O líder russo agradeceu aos governos do Brasil e da China pelo empenho em contribuir para uma saída pacífica para o conflito na Ucrânia.
Lula compartilhou suas impressões sobre a recente visita à China e destacou o apoio de Pequim à retomada das negociações diretas entre Rússia e Ucrânia, marcadas para amanhã (15) em Istambul, na Turquia. O presidente brasileiro afirmou que está totalmente comprometido em ajudar no sucesso dessas conversas.
Putin também agradeceu pela presença de Lula nas celebrações dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial e ambos reforçaram o desejo de aprofundar a parceria estratégica entre Rússia e Brasil, que ganhou novo fôlego após o encontro de 9 de maio em Moscou.
Durante a coletiva de imprensa dada na noite de ontem (13), o presidente brasileiro revelou ter mantido contato direto com o homólogo russo e destacou os esforços conjuntos do Brasil e da China para criar um grupo de países dispostos a intermediar o diálogo entre as nações em conflito. O presidente comemorou o que chamou de “primeiro passo concreto” para a paz: uma possível reunião entre Putin e Vladimir Zelensky em Istambul.
Fonte: sputniknewsbrasil