Putin: indústria espacial deve ser o carro-chefe do desenvolvimento nacional da Rússia


“É necessário desenvolver o potencial da indústria espacial nacional para torná-la um carro-chefe, uma das principais forças de sustentação do nosso desenvolvimento nacional, da atualização técnica da economia e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, disse o presidente russo.
Segundo revelou Vladimir Putin, em março ocorreu uma reunião com o chefe da Roscosmos, empresa espacial estatal russa, Dmitry Bakanov, onde foi decidido lançar um novo projeto espacial.

“Estamos cientes de que qualquer projeto espacial é sempre complexo e exige investimentos financeiros significativos. Mas eles são vitais para a Rússia como um país grande e soberano, se quisermos permanecer assim e continuar a nos desenvolver como tal.”

Além dos projetos de exploração espacial, que incluem a Lua e Marte, o presidente da Rússia ressaltou que a indústria aeroespacial é também responsável pelo progresso em outros setores, como os de drones, robótica, tecnologias quânticas e fotônicas, e microeletrônica, e médico e biomédico.

Cooperação com o BRICS

Putin ainda destacou as vantagens de cooperar com a Rússia no setor espacial. Com a China e o restante do BRICS estão sendo montados “planos interessantes e ambiciosos”.
“Temos grandes planos com a República Popular da China, planos interessantes e ambiciosos. Em geral, com os países do BRICS como um todo — com a Índia, com a África do Sul, com o Brasil. Essa cooperação não para e não pode parar.”
A Rússia, apesar das sanções estadunidenses, continua cooperando com Washington no setor espacial. A Roscosmos e a NASA mantêm contatos regulares quanto a seus empreendimentos espaciais. “Não importa o que aconteça, tudo continua.”
Um dos exemplos de cooperação é a Estação Espacial Internacional (EEI).
Foguete da SpaceX Falcon 9, com a nave espacial Dragon acoplada, na plataforma do complexo de lançamento 39A enquanto prosseguem os preparativos para a missão SpaceX Crew-6. Centro Espacial John F. Kennedy, da NASA, agência espacial norte-americana, Flórida, 25 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.03.2025

Do outro lado do Atlântico, com a Europa, a cooperação foi suspensa pelo lado da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Ainda assim, os equipamentos e tecnologias russas fornecidas aos países europeus continuam em funcionamento. “Apesar de terem suspendido a cooperação com Moscou.”
O presidente russo destacou ainda o histórico de cooperação espacial do país, que remonta à época da União Soviética.

“Vocês provavelmente entendem até melhor do que eu a importância da cooperação em uma área tão complexa como o espaço. Tudo é rico em ideias e tecnologias modernas a cada milímetro.”

Por fim, Putin destacou que seu país continua aberto a cooperações no setor afirmando que as conquistas tecnológicas russas podem contribuir significativamente para programas internacionais.
“E estamos abertos a essa cooperação, prontos para implementar projetos conjuntos. Definitivamente, discutiremos os formatos de interação com nossos parceiros de outras potências espaciais.”
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Apartheid tecnológico: 'Poucos terão acesso aos benefícios da colonização interplanetária'
Próxima Confiança do consumidor recua 12,8% em fevereiro, aponta FecomercioSP