francamente, isso é para pessoas da minha geração, e há alguns aqui, talvez até mais jovens. Pensávamos, e eu pensava, que sim, a União Soviética entrou em colapso, lamentavelmente, não lamentavelmente, mas, no entanto, as bases para o confronto da antiga União Soviética e da nova Rússia com o mundo ocidental, desapareceram, essas fundações. Não há base ideológica para o confronto”, acrescentou Putin.

“Parecia estar bem e eterno agora. Acabou que não era. Descobriu-se que os interesses geopolíticos de nossos parceiros, como eu disse anteriormente, provaram ser muito mais importantes para eles do que as contradições ideológicas com a antiga União Soviética”, enfatizou.

A Rússia em várias vezes aumentou sua soberania econômica desde 2022 e não entrou em colapso, como o oponente esperava, sublinhou o presidente russo.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Reuters: despesas militares de Taiwan se concentrarão na preparação para 'bloqueio total' pela China
Próxima Militares de Portugal se recusam a acompanhar navio russo e Marinha do país condena decisão